TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA AULAS 17 E 18 - AS QUESTÕES DE TEXTO DO ENEM PROF. EDUARDO ANTONIO LOPES.

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TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
CONTEÚDO 1 Noções sobre o texto 1.1 Conceito de texto
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA AULAS 17 E 18 - AS QUESTÕES DE TEXTO DO ENEM PROF. EDUARDO ANTONIO LOPES

1 a constatação: ENEM É UMA PROVA DE LEITURA DE TEXTOS depende de habilidades desenvolvidas em TODAS as aulas

Toda leitura implica: 1. conhecimento do código 2. domínio de repertório

conhecimento do código: identificação do vocabulário (domínio da terminologia científica) reconhecimento das convenções das linguagens e dos gêneros

domínio do repertório: reconhecimento de conceitos científicos consideração do conhecimento de mundo

Questões de apreensão: o texto contém todos os dados necessários para a resolução por vezes há necessidade de fazer tradução entre gêneros ou códigos distintos

ENEM 2008 – QUESTÃO 37

OUTROS EXEMPLOS: EXERCÍCIOS 1, 2 E 3 DA AULA

Questões de compreensão: relação de compatibilidade ou incompatibilidade entre textos presentes na prova intertextualidade intracódigo ou intercódigos.

ENEM 2008 – QUESTÃO 1

ENEM 2008 – QUESTÃO 54

ENEM 2008 – QUESTÃO 15

ENEM 2008 – QUESTÃO 39

LEITURA DE FIGURAS SÍNTESE atentar para o que se pede observar atentamente a figura para analisá-la reconhecer padrões perceber compatibilidades verbal/não verbal

LEITURA DE GRÁFICOS X/Y ENEM 2008 – QUESTÃO 45

LEITURA DE GRÁFICOS DE BARRAS ENEM 2008 – QUESTÃO 48

ENEM 2008 – QUESTÃO 35

LEITURA DE TABELAS ENEM 2008 – QUESTÃO 42

LEITURA DE GRÁFICOS E TABELAS SÍNTESE atentar para o que se pede no enunciado e nas alternativas observar título, escala e unidades estabelecer correlações/proporções não confundir n o absoluto com percentual

LEITURA DE TIRINHAS ENEM 2008 – QUESTÃO 14

LEITURA DE TIRINHAS SÍNTESE atentar para o que se pede no enunciado e nas alternativas elementos da narrativa: personagens/espaço/enredo/tempo discurso direto: fala caracteriza personagem efeito cômico/crítico