PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

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Transcrição da apresentação:

PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 2ª reunião do FNG 06 de agosto de 2013

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ► Ferramenta da moderna Administração desenvolvida no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio; ► Permite a identificação dos pontos de excelência e dos pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis; ► Nova forma de olhar para a gestão de pessoas, buscando sua integração com os objetivos estratégicos das Instituições.

VANTAGENS percebidas pelas Instituições Públicas que vêm implantando a Gestão por Competências: melhoria global do desempenho e da produtividade das pessoas; subsídio nas decisões gerenciais; aproximação entre gestor e colaborador; autoconhecimento.

ALINHAMENTO COM O PE ► Os objetivos e as ações estratégicas que orientarão a mobilização dos recursos humanos e materiais do MPSC nos próximos 10 anos estão definidos no Planejamento Estratégico. ► A responsabilidade pelo desenvolvimento de ações para a consecução do Objetivo Estratégico n. 19, qual seja “Ter pessoal qualificado e em número suficiente”, é atribuída à Coordenadoria de Recursos Humanos – CORH, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas – GEDEP, criada para este fim pela Lei Complementar Estadual n. 579, de 26 de setembro de ► Assim, a fim de atingir tal objetivo, a GEDEP propõe a implantação de modelo de Gestão por Competências no MPSC, buscando obter a modernização dos processos de Gestão de Pessoas em conformidade com as teorias contemporâneas e as práticas organizacionais públicas e privadas.

OBJETIVOS GERAL ► Identificar as competências existentes e as requeridas pelo MPSC, a fim de promover o alcance das metas e o cumprimento dos objetivos institucionais. ESPECÍFICOS ► Identificar as competências dos cargos e das funções, tendo como base os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico; ► Mapear as competências de membros e servidores; ► Identificar as lacunas existentes entre as competências dos cargos e das funções e aquelas de seus ocupantes; ► Promover o desenvolvimento das pessoas para o alcance dos níveis das competências requeridas pela sua função/cargo.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS ► Alinhamento das políticas e práticas de gestão de pessoas com os objetivos, missão e valores organizacionais; ► Ações de recrutamento e seleção internas focadas nas necessidades de competências de cada área; ► Alinhamento das competências técnicas e gerenciais aos processos de trabalho; ► Definição de critérios claros para avaliação do desempenho de cada servidor, buscando identificar o que cada profissional necessita; ► Sistematização e melhoria do desempenho dos processos de capacitação e desenvolvimento de pessoas; ► Manutenção de um Clima Organizacional favorável ao desenvolvimento de pessoas no MPSC.

PÚBLICO-ALVO Membros410 Servidores efetivos478 Servidores comissionados449 Total1.337 Dados referente a Maio/2013.

CRONOGRAMA Tarefa Prazo 1Metodologia definida 28/02/2013 OK! 2Equipe capacitada 24/04/2013 OK! 3Projeto aprovado 05/07/2013 OK! 4Consultoria contratada09/08/2013 5Modelo definido/ Requisitos mapeados11/10/2013 6Sistema de informação adquirido29/11/2013 7Competências organizacionais identificadas/validadas06/12/2013 8Palestra de apresentação07/03/2014 9Competências gerenciais identificadas/validadas/avaliadas16/05/ Competências técnicas identificadas/validadas/avaliadas12/09/ Relatório contendo os gaps de competências03/10/2014

OBRIGADA! Emanuella Koerich Zappelini Gerente de Desenvolvimento de Pessoas (48)