Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima. Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informação Gerencial
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Administração por Objetivos (APO)
Administração Financeira III
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão da Qualidade – Motivação
Funções da Administração
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Curso Técnico em Serviços Públicos
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Ênfase em Indicadores Março / 2009
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Gerenciamento de Processos - PNQ
5. Abordagem como um sistema de gestão
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
Planejamento de estratégias:
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria
Disciplina: Controladoria
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Princípios de gestão da qualidade
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
4.4 Implementação e Operação
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Contabilidade Gerencial
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima

Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade de controle, por sua vez, pode ser exercida de diferentes formas:

Atividade de Controle Supervisão direta - quando os executores das tarefas são fiscalizados ou observados diretamente por seus superiores hierárquicos Auditoria de padrões - controle que pode ser exercido quando existem padrões de trabalho (ISO) Sistema de medição de desempenho - se busca a identificação de um conjunto de indicadores estratégicos, gerenciais e operacionais, que sirvam para quantificar o desempenho organizacional em todos os processos ou áreas organizacionais, e na organização como um todo

Competências Gerenciais Competências Intelectuais: São as habilidades intelectuais usadas para elaborar conceitos, análises, planejar, definir estratégias, etc. Competências Interpessoais: São as competências que o gestor usa para relacionar-se com sua rede de contatos, como liderar sua equipe, tratar o cliente, etc. Competência Técnica: Abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização. Competência Intrapessoal: Também conhecida como introspecção, que significa todas as relações e formas de reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria, como auto-análise, autocontrole, auto-motivação, autoconhecimento, etc.

Objetivo Objetivos são resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação. São os fins, os propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos.“ (Maximiano. 2008: 120) “Há uma variedade de palavras que expressam objetivos, como: metas, fins, missões, propósitos, padrões, linhas-mestra, alvos, cotas, etc. Geralmente, todas estas palavras significam um estado de coisas desejáveis para sua empresa” (Chiavenato, 1994: 61)

1 -GDO por Indicadores Numa comparação com os procedimentos adotados na área da saúde, os médicos, em geral, trabalham fundamentalmente com base em indicadores de saúde das pessoas ou de grupos de pessoas, para avaliar o seu estado de saúde. Comparativamente, pode-se afirmar que podemos fazer a mesma coisa com as organizações, por meio do uso de “indicadores organizacionais de desempenho”, que podem ser traduzidos como indicadores da saúde organizacional.

Indicador de Desempenho Variável que serve, quando quantificada, para demonstrar/revelar/direcionar o desempenho daquilo que se está querendo medir Veja a importância de se trabalhar com indicadores. Olhando um simples número de uma variável como a taxa de crescimento do PIB de um país, você já sabe como anda a atividade produtiva desse país; se essa inflação é grave ou não; o nível de desemprego vem aumentando, diminuindo ou está estável. Esses indicadores, de fato, ajudam na tomada de decisões.

Indicadores Econômicos

Indicadores Gerenciais

Os gestores organizacionais trabalham com o indicador “taxa de retorno dos investimentos” para saber se o negócio está valendo a pena. Para saber se a empresa está sendo competitiva, a resposta não é tão simples assim, visto que vários indicadores podem ser utilizados para isso, tais como: preços, participação de mercado, ou custos unitários. No caso das organizações sem fins lucrativos, para se saber se estão cumprindo sua missão, certamente haverá necessidade de se quantificar sua produção.

Indicadores Gerenciais No caso das organizações sem fins lucrativos, para se saber se estão cumprindo sua missão, certamente haverá necessidade de se quantificar sua produção. Pacientes atendidos, por exemplo As instituições governamentais precisam seguir os mesmos caminhos propostos para as organizações sem fins lucrativos, para definirem alguns dos seus indicadores de desempenho Por exemplo: número de alfabetizados

O que medem os indicadores de desempenho indicadores de desempenho “são informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e, em geral, permitem acompanhar a sua evolução ao longo do tempo” (FNQ, 2011: 94) Portanto, indicadores de desempenho servem para medir os fatores eficiência, eficácia e nível de satisfação

O que medem os indicadores de desempenho Processos de produção serão ineficazes quando, por exemplo, não houver cumprimento de prazos ou quando os seus produtos apresentarem não conformidades em relação aos requisitos estabelecidos. A gestão de um presidente de empresa será eficaz se os objetivos por ele estabelecidos forem atingidos. Essa gestão será tão mais eficiente quanto menos recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, etc) precisarem ser utilizados para que os objetivos sejam atingidos

Para que servem os indicadores de desempenho Definir o rumo das ações Comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores; Servir como base para o reconhecimento da dedicação coletiva; Analisar os problemas estratégicos de forma proativa; Apoiar a tomada de decisão; Apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização; Apoiar o aprendizado organizacional

Análise dos resultados dos indicadores de desempenho para cada indicador utilizado tende a existir um “valor de referência”, para orientar na análise de resultados a avaliação dos resultados organizacionais deve levar em conta: Tendência: refere-se ao grau em que os resultados demonstram evolução favorável ao longo do tempo Nível Atual: refere-se ao grau em que os resultados demonstram competitividade e atendimento aos requisitos das partes interessadas

Sistemas de indicadores de desempenho A Fundação Nacional da Qualidade, requer das organizações que buscam a excelência da gestão, que apresentem indicadores de desempenho para 6(seis) grupos de resultados, que são: 1. Resultados econômico-financeiros; 2. Resultados relativos a clientes e ao mercado; 3. Resultados relativos à sociedade; 4. Resultados relativos às pessoas; 5. Resultados relativos aos processos; 6. Resultados relativos aos fornecedores

Sistemas de indicadores de desempenho 1. Resultados econômico-financeiros 2. Resultados relativos a clientes e ao mercado; 3. Resultados relativos à sociedade; 4. Resultados relativos às pessoas; 5. Resultados relativos aos processos; 6. Resultados relativos aos fornecedores

Sistemas de indicadores de desempenho 1 - Resultados econômico-financeiros Nível de endividamento Imobilização Liquidez corrente Liquidez geral Prazo médio de recebimento de vendas Prazo médio de renovação de estoques Prazo médio de pagamento de compras Rentabilidade Margem Bruta

Sistemas de indicadores de desempenho 2- Resultados relativos a clientes e ao mercado; Participação no mercado Percentual de entrevistados que se lembram da marca Percentual de clientes que relataram um ou mais fatores graves de insatisfação Percentual dos clientes que se declararam muito ou totalmente satisfeitos Número de acessos à página da Internet Valor relativo do produto (qualidade relativa percebida pelo cliente dividida pelo preço) Tempo médio de solução de problemas

Sistemas de indicadores de desempenho 3 - Resultados relativos à sociedade; Percentual da receita investido em responsabilidade social ou em gestão ambiental Despesas de divulgação de ações ambientais e sociais Número de não conformidades ambientais Número de aspectos ambientais inaceitáveis Pontuação obtida pelo sistema de avaliação do Instituto Ethos ou equivalente Custos dos danos causados ao meio ambiente dividido pela receita

Sistemas de indicadores de desempenho 4 - Resultados relativos às pessoas Percentual de oportunidades preenchidas internamente Percentual de pessoas que avançaram na carreira Percentual variável da remuneração total Número de sugestões implementadas por pessoa Percentual de pessoas que participam de projetos de melhoria Percentual da receita aplicado em treinamento Freqüência e gravidade de acidentes

Sistemas de indicadores de desempenho 5 - Resultados relativos aos processos; processos do negócio Número de não-conformidades por projeto Número de produtos defeituosos dividido pelo total produzido Percentual de produtos produzidos dentro da especificação Percentual de produtos entregues no prazo Custo real dos processos dividido pelo custo ideal

Sistemas de indicadores de desempenho 6 - Resultados relativos aos fornecedores Número de não-conformidades por auditoria de fornecedor Índice global de desempenho dos fornecedores Volume de compras críticas vindas de fornecedores com qualidade assegurada Economia realizada no período de um ano com o programa de desenvolvimento de fornecedores. Paradas de produção motivadas por faltas de fornecimentos

Resumindo Um indicador de desempenho é uma variável que serve, quando quantificada, para demonstrar o desempenho daquilo que se está querendo medir (atividade de controle) e serve, também, para direcionar esse desempenho para metas desejadas.

Resumindo Para análise dos resultados dos indicadores de desempenho é recomendável que: (a) se faça a análise da tendência desses resultados; (b) se realize a comparação resultados com referenciais comparativos externos; e (c) se verifique se os resultados atendem aos requisitos das partes interessadas

Resumindo Cada organização deve ter um sistema de indicadores de desempenho compatível com seus objetivos, com foco os seguintes resultados: resultados econômico-financeiros, resultados relativos aos clientes e ao mercado, resultados relativos à sociedade, resultados relativos às pessoas, resultados relativos aos processos e resultados relativos aos fornecedores