 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Advertisements

A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
Semiótica e Cultura.
A Pré-História da Linguagem Escrita
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)

Acadêmicos: Alan Veríssimo Luiz Cosme Filho Paula Angélica Bezerra
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
Questões introdutórias
Funções Mentais Superiores
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Sistema Nervoso.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Origem da Linguagem Aula introdutória
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Psicopatologia da Inteligência
O aparecimento da consciência humana
LINGUAGEM.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Mediação Semiótica em Vygotsky
PEI – Programa Educacional Individualizado
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Professora: Janine Fernandes
Atividade complementar 04

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O homem e a cultura - Leontiev
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Neuroanatofisiologia 2009
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???

AMALA E KAMALA, Índia, 1920 Amala morreu um ano após ser encontrada – foi a primeira vez que Kamala chorou. Kamala viveu mais oito anos e levou seis anos para aprender a andar.

VITOR de AVEYRON, França Aparentando dez a doze anos de idade, surdo e mudo. Aprendeu a falar ‘lait’ e a se ‘comunicar por sinais’.

O que nos torna humanos? Atividade mediada Uso de instrumentos Uso de signos Linguagem Pensamento Funções psicológicas superiores Consciência Maternagem... Materialidade simbólica da Vida HISTÓRICO CULTURAL BIOLÓGICO

  Atividade instrumental  Nossa relação com o mundo é sempre mediada por signos e sentidos. Outro Linguagem Mediação Semiótica

 É um homem falando que encontramos no mundo... (E. Benveniste)  Constitui-se humano na e pela linguagem  Constrói conhecimento na e pela linguagem  Define e descreve o mundo na e pela linguagem Comunica Identifica Classifica Nomeia Significa Transmite Funções da linguagem

 Comunicação Organização Indicação Definição Orientação Constituição Funções da linguagem

  Acordo social  Imitação (intramental-intermental)  Troca de turnos  Respeito ao tempo de turno do outro  Aceitação pelo sorriso  Gestos Função Psicológicas Elementares Função Psicológicas Superiores

 A linguagem na escola  É diferente da linguagem cotidiana... e da linguagem escolar  Forma : construção de nexos abstratos.  Conteúdo : signos específicos de um campo de conhecimento reservado aos iniciados. Hermética Ahistórica Asséptica Sistematização da informaçãoGeneralização conceitual

 "No momento em que o sujeito toma conhecimento pela primeira vez do significado de uma nova palavra, o processo de desenvolvimento dos conceitos não termina, mas está apenas começando”. “O sistema de signos reestrutura a totalidade dos processos psicológicos, tornando a criança capaz de dominar seu movimento. Ela reconstrói o processo de escolha em bases totalmente novas" (L. S. Vigotski)

“A linguagem nem sempre comunica, não é transparente, ela significa através do ‘não dito’ e não necessariamente através do que é dito”. - Assimetria - Polissemia (muitos sentidos) - Polifonia (muitas vozes) - Generalizações

INSTRUMENTO ( atividade prática ) SIGNO ( fala - intelecto puro ) Abstrações possíveis pelo signo: presente - passado – futuro

 “A fala da criança é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo. As crianças não ficam simplesmente falando o que elas estão fazendo; sua fala e ação fazem parte de uma mesma função psicológica complexa, dirigida para a solução do problema em questão"

Funções Psicológicas Elementares E R (origem biológica) direta, não-mediada Funções Psicológicas Superiores E R S (origem sócio-cultural) indireta, mediada

 EXTERIOR EGOCÊNTRICA INTERNA SOCIALIZADA INDIVIDUALIZADA INTERNALIZAÇÃO FUNÇÃO FUNÇÃO INTERPESSOAL INTRAPESSOAL LINGUAGEM

LOBOS

INTENÇÃO COORDENAÇÃO MOVIMENTOsensação percepção associação sensação percepção

  1ª Unidade: CÉREBRO DESPERTO Formação Reticular  2ª Unidade: CÉREBRO INFORMADO Córtex Sensitivo  3ª Unidade: CÉREBRO HUMANIZADO Córtex frontal Três Unidades Funcionais

 Localização:  Tronco cerebral: formação reticular  Hipotálamo: excitação  Tálamo: atenção seletiva  Sistema límbico: estados afetivos  Córtex: atenção voluntária e consciência Primeira Unidade Funcional CÉREBRO DESPERTO

 Localização:  Córtex sensitivo: Lobos occipital-parietal-temporal; Segunda Unidade Funcional CÉREBRO INFORMADO Recebe, analisa e armazena informações; É dividida em três áreas: Primária: recebe e/ou envia impulsos da periferia; Secundária: processa informações, imagens; Terciária: integra as informações.

 Terceira Unidade Funcional CÉREBRO HUMANIZADO Localização: Lobo frontal programar, regular e executar atividades; Primária: transmite impulsos para o mecanismo neuromuscular. Secundária: prepara programas para ação; Terciária: planeja informações para a execução das ações.