ESPAÇO E FORMA
A GEOMETRIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL
A LEITURA DA REALIDADE AJUDA NA COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
A EXPLORAÇÃO SENSORIAL DOS OBJETOS É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
TRABALHO BEM ESTRUTURADO DO PROFESSOR AUXÍLIA A ESTUTURAÇÃO DE NOÇÕES DE ESPAÇO E FORMA.
AS RELAÇÕES ESPACIAIS :
CONTIDAS NOS OBJETOS “Sabemos que a criança constrói o espaço reconhecendo os objetos através de todos os sentidos; a princípio reconhece os objetos tridimensionais: bolas, cubos, bonecos, para logo identificar as figuras bidimensionais: As formas geométricas planas. Isto manifesta o significativo caminho que vai do espacial ao plano”. DUHALDE (1998, p.65)
As relações espaciais contidas nos objetos: Manipulação dos objetos pelas crianças Observação de características
Formas geométricas encontradas: Nas obras de arte Construção de arquitetura Na natureza
Figuras simétricas encontradas nos objetos. Já reparaste que a Geometria está em todo lado? É verdade! Nunca deste conta das formas simétricas existentes nos animais, na Natureza e nas diversas formas de construção realizadas pelo homem? Pois é, são verdadeiras obras de arte.
ENTRE OS OBJETOS
Noções de posição ou localização: Deve se estabelecer um ponto de referencia, pois a criança precisa saber qual é o elemento a ser localizado e qual é o ponto de referencia.
EM CIMA / EMBAIXO
AO LADO/ENTRE/NO MEIO
PERTO/ LONGE
NA FRENTE/ ATRÁS
DIREITA/ ESQUERDA
DENTRO/ FORA
Noções de direção e sentido: Também é importante estabelecer ponto de referencia. Por exemplo, quando se pede a uma criança que "dê um passo para frente ou para a esquerda", ela deve saber que é para avançar em direção àquilo que está a frente ou àquilo que está à sua esquerda.
NOÇÕES Para trás Para o lado Para a esquerda Para a direita Para frente
A EXPLORAÇÃO LEVA A CRIANÇA OBSERVAR QUE: ALGUNS CORPOS TEM PONTAS OUTROS NÃO
ALGUNS ACHATADOS E OUTROS ALTOS
QUANDO OS DESLOCAMENTOS SÃO PROVOCADOS:
- AO DESLIZAR OS OBJETOS SOBRE A SUPERFÍCIE DE UMA MESA.
- CHUTANDO UMA BOLA E OUTRAS MANEIRAS
DESLOCAR-SE NÃO É O MESMO QUE FICAR QUIETO:
A CRIANÇA COMPREENDE:
- DIFERENÇA ENTRE ESPAÇO PRÓXIMO E DISTANTE.
DESSA FORMA FACILITA NOÇÕES: - DISTÂNCIA.
- DIREÇÃO.
- SENTIDO.
- AMPLITUDE DE GIRO.
“A geometria é aprender o espaço “A geometria é aprender o espaço...esse espaço em que respira e se move a criança. O espaço que a criança deve aprender a conhecer, explorar, conquistar, para poder viver, respirar e mover-se melhor nele”(Task-Freudenthal)
LOCALIZAR-SE NO ESPAÇO REFERENCIAL
PESSOAS COMO REFERÊNCIA DE OBJETOS
SENTIDO DE PERCURSO
DISTÂNCIA
Exemplos de localização: “Maria, hoje você vai sentar-se na carteira mais próxima da porta”. “João, coloque esses giz na caixa que está na 2ª prateleira do armário perto da janela”. “Quem faz um caminho diferente do de Pedro para ir desta sala ao pátio?”.
CARACTERISTICAS DOS OBJETOS: Planos: Ficam no mesmo nível da mesa ou do papel.
Não-Planos: Ficam elevados em relação a mesa.
O desenho é uma representação plana da realidade. A criança desenha a partir de diferentes ângulos de visão, como visto de cima, de baixo, de lado.
Representação tridimensional como construção de blocos de madeira, de maquetes, painéis.
REFERENCIAL DANTE, Luiz Roberto. Didática da matemática na pré-escola: Por que, o que e como trabalhar as primeiras idéias matemáticas. Editora Àtica, 1996. p. 229. DUHALDE, Maria Elena. Encontros iniciais com a matemática: contribuições á educação infantil; trad. Maria Cristina Fontana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 208. PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR I, MATEMÁTICA, Brasília, FUNDESCOLA, 2004, p. 135. PULASKI, Mary Ann Spencer. Compreendendo Piaget: Uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1996, p. 230.