Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Comissão de Educação dos Profissionais
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
APAE 55 ANOS UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
CARTA DE BELO HORIZONTE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
* Brasília (DF) - maio de 2006
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Sistema Público de Emprego e Formação Profissional
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Atuação dos agentes de Controle Social
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Introdução ao Serviço Social
Monitoramento e Avaliação
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs

1997 Federação Nacional das APAEs Passou a se preocupar com a melhor organização da Educação Profissional.

Três Grandes Linhas de Ação: a) A estruturação conceitual e metodológica da educação profissional para pessoas com deficiência; b) A definição e a implementação de um modelo de gestão para a educação profissional; c) A capacitação dos quadros técnicos e gerenciais da educação profissional no âmbito do movimento apaeano.

FENAPAE investiu na publicação de um livro denominado: Educação Profissional e Colocação no Trabalho: Uma Nova Proposta de Trabalho junto à Pessoa Portadora de Deficiência.

Marco inicial da estruturação em nível nacional organizado a atuação APAEs em: - Avaliação para o trabalho; - Preparação para o trabalho; - Qualificação profissional; e - Colocação para o trabalho. Estabeleceu as diretrizes para as instituições que pretendiam atuar com Educação Profissional.

FENAPAE criou as coordenações temáticas entre elas a de educação profissional - Coordenação Estadual – estimular a organização e dar capacidade gerencial para os coordenadores; - Estaduais; - Regionais; e (Coordenadorias estado 22) - Locais (nas APAEs)

Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT Projeto Formação de Formadores 1998 – 1º Etapa – Curso Formação de Formadores. Todos os Estados e Distrito Federal Local: Brasília Participante – 141 Profissionais RS – 11 participantes

Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT 1998 – 2° Etapa – Curso de Multiplicadores. Todos os Estados e Distrito Federal Participantes – Local: Imbé – RS Data: 13 a 18 de Outubro de – Profissionais das APAEs

1999 – Curso Especial de Executores Local: Imbé Data: 12 a 16 de Dezembro de – profissionais das APAEs do RS 2000 – Final do Processo Profissionais do Brasil – No RS – 9 Seminários Regionais de Educação, Trabalho e Cidadania – Participantes

No Brasil APAEs participaram deste processo, média, 5 profissionais qualificados para trabalhar educação profissional em cada APAE brasileira.

Impacto do Processo 50,46% dos dirigentes afirmaram que com a capacitação foi possível sentir melhorias na organização do Movimento APAEANO; 31% declararam que facilitou o gerenciamento da própria instituição; e 2,31% declararam não terem sentido qualquer melhoria sobre o processo gerencial.

Na perspectiva dos aprendizes e de seus familiares: 65% aumentou a satisfação com a educação profissional da APAE; 53% dos familiares os aprendizes tem descoberto novos potenciais; e 10,5% dos aprendizes tiveram impacto sobre seu nível de emprego e de renda.

2001 – Seminários Regionais – Brasil – participantes – 12 Seminários Regionais no RS Educação, Trabalho e Cidadania: Cooperativismo uma alternativa profissionais das APAEs do RS

2005 – Levantamento da Educação Profissional nas APAEs do RS Coordenadora Estadual de Educação Profissional – Jussára Müller de Assis Nº de Municípios – 497 Nº de Municípios com APAEs – 202 Nº de Municípios APAEs com E.P. – 125

Demonstrativo de alunos na E.P. Institucionalizados – Na comunidade – 308 Total – Recebem B.P.C. – 443 Aprendizes/estagiários – 86 Carteira assinada – 88 Empresa familiar – 40 Autônomo – 73 Apoiado/Instrutor – 21 Total - 308

Demonstrativo na Relação Idade 14 a 16 anos – a 18 anos – a 21 anos – de 21 anos – Total – 2.182

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Âmbito nacional as metodologias que resultaram em experiências bem-sucedidas de qualificação profissional e de gestão de trabalho, emprego e venda de pessoas com deficiência mental, múltipla e seus familiares.

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Parceria FENAPAE e o Ministério de Trabalho e Emprego – MTE

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. 11 Projetos SP MG DF PR MS RS – Livramento APAE Rural CE BA MA SP RJ

2007 – Educação Profissional e Trabalho para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla Plano orientador para gestores e profissionais. Parceria FENAPAES com Ministério do Trabalho e emprego – MTE

2007 – Educação Profissional e Trabalho para pessoas com deficiência intelectual e múltipla Resultado de pesquisa nacional sobre a demanda de postos de trabalho realizado em municípios brasileiros nos 23 Estados onde possuem APAEs.

2007 – Projeto, Cidadania e Renda para Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 1º Etapa – Curso Trabalho Cidadania e Renda para a pessoa com deficiência mental e múltipla Data: 19 a 23 de Novembro de Local: Imbé 52 Profissionais das APAEs do RS

2007 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 2º Etapa – 2008 Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE. - Verificar nas empresas número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - APAEs – Verificar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida FENAPAE

2007 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 3º Etapa – 2009 Publicação dos Resultados