Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs
1997 Federação Nacional das APAEs Passou a se preocupar com a melhor organização da Educação Profissional.
Três Grandes Linhas de Ação: a) A estruturação conceitual e metodológica da educação profissional para pessoas com deficiência; b) A definição e a implementação de um modelo de gestão para a educação profissional; c) A capacitação dos quadros técnicos e gerenciais da educação profissional no âmbito do movimento apaeano.
FENAPAE investiu na publicação de um livro denominado: Educação Profissional e Colocação no Trabalho: Uma Nova Proposta de Trabalho junto à Pessoa Portadora de Deficiência.
Marco inicial da estruturação em nível nacional organizado a atuação APAEs em: - Avaliação para o trabalho; - Preparação para o trabalho; - Qualificação profissional; e - Colocação para o trabalho. Estabeleceu as diretrizes para as instituições que pretendiam atuar com Educação Profissional.
FENAPAE criou as coordenações temáticas entre elas a de educação profissional - Coordenação Estadual – estimular a organização e dar capacidade gerencial para os coordenadores; - Estaduais; - Regionais; e (Coordenadorias estado 22) - Locais (nas APAEs)
Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT Projeto Formação de Formadores 1998 – 1º Etapa – Curso Formação de Formadores. Todos os Estados e Distrito Federal Local: Brasília Participante – 141 Profissionais RS – 11 participantes
Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT 1998 – 2° Etapa – Curso de Multiplicadores. Todos os Estados e Distrito Federal Participantes – Local: Imbé – RS Data: 13 a 18 de Outubro de – Profissionais das APAEs
1999 – Curso Especial de Executores Local: Imbé Data: 12 a 16 de Dezembro de – profissionais das APAEs do RS 2000 – Final do Processo Profissionais do Brasil – No RS – 9 Seminários Regionais de Educação, Trabalho e Cidadania – Participantes
No Brasil APAEs participaram deste processo, média, 5 profissionais qualificados para trabalhar educação profissional em cada APAE brasileira.
Impacto do Processo 50,46% dos dirigentes afirmaram que com a capacitação foi possível sentir melhorias na organização do Movimento APAEANO; 31% declararam que facilitou o gerenciamento da própria instituição; e 2,31% declararam não terem sentido qualquer melhoria sobre o processo gerencial.
Na perspectiva dos aprendizes e de seus familiares: 65% aumentou a satisfação com a educação profissional da APAE; 53% dos familiares os aprendizes tem descoberto novos potenciais; e 10,5% dos aprendizes tiveram impacto sobre seu nível de emprego e de renda.
2001 – Seminários Regionais – Brasil – participantes – 12 Seminários Regionais no RS Educação, Trabalho e Cidadania: Cooperativismo uma alternativa profissionais das APAEs do RS
2005 – Levantamento da Educação Profissional nas APAEs do RS Coordenadora Estadual de Educação Profissional – Jussára Müller de Assis Nº de Municípios – 497 Nº de Municípios com APAEs – 202 Nº de Municípios APAEs com E.P. – 125
Demonstrativo de alunos na E.P. Institucionalizados – Na comunidade – 308 Total – Recebem B.P.C. – 443 Aprendizes/estagiários – 86 Carteira assinada – 88 Empresa familiar – 40 Autônomo – 73 Apoiado/Instrutor – 21 Total - 308
Demonstrativo na Relação Idade 14 a 16 anos – a 18 anos – a 21 anos – de 21 anos – Total – 2.182
2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Âmbito nacional as metodologias que resultaram em experiências bem-sucedidas de qualificação profissional e de gestão de trabalho, emprego e venda de pessoas com deficiência mental, múltipla e seus familiares.
2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Parceria FENAPAE e o Ministério de Trabalho e Emprego – MTE
2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. 11 Projetos SP MG DF PR MS RS – Livramento APAE Rural CE BA MA SP RJ
2007 – Educação Profissional e Trabalho para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla Plano orientador para gestores e profissionais. Parceria FENAPAES com Ministério do Trabalho e emprego – MTE
2007 – Educação Profissional e Trabalho para pessoas com deficiência intelectual e múltipla Resultado de pesquisa nacional sobre a demanda de postos de trabalho realizado em municípios brasileiros nos 23 Estados onde possuem APAEs.
2007 – Projeto, Cidadania e Renda para Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 1º Etapa – Curso Trabalho Cidadania e Renda para a pessoa com deficiência mental e múltipla Data: 19 a 23 de Novembro de Local: Imbé 52 Profissionais das APAEs do RS
2007 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 2º Etapa – 2008 Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE. - Verificar nas empresas número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - APAEs – Verificar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida FENAPAE
2007 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 3º Etapa – 2009 Publicação dos Resultados