Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alessandra Carvalhal Vera Rodrigues Emerson Oliveira
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Motivos que me levaram à Profissão
Cegueira, surdez e autismo
Os principais espectros do desenvolvimento
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Deficiência Sensorial
ESTRESSE.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Caio Oliveira Guimarães Fernando Moreira de Jesus
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
  - DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO
O que é o autismo? É uma desordem que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente.
Transtornos da Aprendizagem
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Isabel Cardoso Pinto, 2010.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre-RS-Brasil
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
Aprendizado depende de:
Projeto Brincar para Vencer
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Fundamentos da Educação Inclusiva
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Doença Mental Definição Médica
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Dislexia.
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Ensino Especializado em TGDs
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Neurologia e Grandes Personalidades Históricas
Educação Especial Aula 9
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
MUSICOTERAPIA.
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
AUTISMO X PSICOSE.
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
“DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS” NO ESCOLAR: MAPA DO PROBLEMA Como a Saúde Pública pode ajudar? Profas: Erotildes Maria Leal Regina Ferro do Lago.
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Depressão.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde
ESQUIZOFRENIA Infantil
Síndrome de RETT.
Caracterização do Paciente Neurológico
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.
GENÉTICA Autismo e a Mente Técnica por Simon Baron- Cohen,
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller

TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO DSM-V TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO

O TEA é uma desordem global do desenvolvimento O TEA é uma desordem global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente!

* psicoses infantis, * Síndrome de Asperger, Síndrome de Kanner * Síndrome de Rett.

CAUSAS “ É altamente improvável que existam casos de autismo não-orgânico. O autismo é uma disfunção orgânica- e não um problema dos pais – isso não é matéria para discussão. O novo modo de ver o autismo é biológico” (Gillberg, 1990)

Temos em torno de 200 genes com alteração no TEA. Sempre nos genes sinápticos, aqueles responsáveis pelos processos neurais. Alta incidência de aumento do perímetro cefálico (de 25 a 30% dos casos)

Hipótese de alteração do cerebelo, Hipótese de alteração no lobo temporal, (dificuldade de associar visão e audição) Hipótese de alteração no lobo frontal (instabilidade emocional) Alterações na amigdala (dificuldade de reconhecer os sentimentos humanos e fixar o olhar)

Níveis altos de chumbo, cobalto ou mercúrio agravam sintomas e aparecem freqüentemente nos exames de crianças com TEA. Baixa produção de melanina, fator este que altera o sono. Falta de ocitocina (hormônio da imitação)

DIAGNÓSTICO Em torno de 18 meses Aplicação de testes específicos (M-Chatt, CARS...) Observação do desenvolvimento Teste auditivo Erros inatos do metabolismo cariótipo

Teste molecular para o gene FMR1 (x-frágil) Aconselhamento genético

Principais sintomas: Relação com os brinquedos e objetos Relação com o outro Ausência da linguagem oral ou fala repetitiva e sem significado Imitação pobre

Uso do corpo Resposta emocional Adaptação a mudanças Resposta visual Resposta auditiva Resposta ao paladar, olfato, tato Medo ou nervosismo

Nivel de atividade (inquietação ou apatia) Nivel de coerência da resposta intelectual

AUTISMO Autismo leve, moderado, severo Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por ser normal ou alterado, manifestado antes dos 3 anos de idade. Alteração na comunicação, interação e comportamento (sono, restrição alimentar, estereotipia)

Síndrome de Asperger Leve, moderada ou severa, Autismo de “auto-funcionamento” Nível cognitivo bom na maioria das vezes, Ecolalia na fala

Reconhecida antes dos 24 meses, Maior ocorrência no sexo masculino, Déficit na sociabilidade, Hiperfoco Histórico familiar Associação com quadros convulsivos

Autismo secundário X-frágil Neurofibromatose Síndrome de Rett Síndrome de Willians Síndrome de Georg ou Velofaríngea

Tratamento Rotina Rotina....

Método Teacch Método comportamental e psicolinguístico Organização Tem como objetivo manipular o ambiente para eliminar comportamentos inadequados Imagem visual como geradora da comunicação, para posteriormente atingir linguagem oral, gestual, escrita...

Método ABA Análise do comportamento aplicada Repetição e imitação Posterior conversação e vida em sociedade.

Floortime Estimulação sensorial Temple Grandin

Terapia fonoaudiológica, Estimulação pedagógica e sensorial, Estruturação de AVDs, Psicopedagogia, Terapia psicológica para a família,

Terapias de Apoio Ecoterapia:

Grupos de pais e crianças Atividade Física

Lei 12.764/12 Assegura aos autistas benefícios legais

Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.

Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário

Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

OBRIGADA! anappsmuller@hotmail.com