Prof. Ricardo Lima Filosofia Aristóteles Prof. Ricardo Lima Filosofia
Vida e projeto filosófico Estudante da Academia de Platão por 19 anos Discípulo brilhante de Platão Rompe e critica seu mestre : os dois são os principais modelos filosóficos da Antiguidade Funda sua própria escola (O Liceu) É professor de Alexandre, o Grande
Crítica à Platão Critica a teoria das Idéias e a noção de dualismo. Em Platão, temos dois mundos distintos (sensível e inteligível). Aristóteles diz que não é necessário o dualismo : este só duplica os problemas.
Substância = matéria + forma : a visão aristotélica do mundo Existência da substância individual , que reúne todas as características necessárias , passiveis de conhecimento Evita , assim, o dualismo platônico A substância é formada por elementos distintos : matéria e forma Estes não estão dissociados
O ser se diz de várias formas Problemática da palavra “ser”: vários usos / usos problemáticos 1) essência e acidente : a essência é o que faz com que algo seja o que é. Acidente são as propriedades que , quando retiradas, não alteram o que ela é.
O ser se diz de várias formas 2) Ato e potência : distinção de diferentes formas de ser que explicam as mudanças do mundo sensível. A criança é um ato , mas também é homem em potência
Teoria do conhecimento em Aristóteles Aristóteles escreve a Metafísica para comunicar a experiência do conhecer. Graus do processo de conhecimento : 1) Sensação 2) Memória 3) Experiência 4) Arte (Téchne) 5) Teoria
sensação Início do conhecimento. Platão : sensação é traiçoeira Aristóteles : é na experiência do mundo sensível que estão os seres que devemos compreender As sensações são ferramentas importantes do conhecimento pois é por meio delas que poderemos encontrar a essência das coisas
Memória e experiência Lembrança de acontecimentos passados. Experiência : capacidade humana de estabelecer relações com aquilo que aprendemos pelos sentidos. O humano recebe acontecimentos pela experiência e os retém pela memória (ex : o fogo queima )
Arte (técnica) Conhecimento das causas, dos porquês das coisas. Não é apenas saber “como montar uma ponte” , mas saber como e porque as peças se encaixam daquela determinada maneira
Teoria ( conhecimento científico) Destituído de qualquer “acidente”, detalhes e aspectos individuais das coisas É o conhecimento mais abstrato e genérico das formas existentes de conhecer Não quer compreender algo prático : apenas quer encontrar a verdade ; tem um fim em si mesmo.
O sistema de conhecimento I – Conhecimento Prático a)Ética : estudo da virtude : o que é essa virtude e como nos educar para nos tornarmos virtuosos. b)Política : “o homem é um animal político” , ou seja, o homem só realiza sua natureza essencial no convívio e na relação política com sua cidade