O que é alfabetização?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A PISCOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
O direito de se alfabetizar na escola
CRITICAL LITERACY.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Unidades 03 e 04 Ano 2.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Os níveis básicos da leitura
Linguagem, alfabetização e letramento
Composição: Arnaldo Antunes
EMILIA FERREIRO.
Didática: organização do trabalho pedagógico
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Os conceitos de alfabetização
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Literatura para crianças pequenas: “isto existe?” Drª Gládis Kaercher
REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Por que alfabetização tecnológica do professor?
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
Psicogênese da língua escrita
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
A Língua Escrita como Objeto da
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

O que é alfabetização?

O OLHAR DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Paulo Freire

Suas ideias em relação ao processo de alfabetização de adultos começam com a crítica do sistema tradicional que tinha a Cartilha como base. A velha Cartilha ensinava pela repetição de palavras aleatórias formadas pela junção de uma consoante e uma vogal.

O diálogo é o processo chave da construção do conhecimento da língua, pois o aprendizado da mesma tem como objetivo primordial a comunicação; Todo aprendizado tem que ter sentido; A leitura de mundo do educando é o ponto que antecede ao seu processo de construção da escrita da palavra; Para Freire não há diálogo sem amor, humildade e fé, elementos que propiciam um solo fértil em que brota a confiança entre os sujeitos envolvidos na pronúncia do mundo.

Emília Ferreiro

Psicóloga e pesquisadora argentina, radicada no México, Emília Ferreiro fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Na Universidade de Buenos Aires, a partir de 1974, como docente, iniciou seus trabalhos experimentais, que deram origem aos pressupostos teóricos sobre a Psicogênese do Sistema de Escrita.

Não definiu um método de alfabetização, fez uma descoberta; O sujeito pensa sobre a língua escrita e elabora hipóteses sobre ela; Aprendemos a ler, lendo; a escrever, escrevendo; A língua escrita não é apenas um código, mas um sistema representação. Desenvolveu uma teoria de alfabetização, o eixo principal do processo deixa de ser o ato de ensinar para se fixar no ato de construir.

MAGDA SOARES É um processo de representação de fonemas em grafemas, e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressão de significados por meio do código escrito; Defende a perspectiva de alfabetizar a partir do letramento.

ARTUR MORAIS O aprendiz da língua tem que descobrir o que a escrita nota e como ela nota. E para tal precisará fazer reflexões metalingüísticas (analise fonológica e estrutural das palavras).