MINISTÉRIO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO REGIONAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL CGU-R/MS TEREZINHA ALLE DOS SANTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Atender Bem ou Tratar Bem?
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Empresa Privada – Grandes empresas
Eu sou seu cliente sabia?
Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)
Endomarketing. O que veremos por aqui
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Comportamento Organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Modelo de Excelência em Gestão
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Gestão por Competências
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Gestão por Competências Relatorio Final
Solidificando seus relacionamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
ESAF – 40 anos de História, Ensino e Aprendizado
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
 Servir de catalisador num processo de transformação a fim de executar ações que sejam capazes de implementar, o desenvolvimento e a valorização dos.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Atuação dos agentes de Controle Social
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Professora: Janine Fernandes
REDE SICONV Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Dos Conceitos às Aplicações
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Sociedade Processos Internos Aprendizado e Crescimento Qualidade e Celeridade Acesso à Justiça e EfetividadeResponsabilidade Social Infraestrutura Melhorar.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO REGIONAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL CGU-R/MS TEREZINHA ALLE DOS SANTOS RIBEIRO Membro do Núcleo de Ações de Prevenção

COMUNICAÇÃO uma das principais habilidades nas relações interpessoais (público externo e interno) usuários-cidadãos das mais variadas formações

uma informação de cada vez ( “ Estou sendo claro?” ); Dicas úteis no atendimento ao cidadão: utilize frases curtas; dê preferência ao atendimento pelo nome da pessoa; evite o uso de siglas (especifique-as); evite o uso de palavras difíceis;

Dicas úteis no atendimento ao cidadão: Mantenha o equilíbrio emocional. quando do não-atendimento à uma solicitação do usuário, justifique com objetividade; o corpo fala (gestos, olhar, expressão facial, expressão corporal); evite dizer: “ você não entendeu”; diga: “não expliquei direito”; saiba ouvir; (material didático do curso EAD – Atendimento ao Cidadão – ENAP)

CIDADÃO: razão de ser das instituições públicas – usuário que busca atendimento. SERVIDOR PÚBLICO: principal agente no funcionamento das instituições e na realização de sua missão – disponibilizar serviços ao cidadão – bem comum, interesse público.

1 - Como está a satisfação do cidadão–usuário com os serviços públicos que lhe são prestados? Questione-se: E com relação à instituição onde exerço minhas funções? Reflexões

2 - O servidor público é plenamente consciente de sua missão – prestar serviço e oferecer bom atendimento ao cidadão? Questione-se: E no desempenho de minhas funções:  Executo o trabalho da melhor forma possível?  Apenas executo as tarefas do dia a dia ou apresento sugestões para aprimorar processos de trabalho?  Levo em conta a necessidade de se atingir objetivos e metas da instituição?  Empenho-me para que os resultados desejados sejam atingidos dentro do prazo previsto?

MOTIVAÇÃO PESSOAL – Comportamento no trabalho Os níveis do moral e atitudes resultantes: Moral elevado – atitudes positivas, satisfação, otimismo, cooperação, aceitação dos objetivos, boa vontade, etc. (clima de relações humanas) Moral baixo – atitudes negativas, insatisfação, pessimismo, oposição, rejeição dos objetivos, má vontade, etc. (barreiras, frustração) (CHIAVENATO, Idalberto – Teoria Geral da Administração, 2003)

...“ O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.”... (Decreto nº 1171/ Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal )

“São deveres fundamentais do servidor público... participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;”... Decreto 1.171/ Inciso XIV

Dicas para aprimorar o desempenho e desenvolver competências individuais: querer fazer melhor esforço pessoal permanente (ação) conhecer bem a instituição em que trabalha (instruções, regimentos internos, rotinas, saber onde localizar tais informações, manter-se atualizado) disciplina (rotinas de estudo, cursos à distância e presenciais) selecionar informação qualificada

Dicas para aprimorar o desempenho e desenvolver competências individuais: avaliar periodicamente os objetivos e resultados das tarefas que executa - apresentar sugestões participar de seminários, congressos e eventos correlatos (iniciativa) aprendizagem em serviço (grupo de estudo, multiplicadores) apresentar a necessidade e o interesse em capacitações

CONHECIMENTO – HABILIDADE – ATITUDE C H A Conhecimento – saber o que fazer e porque Habilidade – saber como fazer Atitude – querer fazer (Material didático – EAD Atendimento ao Cidadão - Enap)

O que a CGU oferece? Alguns destaques: Publicações e Orientações (cartilhas, manuais) Biblioteca Virtual Escola Virtual (EAD)

O que a CGU oferece? No link Prevenção à Corrupção – Áreas de Atuação: Controle Social Fortalecimento da Gestão Pública (cursos presencias e à distância, vídeos) Transparência Pública Integridade no Serviço Público

O que a CGU oferece? Portal da Transparência (dados do SIAFI, SICONV e SIAPE)

Outros sites interessantes:

“ Não busques a vaidade de ser melhor que os outros. Contenta-se com a tarefa gloriosa de tentares ser melhor que és. Que tu não sejas o teu limite de crescimento mas o teu grande questionamento, o teu grande interrogador.” Henfil