Modelo de cuidado baseado

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Transcrição da apresentação:

Modelo de cuidado baseado PLANO PLENO Modelo de cuidado baseado em Atenção Primária

Características do produto: Produto baseado em Atenção Primária Cliente como foco central do cuidado Características do produto: Abrangência local no município de Guarulhos; Acomodação enfermaria ou apartamento; Sem coparticipação; Acesso a toda rede de cooperados especialistas quando recomendado ou acordado com o médico pessoal; Médico pessoal e equipe são responsáveis por cuidar da saúde mesmo quando o cliente não for ao consultório (busca ativa); Cuidado baseado em equipe e em evidências científicas; Modelo inspirado no sistema europeu e nas melhores experiências dos EUA

Características do modelo de cuidado: Produto baseado em Atenção Primária Cliente como foco central do cuidado Características do modelo de cuidado: Vantagens para a empresa: Conhecer todos os indicadores de saúde dos colaboradores; Prontuário eletrônico único para todos os clientes; Cuidado integral, ao longo de toda a vida do paciente, com coordenação de todos os cuidados; Maior satisfação de todos; Consultas no mesmo dia com a equipe de Atenção Primária; Familiares e colaboradores têm acesso ao Núcleo de Atenção Primária a Saúde (NAPS) em Guarulhos; Cada colaborador pode escolher o seu médico pessoal entre os médicos da Atenção Primária.

MORTALIDADE POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS A APS Atributos da Atenção Primária* O médico pessoal é o primeiro a conhecer o paciente e estará o mais disponível possível, tanto para consultas quanto para situações não previstas. Se responsabiliza pelo seu cuidado e a partir daí combina com o usuário a utilização da rede assistencial. Primeiro contato Atenção e cuidado personalizados ao longo do tempo. Prevenção de doenças causadas pelo sistema de saúde (melhora da segurança do cuidado) e melhor controle das doenças crônicas. Longitudinalidade Serviços baseados nas necessidades dos clientes: assistenciais, mas principalmente de cuidados preventivos. Abordagem centrada na pessoa. O nosso paciente e sua família são os mais importante para nós. Integralidade Orientação para a utilizar o sistema de serviços de saúde, coordenando os tratamentos ou serviços preventivos nos diversos pontos de atendimento. Não existe alta do serviço, você sempre será nosso paciente. O seu médico entra em contato com os demais colegas para discutir o seu caso, se necessário. Coordenação do cuidado MENOR MORBIDADE E MORTALIDADE POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS A APS Texto Aqui

Inglaterra Escócia Estados Unidos Holanda Estados Unidos

Unimeds que têm Atenção Primária Americana Bauru Belo Horizonte Campinas Guarulhos Itapetininga Jaboticabal Sul Capixaba Vitória

Experiência do cuidado Triplo objetivo (triple aim) Segura, oportuna, eficiente, eficaz, equitativa. Saúde da população Experiência do cuidado Reduzir custo per capita

Atenção Primária Unimed Garantia de qualidade Clientes saudáveis e com queixas Vinculação à equipe de AP Vinculado a um médico pessoal Rede de especialistas Cuidado coordenado pelo médico pessoal Segurança e maior eficiência nos tratamentos Todos os dados clínicos dos clientes no prontuário eletrônico

Redução dos desperdícios, complicações e excesso de intervenção Forte presença dos Atributos de APS Forte vinculação Redução dos desperdícios, complicações e excesso de intervenção

Núcleo de Atenção Primária à Saúde Criação: agosto de 2012 Capacidade máxima de atendimento: 5.000 pessoas Número atual de beneficiários: 3.000 Equipe: duas recepcionistas, um analista administrativo, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um coordenador de cuidados, uma assistente social e dois médicos de APS. Modelo: vinculação obrigatória ao médico de AP

Metodologia de implantação A implementação seguiu rigorosamente a Ciência da Melhoria Contínua. Os resultados estão sendo coletados e publicados por meio de gráficos de tendência e de controle (Shewhart). Os indicadores são: acesso, satisfação, utilização, custo total e resultados de saúde (rastreios, cuidados com as doenças crônicas).

Expansão do NSF Estrutura anterior Nova estrutura – 2016 10 consultórios – capacidade para 10 mil clientes; Estrutura anterior Nova estrutura – 2016

PLANO PLENO Custos

OBRIGADO. Fernando da Silva Faraco Tel. (11) 2442-4020/2442-4030 Coordenador do Núcleo de Atenção Primária a Saúde – Unimed Guarulhos