COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Advertisements

Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
PLANO DE CONTINGÊNCIAS
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Proposta de Resolução Parâmetros e critérios para transferências de recursos do cofinanciamento federal para a oferta do Serviço de Proteção em Situações.
Caroline Margarida Gerente de Prevenção e Preparação Regina Panceri
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Proposta Técnica Preliminar
È o conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistências e reconstrutivas Coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar.
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Sistema Nacional de Defesa Civil
A Defesa Civil O que é Defesa Civil?
SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
DISPOSIÇÕES LEGAIS PERTINENTES A DEFESA CIVIL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
COORDENADORIAS MUNICIPAIS
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE DEFESA CIVIL Habitações Saudáveis e Desastres
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TC QOCBM P. LOPES Chefe do DEMAR
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Gestão Municipal da Habitação
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Política Nacional do Meio Ambiente
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Reconhecimento Federal e Transferência de Recursos Armin Braun – Cap CBMES SEDEC.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
PPA 2016 – 2019 Programa, objetivos, metas, iniciativas e indicadores.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
X FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL 25 a 27 de setembro - Joinville/SC.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA O que é Defesa Civil? Orgão do município que trabalha antes, durante e depois de um desastre. Executa ações assistenciais e recuperativas destinadas a evitar e minimizar impactos de situações de risco e desastre.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA Obrigações da Defesa Civil Promover ações de prevenção de desastres; Realizar estudos para reduzir o risco de desastres; Atuar em desastres; Prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações afetadas e restabelecer os cenários atingidos.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA Papel da Defesa Civil – Redução de Desastres (estragos que colocam em risco a vida)

Parâmetros legais: -Lei Federal nº de 12- Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres. nº. -Lei Municipal nº. 354 de Cria a COMDEC- Coordenadoria de Defesa Municipal de Defesa Civil e o integra aos Sistemas Nacional e Estadual de Defesa Civil, tratando da nomeação de Secretarias que compõem ações integradas de Defesa Civil (Sistema Municipal) - nº de Decreto Estadual nº de Autorizaria a Casa Militar, por sua coordenadoria Estadual de Defesa Civil- CEDEC, a representar o Estado na celebração de convênios com Municípios paulistas, para a execução de obras e serviços destinados a execução de obras destinados a medidas preventivas ou recuperativas de Defesa Civil. COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA

Política Nacional 12608/12 - Diretrizes- - Ação articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para redução de desastres e apoio às comunidades atingidas; - Abordar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação; -participação da sociedade civil. Objetivando redução de desastres, prestação de socorro e recuperação de áreas afetadas, incluindo produção de informações e criação de sistemas informação e de monitoramento no estabelecimento de critérios e condições para a declaração e o reconhecimento de situações de emergência e estado de calamidade pública Define responsabilidades dos outros Entes Federativos- - Do Estado: elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que propõe mapeamento e monitoramento do risco e apoio aos municípios; -Do Município: elaboração dos planos municipais, que supõe a prevenção e a resposta com mapeamento, monitoramento, estabelecimento de sistemas de alerta, fiscalização e vistoria dos riscos, contenção de ocupação de áreas vulneráveis, vistorias à situações de risco, avaliação de danos e organização de sistema de resposta. Ex. admininistração de abrigos, previsão de provisões, plantões, etc Define sobre a constituição do CONPDEC- com representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil organizada

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Lei Municipal nº. 354 de Cria O COMDEC com a seguinte composição: Secretaria de Serviços e Obras; Secretaria de Transportes;Gabinete do Prefeito; Secretaria de Defesa Social; Secretaria de Assistência Social e Cidadania; Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Saúde; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Educação; e Companhia Saneamento de Água e Esgoto de Diadema – SANED. Finalidade aglutinar as ações permanentes, preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar as consequências danosas de acidentes e desastres, previsíveis e imprevisíveis, bem como preservar a incolumidade física e bem estar social da população. Define Defesa civil: o conjunto de medidas permanentes, preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar acidentes e desastres, bem como preservar a incolumidade física e bem estar social da população;

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Lei Municipal nº. 354 de define desastre, risco, dano, minimização de desastre, respostas a acidentes, reconstrução, situação de emergência e estado de calamidade Desastre: resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem Risco: grau de vulnerabilidade e probabilidade de que uma ameaça de evento adverso ou acidente determinado se concretize; Dano: intensidade da lesão resultante de um acidente ou evento;perdas humana e material ou ambiental Minimização de desastre: medidas destinadas a prevenir acidentes e desastres através da avaliação e redução de riscos, com medidas estruturais e não estruturais; preparação para emergências e desastres, com a adoção de programas de desenvolvimento institucional, de recursos humanos, científicos e tecnológicos, monitorização alerta e alarme, planejamento operacional, e apoio logístico;

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Lei Municipal nº. 354 de respostas a acidentes e desastres: o conjunto de medidas necessárias a socorrer e dar assistência; para reabilitação do cenário do desastre, com apoio técnico quanto a avaliação de danos, desobstrução e remoção de escombros; e de limpeza e descontaminação do ambiente; de reabilitação dos serviços essências; e de recuperação das unidades habitacionais de baixa renda. reconstrução: o conjunto de medidas destinadas a restabelecer ou normalizar os serviços públicos, a economia local e o bem estar da população; situação de emergência: é o reconhecimento, pelo poder público, de situação anormal, provocada por acidentes e desastres, causando danos superáveis pela comunidade afetada; estado de calamidade publica: é o reconhecimento, pelo poder público, de situação anormal, provocada por acidentes e desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade ou a vida de seus integrantes e não superável pela própria comunidade.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Conforme Lei Municipal nº. 354 de 2012 são fases da ação: I. preventivas: ações desenvolvidas no período de normalidade, visando antecipação de medidas contra possíveis calamidades, neutralizando, impedindo ou reduzindo seus efeitos danosos; II. de socorro: atividades desenvolvidas no período de ocorrência emergencial, visando minimizar os efeitos calamitosos com pronto socorrismo, resgate, remoções e salvamentos; III. assistencial: atividades desenvolvidas após a ocorrência do fato, com atendimento em recursos materiais, de saúde, alimentares, abrigos e remoções da comunidade atingida; IV. de recuperação: atividades destinadas a restabelecer as condições normais, divididas em: limpeza, desinfecção, reconstrução de moradias, recuperação de moradias, recuperação de vias, logradouros públicos e serviços essenciais.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Conforme Lei Municipal nº. 354/12 o compõe Sistema Municipal de Defesa Civil I. Serviço de Defesa Civil - SERVIDEC - órgão administrativo, técnico e operacional competente na administração pública, por realizar atendimentos e organizar a executar procedimentos preventivos e emergenciais; II. Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC - organizado a partir de edifícios, empresas, ruas, núcleos habitacionais, bairros, escolas e entidades representativas da comunidade em geral. Terão a função de fiscalizar a área compreendida pelo seu núcleo, organizar mutirões, assim como acionar e cobrar as ações da municipalidade; III. Corpo de Voluntários – constituído por munícipes, especializados ou não, para prestar auxílio gratuito às atividades de defesa civil, sem qualquer vinculo.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA nº. Conforme Lei Municipal nº. 354/12 são atribuições da COMDEC: - articular e coordenar e gerenciar ações de defesa civil em nível municipal envolvendo participação da comunidade; - elaborar e implementar planos de contingências e planos de operações de defesa civil ; - capacitar recursos humanos para as ações de defesa civil realizando inclusive simulados; - vistoriar edificações e áreas de risco e promover ou articular a intervenção preventiva, o isolamento e a evacuação da população de áreas de risco intensificado e das edificações vulneráveis; - implantar banco de dados e elaborar mapas temáticos sobre ameaças; - manter a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria Nacional de Defesa Civil informados sobre a ocorrência de desastres e sobre atividades de defesa civil;

nº. Conforme Lei Municipal nº. 354/12 são atribuições da COMDEC: - proceder à avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres, e ao preenchimento dos formulários de Notificação Preliminar de Desastres – NOPRED e de Avaliação de Danos – AVADAN; - propor à autoridade competente a decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, de acordo com os critérios estabelecidos; - vistoriar locais e instalações adequadas a abrigos temporários planejando seu uso; - executar a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastres; - promover a criação e a interligação de Centros de Operações e incrementar as atividades de monitorização, alerta e alarme; - promover a mobilização comunitária e a implantação de NUDECs; - articular-se com as regionais estaduais de defesa civil – REDEC, e participar ativamente dos Planos de Auxílio Mútuo – PAM. COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA

Alguns Destaques Forma de Acionamento- 199 e via Depto de Defesa Civil Monitoramento plúvio-hidrológico e sistema de alerta Diadema emprega critérios técnicos de correlação entre quantidade de chuva acumulada(indicadores de pluviosidade) e deslizamentos através de dados periódicos disponibilizados pelo CEMADEN e de alertas são enviados pela CEDEC e pelo CEMADEN, além de possuir 8 pluviometros automáticos e 4 semi automáticos. Inundações utilizamos o levantamento do SAISP- Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (site em tempo real). Abrigamento Alojamento provisório ou Auxílio Moradia PPDC- Publicado em 02/2014 Plano de Contingência vigente de 1º novembro/13 a 15 de abril/14 Campanha Cidade Resiliente- Cidade pleiteou inscrição em março/14 COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA

PLANOS PMRR- Plano Municipal de Redução de Riscos Estudo elaborado pela empresa Regea mapeamento e plano entregue em dezembro de 2012 (financiamento do Ministério das Cidades). PLACON 2013/2014- Plano de Contingência que atualiza as situação de risco alto e muito alto, propõe para o período de chuvas as ações de prevenção, monitoramento e respostas. Prevendo plantões nomeados nas secretarias envolvidas e retaguarda operacional e de provisões OBRAS DE EMERGENCIAIS DE ERRADICAÇÃO DE RISCO- Em licitação obras apontadas pelo PMRR (financiamento do Ministério das Cidades). OBRAS DE URBANIZAÇÃO- contidas nos projetos da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA OBRIGADO!!! DEFESA CIVIL DIADEMA –