Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Advertisements

PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Novas Diretrizes do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LOGÍSTICA DE ENTREGA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO
Porto Alegre, 04 de setembro de Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
IT-16 Plano de Emergência
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
2 anos CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO WWF-Brasil / Maio de 2014 Superintendência de Políticas Públicas.
Brasília, 05 de maio de AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS
Brasil, 2013 : -Acervo total 90 milhões de processos ativos; -no qual se encontram 30 milhões de execuções; -sendo destes, 24 milhões de execuções fiscais,
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
Porto Alegre, 20 de Outubro de 2008 Assembléia Legislativa. Henrique Osório Dornelles. Representante da FARSUL no Conselho de Consumidores da AES SUL Vice-presidente.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
Projeto Contratação Eficiente Wilson de Castro Junior Consultor da União Consultor-Geral da União Substituto 29/05/2012.
Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial Outubro de Cristina.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Brasília, 17 de setembro de AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. -DEFESA AGROPECUÁRIA e INTEGRAÇÃO DOS ENTES.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
Legislação sanitária.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Racionamento de água Abril/2017.
Sistema Brasileiro de Inspeção de
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal SISBI-POA / SUASA Fernando Fagundes Fernandes

Principais Objetivos do Sistema Integrar os Serviços de Inspeção das três instâncias Harmonizar e uniformizar procedimentos Consolidar as informações cruciais para a Defesa Agropecuária no Brasil Aumentar a oferta de alimentos seguros à população

Evolução dos Serviços de Inspeção Estaduais e Municipais Atividades de Inspeção bem executadas Reconhecimento de Equivalência pelo MAPA Certificação de Produtos em nível Nacional Reconhecimento pela Sociedade e Órgãos de Controle

Como atingir a equivalência? (Serviços de Inspeção) Infraestrutura Administrativa Inocuidade de Produtos de Origem Animal Qualidade de Produtos de Origem Animal Controle Ambiental Combate à fraude Combate à obtenção e comércio de produtos clandestinos Educação sanitária

Evolução das Agroindústrias Qualidade e inocuidade dos produtos Indicação pelo Serviço Oficial Comercialização em nível nacional Reconhecimento pelos Consumidores

Como atingir a qualidade necessária? (Agroindústrias) Implantação de Programas de Autocontrole Melhoria de instalações Qualidade de água Bem-estar animal APPCC Higiene (instalações e operações) Melhoria e controle dos processos de produção As indústrias elaboram e implantam os programas, mas a Inspeção deve avaliar se os mesmos atendem à legislação.

Situação Atual de Adesão

Situação Atual de Adesão Estados: RS, SC, PR, MG, ES, BA, GO e DF Municípios Alegrete, Erechim, Glorinha, Marau, Miraguaí, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, São Pedro do Butiá e Sant’ana do Livramento/RS, Chapecó/SC, Cascavel/PR, Itu/SP e Uberlândia/MG Consórcios: CODEVALE/MS, CONSAD e CIDEMA/SC

Evolução das adesões

Estabelecimentos com SISBI

Ações Executadas em 2014 Oficina para elaboração do plano executivo 2014-2016 Homologação preliminar do Módulo do SISBI no SIGSIF Reunião do Comitê do SISBI POA (02/12/2014) 6 Oficinas para Serviços não aderidos (construção de programa de trabalho) – SP, SE, SC, RJ, MS e GO 23 Auditorias de Conformidade do Sistema (todos os estados, municípios e consórcios aderidos foram auditados) 5 Auditorias de reconhecimento de equivalência com adesão 4 auditorias de reconhecimento de equivalência sem adesão 29 auditorias prévias

Ações Previstas para 2015 Reunião de auditores (02 a 06/03/2015) V Encontro do SISBI no XIII Congresso de Higienistas (28/04 a 01/05/2015) Reunião do Comitê Técnico Consultivo (maio) Regulamentação do Artigo 7º do Decreto 5.741/2006 Treinamento de auditores para o Sistema Treinamento de fiscais estaduais e municipais e gestores do SISBI em rotulagem Oficinas de Orientação para Adesão (oito previstas – dez programadas – três realizadas) Auditorias de Conformidade (RS, SC, PR, MG, ES, BA, GO, DF, CONSAD e CODEVALE) Auditorias de reconhecimento de equivalência já previstas (RJ, PE, PI e RO)

Regulamentação do Artigo 7º do Decreto 5.741/2006 Dispensa de inspeção para autoconsumo Venda direta do produtor ao consumidor Agroindustrialização em pequenas propriedades Instrução Normativa nº 16/2015 Grupos de trabalho para as demais normativas

Alterações recentes na legislação de inspeção Decreto nº 8444/2015 Inspeção permanente Inspeção periódica Decreto nº 8445/2015 Adesão de Estados (documentação) Adesão de Municípios (estados auditam)

GT – Portaria DAS nº 58/2015 Reestruturação dos Serviços de Inspeção no Brasil Hierarquização e coordenação Sustentabilidade financeira Procedimentos de inspeção Recursos humanos Normatização

Consulte o site: www.agricultura.gov.br/animal/dipoa/dipoa-sisbi Obrigado! decio.coutinho@agricultura.gov.br