 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
Matemática para todos Educação Básica
É só colocar óculos para conseguir ver?
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
ensinando através de jogos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Análise de uma ferramenta ou recurso
A Função do Professor Articulador
Fgo. Maria José Neri.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
10 Competências do Professor Moderno
SILVANA BERBEL FERNANDES
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Tecnologias na Educação
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
UFRGS EAD. Olhos de quem brinca:a avaliação e a intervenção mediadora na cena lúdica Olhos de quem brinca:a avaliação e a intervenção mediadora na cena.
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
Investigar, ensinar e aprender
Universidade Estadual de Feira de Santana
Projeto Alicerces10 de julho de 2013 EB1 Afonsoeiro Avaliação da Implementação do Projeto Encontros Pedagógicos Projeto Alicerces.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
TÍTULO DO CURSO Capacitação Discente I 1. Motivação 2. Técnicas de Estudo 3. Controle do Estresse.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
PROJETO PROJETO : CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO. CURSOS RESPONSÁVEL:ERICA GOMES JUSTIFICATIVAS:DIFICULDADE EM PLANEJAR E ORGANIZAR. OBJETIVO:SER UMA PROFISSIONAL.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Transcrição da apresentação:

 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção pedagógica constante.

Faz-se necessário:  Desenvolvimento profissional para a equipe de professores.  Tempo adequado para planejamento e colaboração entre eles.  Turmas com um tamanho adequado para o desenvolvimento do trabalho.  Profissionais e auxílio técnico apropriado.

Alguns caminhos que o professor deve seguir  Planejar atividades que facilitem o sucesso do aluno, a fim de melhorar seu auto conceito e aumentar sua auto-estima.  Utilizar métodos variados.  Explicar ao aluno suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.  Não forçar o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido.

 Propor jogos na sala.  Procurar usar situações concretas, nos problemas.  Permitir o uso de uma calculadora.  Oferecer fácil acesso às tabelas e listas de fórmulas (não exija que o aluno memorize).

 Dar mais tempo para o aluno fazer a tarefa.  Utilizar recursos tecnológicos disponíveis.

Conclusão É um grande desafio identificar, diagnosticar e fazer as intervenções necessárias para que a aprendizagem do aluno seja satisfatória, para sua vida acadêmica e para sua auto estima. As dificuldades de aprendizagem, não só as de matemática, mas todas as outras, ainda é um assunto pouco explorado nas escolas. É preciso levar o tema para dentro da escola - não como assunto pontual, mas numa discussão permanente contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, visando o seu desenvolvimento integral.