OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Advertisements

LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
MATERIAL DOURADO OU MONTESSORIANO Prof.Sandra Prof.Grazielle.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
As quatro operações com fração
BOLSISTAS: Andréa Maria do Socorro Manoel Messias.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Psicogênese da língua escrita
Matemática MDC e MMC.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Administração de operações
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
Metafísica Aristotélica
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
ESPAÇO E FORMA.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Números Racionais Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
Sentido do número e numeração. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Teoria Geral de Sistemas
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 15 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Diagramas de Sequência e Comunicação
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Fundamentos da Administração
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Funções Matemáticas Cleone Silva
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
luizfmramos.blogspot.com TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO PARA REUNIÕES
Transcrição da apresentação:

OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

A justificativa Contar cada vez mais rápido e mais fácil tem sido parte da história do homem. Ao produzir riquezas os homens criam a necessidade de controlá-las quantitativamente.

O movimento das quantidades É o movimento das trocas dos bens produzidos ou desejados entre os homens. Quais movimentos são estes? Como é que se processam os movimentos de trocas? Você é capaz de listar os principais tipos de movimento das quantidades que os homens criaram para fazer o controle mais rapidamente e com mais facilidade destas quantidades?

Os tipos de movimento As operações contam o movimento dos números. Nós temos movimentos que indicam: acréscimo decréscimo organização harmônica em linhas e colunas repartição igualitária

A adição A preocupação principal deve ser com a compreensão da operação: o que significa adicionar? - Juntar, acrescentar; Esta é a idéia básica por trás da operação. A adição é operação quando a criança junta quantidades sem passar necessariamente pela contagem.

Mudança qualitativa da contagem pequenas quantidades operação mental simples visão simplificada das quantidades acréscimo da unidade à quantidade anterior Adição: domínio de maiores quantidades operação mental mais complexa acréscimo de quantidades maiores que a unidade às anteriores visão mais global das quantidades maior exigência do pensamento

Mudança qualitativa como função da quantitativa Adição: domínio de maiores quantidades a partir da capacidade de acrescentar quantidades diferentes da unidade a outras já existentes. Inclui a contagem e não a nega, o novo substitui o velho e não o nega.

Características É uma nova síntese. A contagem segundo o princípio “ mais rápido e mais fácil”. A operação de “juntar” diretamente quantidades de duas ou mais coleções sem passar pela contagem. Significa um nível de abstração mais elevado do que a contagem. A criança deve perceber a vantagem de se poder operar com quantidades maiores sem passar necessariamente pela contagem.

Atividades Em geral, a criança deve ser colocada em toda situação que exija a síntese de quantidades através da adição. Exemplos: Situações emergentes do cotidiano escolar:- - lápis de cor, cadernos, carteiras, meninos e meninas que constituem o total da classe, etc..; Situações de jogos: - jogo de varetas, argola, boliche,jogo da memória, etc..; Seqüência: - jogo de percurso, amarelinha,...; Histórias que contenham uma situação-problema; Dados coletados em um passeio.

Adição Construção da reta: Movimento das quantidades: de um e um de muito e muito Representação na reta de situação de adição e sentença matemática: exemplo: Pedro, antes do recreio, tinha 5 figurinhas. No final da aula está com 8 figurinhas. O que aconteceu com a coleção de Pedro?

construção dos “fatos” Adição Fatos fundamentais material cuisenaire construção dos “fatos”

A subtração A operação de subtração estará sendo construída juntamente com a adição mediante a idéia aditiva. Isto é feito quando fazemos perguntas do tipo: quanto falta para 8 se já tenho 5? Tenho 4, quero 6, quanto está faltando?

A subtração A resposta a estas questões podem ser feitas pela contagem ou diretamente pela subtração da quantidade que pretendo tirar daquela que já possuo: 8 - 5 = 3 ou tenho 5, para chegar no 8 preciso : 6, 7 e 8. E isso me indica que são 3 objetos, pois foram três as ações de acrescentar mais um.

Idéias da subtração 1 - Comparativa: - diferença Responde a pergunta: quanto é mais que? Ou quanto é menos que? 2 - Subtrativa: - retirada Responde a pergunta: quanto fica? 3 - Aditiva Responde a pergunta: quanto falta para?

Situação-problema (para casa) Proponha uma situação-problema em que para resolvê-la o aluno deverá fazer uma subtração. Mostre como ela poderá ser resolvida pelas diferentes idéias listadas acima.

Multiplicação um que representa muitos. Nova qualidade da contagem Significa pensar a realidade de um nova maneira: um que representa muitos.

Multiplicação Fatos da multiplicação

Raciocínio combinatório Vamos organizar o raciocínio numérico que existe na seguinte situação: Um fabricante de brinquedos produz bonecas com as características abaixo: cor dos olhos: verdes, pretos e castanhos cor da roupa: branca ou vermelha Quantos tipos de bonecas podem ser produzidas?

Soluções

Uma contagem mais rápida

Uma contagem mais rápida

Situação-problema (para casa) Dê exemplos de situações em que o cálculo das quantidades fica mais fácil mediante a multiplicação. Proponha uma forma de introduzir a multiplicação.

Divisão O todo deve ser de todos e isso só pode ser feito ao desfazer o todo em partes iguais. A divisão é daquelas ações humanas marcadas pela necessidade de repartir. Talvez a solidariedade tenha sido uma qualidade marcadamente humana responsável pela formação do conceito de divisão.

As necessidades Distribuir uma quantidade de elementos por um certo número fixo de agrupamentos. Uma outra necessidade que proporcionou a formação da noção de divisão foi ter de distribuir quantidades fixas por um certo número de elementos.

Idéias da divisão medir: quantos cabem em repartir: quantos para cada A divisão encerra duas idéias: medir: quantos cabem em repartir: quantos para cada

Situação-problema Dê exemplo de situações que requeiram a divisão. Crie situações que possam ser resolvidas pelas duas formas de divisão descritas acima.