Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Contabilístico Débito/Crédito
Advertisements

METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Fluxo de operações e de fundos
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Lançamentos Contábeis
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial.
Amortização – O que é? Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento,
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Exercício 5.14 No Balancete de Verificação da Cia. Itamaracá Ltda constavam, em X5, os saldos das seguintes contas (em $) : Caixa ; Clientes.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Currículo resumido do professor: Mestre em Administração de Empresas UNIFECAP SP, Especialista em Estatística UFJF MG, Graduado em Administração UFV MG.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
SISTEMAS DE ORÇAMENTOS Alcione Machado Kamila Martins Keila Miranda Roselaine Eler Venini Saar.
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
formas de remuneração do capital
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Capitalista Socialista Misto
Investimentos.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
ATIVO. Definição do Ativo A qualificação de um elemento como ativo está limitada a sua forma de aquisição. O ativo compreende as aplicações de recursos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Prof. Dr. José Carlos Marion 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 09- Contabilidade por Balanços Sucessivos.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
As Variações do Patrimônio Líquido
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
MATEMÁTICA JUROS SIMPLES.
O setor externo Aula 11.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Ações para Redução do CMV nas Padarias Propan Curso de Formação de Multiplicadores Grupo 5: Aline, Anderson,Francielle,Gabriel, Juan,Maristela, Renata.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis

Contas de ativo Debita-se para aumentar o saldo e credita-se para reduzir o saldo contábil da conta.

Caixa Descrição - Corresponde aos recursos em espécie em poder da empresa. Movimentação –D- debita-se quando da entrada de recursos em espécie na empresa. –C – credita-se quando da saída de recurso em espécie da empresa (pagamento).

Exemplo de movimentação a debito: –Recebimento de recurso de venda a vista. –Recebimento de recurso de integralização de capital social.

–Recebimento de recurso de empréstimo. –Recebimento de recursos de venda a prazo.

Exemplo de movimentação a crédito: –Pagamento de despesas –Pagamento a fornecedores –Pagamento de empréstimo

Bancos Descrição - Corresponde aos recursos depositados em conta bancária. Movimentação –D- debita-se quando da entrada de recursos na conta-corrente (recebimento). –C – credita-se quando da saída de recurso da conta-corrente (pagamento).

Exemplo de movimentação a débito: –Recebimento de recurso de venda a vista –Recebimento de recurso de integralização de capital social –Recebimento de recurso de empréstimo

Exemplo de movimentação a crédito: –Pagamento de despesas –Pagamento a fornecedores –Pagamento de empréstimo

Aplicação financeira Descrição - Corresponde aos recursos transferidos da conta-corrente para uma aplicação financeira (CDB, RDB, FRF, FRV). Movimentação –D- debita-se quando da transferência do recurso da conta-corrente para a aplicação e pelo rendimento obtido na aplicação. –C – credita-se quando do resgate da aplicação e da transferência dos recursos para a conta-corrente.

Exemplo de movimentação a débito –transferência do recurso da conta-corrente para a aplicação –Rendimento obtido na aplicação.

Exemplo de movimentação a crédito –Resgate da aplicação e da transferência dos recursos para a conta-corrente.

Clientes Descrição - Corresponde aos recursos pendentes de recebimento oriundos das vendas a prazo. Movimentação –D- debita-se quando da realização da venda a prazo. –C – credita-se quando do recebimento dos recursos da venda a prazo.

Exemplo de movimentação a débito: –Venda a prazo com emissão de boleto ou duplicata. –Venda a prazo com cartão de crédito. –Venda a prazo com cheque pré-datado.

Exemplo de movimentação a crédito: –Recebimento dos recursos referente as vendas a prazo através de boleto e/ou duplicata. –Recebimento dos recursos referente as vendas a prazo através de cartão de crédito. –Recebimento dos recursos referente as vendas a prazo através de cheque pré-datado.

Estoque Correspondem aos bens produzidos ou utilizados na produção de seus produtos e as mercadorias adquiridas, cujo objetivo, seja a venda ou consumo próprio. São todos os bens tangíveis mantidos para venda ou consumo próprio no curso ordinário de negócio, bens e processo de produção de mercadoria para venda ou uso próprio.

Movimentação –D- debita-se quando da realização da compra dos estoques (entrada). –C – credita-se quando da baixa do estoque em função da venda realizada (saída).

Exemplo de movimentação a débito: –Compra a prazo de mercadorias, materiais, matéria-prima, etc. –Compra a vista de mercadorias, materiais, matéria-prima, etc.

Exemplo de movimentação a crédito: –Baixa das mercadorias e produtos em função da venda realizada. –Baixa das matéria-prima, materiais em função do consumo existente.

Imobilizado Corresponde aos direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da companhia e da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial

Bens tangíveis, que têm corpo físico, tais como terrenos, obras civis, máquinas, móveis e utensílios, veículos, benfeitorias em imóveis de terceiros,etc Bens intangíveis, cujo valor não reside em qualquer propriedade física, mas nos direitos de propriedade que são legalmente conferidos aos seus possuidores, tais como patentes, marcas, etc.

Bens em operação –Terrenos –Obras civis –Instalações –Máquinas e equipamentos –Equipamentos de processamento de dados –Sistemas aplicativos –Móveis e utensílios –Veículos

Bens em operação (continua...) –Direito de uso de telefones –Ferramentas –Marcas e patentes –Florestamento e reflorestamento –Direito sobre recursos naturais –Benfeitorias em propriedades arrendadas

Depreciação –Os elementos que integram o ativo imobilizado têm um período limitado de vida útil econômica. Dessa forma, o custo de tais ativos deve ser alocado aos exercícios beneficiados por seu uso no decorrer de sua vida útil econômica.