ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

A Sombra do Imposto.
MEIA HORA: DE 0 A 120 MIL EM 10 MESES. Mercado de jornais no Rio em setembro de 2005 CLASSE A – O Globo e Jornal do Brasil CLASSE A – O Globo e Jornal.
A importância do planejamento
Nome do Município data. Nome do Município data.
Orientadora: Profa Dra Isa Maria Freire
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Mídia-kit e Proposta Comercial Programa Cases.
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
JORNALISMO CORPORATIVO
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Redes Sociais e Mídias na Educação
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
Características dos meios
Comunicação Empresarial
Soluções em Comunicação Social
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
Rede Ligado Plano de mídia.
Coordenadoria Regional Extremo Oeste
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
O que é Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
LANÇAMENTO PREMIUM CARE
Ferramentas de comunicação
Era Vargas.
Coordenação de Comunicação Balanço do segundo semestre Prof. Me. Cesar Bargo Perez 16 de dezembro de 2011Convênio.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 21 a 23 de Fevereiro de 2015.
Bom dia!. Há 10 anos no mercado, a Intermídia é uma das principais empresas de seu setor da região Desenvolve soluções completas e integradas de comunicação.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira, 27 de Março de 2015.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
 .
Assessoria de Imprensa
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.

relatório de comunicação Julho de 2014 /atividades realizadas /análise /resumo do clipping /redes sociais /avaliações.
História da Comunicação:
Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quarta-feira, 09 de maio de 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira, 18 de maio de 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira, 31 de maio de 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira, 05 de Junho de 2013.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Tipos de Comunicação.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2015.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
Desafios Profissionais e Protagonismo do Jovem Engenheiro Sindicato dos Engenheiros / SP – NOV/15 Farmacêutica Júnia Dark Vieira Lelis Diretora do Sindicato.
Apresentação ABA Novembro/2015.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
Rádio em situações de emergência e desastres. Uma comemoração mundial desde 2012 Dia Mundial do Rádio – impacto em 2015 Tópico de tendência mundial por.
Componentes do Jornalismo Online
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS. POLÍTICA NA REDE RECORDE DE INTERAÇÕES NAS REDES NO BRASIL CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Filiado à.
As redes sociais e organização no local de trabalho.
ATIVIDADE A Della Nina Assessoria começou o atendimento da Delikad em outubro de A partir desse momento foram desenvolvidas algumas ações, tais.
Transcrição da apresentação:

ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical

Espaço público de debate Imprensa como mediadora do debate público; Exclusão das minorias; Privatização do espaço público.

Grande Imprensa no Brasil Grandes jornais no Brasil: 1808 (junho) – Correio Braziliense (impresso em Londres) 1808 (setembro) – Gazeta do Rio de Janeiro (impresso no Brasil) 1821 (março) – Conciliador do Reino Unido (primeiro jornal privado) 1821 (junho) – Diário do Rio de Janeiro (primeiro jornal diário)

Imprensa Sindical no Brasil Jornais Sindicais no Brasil Início do Século XX – jornais operários no eixo Rio-São Paulo Voz do Trabalhador (órgão oficial nacional da Confederação Operária Brasileira, considerada a primeira central sindical do País). Até 1920 – grande número de jornais anarquistas. A partir da fundação do Partido Comunista (PC), surge uma imprensa partidária centralizada – Movimento Comunista (antes da criação do PC); 1923 – A Voz Cosmopolita (comerciários - RJ); 1925 – A Classe Operária.

O crescimento da Imprensa Sindical Década de 80 – explosão de jornais sindicais a 1990 – o Brasil foi o campeão de greves no mundo – tiragem recorde de 30 milhões de exemplares mensais de publicações sindicais regulares.

Imprensa Sindical Atual Até meados dos anos 90, a comunicação sindical se restringia à mídia impressa. Atualmente na TV, Rádio e Internet.

Ferramentas de Comunicação Mídia impressa - boletim, jornal, revista, clipping. Mídia eletrônica - rádio, TV, internet. Outros meios de divulgação carro de som, faixa, camiseta, broche, outdoor.

Objetivos da Imprensa Sindical Informar e formar; Convencer público alvo a participar ativamente das lutas da categoria e da política de modo geral; Mobilizar, passando a mensagem de que somente a ação coletiva poderá transformar; Levar à ação; Fazer disputas (representação, conteúdo); Questionar a comunicação oficial.

Imprensa sindical Comunicação Sindical versus Grande Imprensa Debate Político versus Poder Econômico

Potencial Subaproveitado A comunicação sindical é uma das maiores redações do País. Há um grande potencial subaproveitado ou utilizado de forma equivocada. A imprensa sindical é a maior das mídias alternativas (movimentos sociais, partidos políticos). Sua tiragem corresponde a 10% dos impressos no País, maior do que muitos jornais de circulação nacional.

Conteúdo edição A NECESSIDADE DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO Títulos que chamem atenção para a leitura. Intertítulos para quebrar a monotonia. Sutiã (pequenos textos de abertura). Janelas/Olhos - destacam partes do texto. Ilustrações e Fotos – usar legendas quando necessário.

Assessoria de Imprensa As assessorias de imprensa pautam a grande imprensa. É possível interferir na pauta sugerindo coberturas aos editores e repórteres. O assessor de imprensa tem acesso aos colegas jornalistas que atuam nos veículos da grande imprensa. Sindicato sem assessoria de imprensa terá mais dificuldades para pautar os meios. Assessoria interna/Endomarketing

Disputa de hegemonia  O tripé do sucesso: diretoria, militância e jornalistas. A comunicação é tarefa coletiva.  O jornalista sindical não é qualquer um. Ele não é neutro. Ele deve ser engajado, acreditar na luta que se desenvolve, porque trabalha para o público sindical - trabalhadores.  Disputa de classe e de hegemonia.

Quem financia o jornal  Os veículos da grande imprensa são financiados por anúncios;  Os interesses de mercado prevalecem em detrimento dos interesses públicos;  Interesses de empresa/audiência.

Redes Sociais Dinâmica das redes sociais e a interação globalizada com sociedade. Facebook; Twiter; Whatsapp; Instagram.

OBRIGADO