MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

GESTÃO PÚBLICA E SEUS DIFERENTES MODELOS
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
A administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado* Luiz Carlos Bresser Pereira** *Texto apresentado à Assembléia Geral Resumida.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
MODELO RACIONAL Refere-se à tomada de decisão racional; o comportamento em uma organização racional não é aleatório nem acidental; as metas são claras.
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Delegação, centralização e descentralização
Dilemas da burocracia no campo das políticas públicas: neutralidade, competição ou engajamento? Maria Ceci Misoczky.
Teoria Neoclássica da Administração
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Abrangência do Planejamento
Gestão da Administração Pública
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
“Psicossociologia das Organizações”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
Liderança Escolar.
A Política de Gestão de Pessoas
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 03
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4° PARTE GOVERNO DE RESULTADO Prof. Eduardo Bezerra de Sousa
Fundamentos da estrutura organizacional
GESTÃO PÚBLICA E SEUS DIFERENTES MODELOS
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
ANA PAULA LUCENA Ma. Administração Pública
Funções de administração
Gestão por Competências
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Administração de Recursos Humanos II
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Conceitos de organização
Promover com excelência a educação,
Planejamento e Responsabilidade Social
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
Administração Pública I
Paradigmas da administração pública
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Gestão da Administração Pública
Reforma administrativa do aparelho do Estado Brasileiro
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Aula 4 Administração Pública: conceitos básicos.
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Ministério da Cultura.
Servidor como Agente da Ação Estatal
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Gestão Pública.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Gestão por competência
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão de Pessoas no Setor Público
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Orçamento.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MODELOS DE GESTÃO “(...) o conjunto de práticas administrativas postas em execução pela direção de uma organização para atingir seus objetivos”. (VENDRAMINI, 2007, p. 2) (...) a configuração dos modelos de gestão pública é influenciada pelo momento histórico e pela cultura política que caracterizam uma determinada época do país. (FIATES, 2007, p. 92):

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Conceito: “Aparelho de Estado organizado com a função de executar serviços, visando à satisfação das necessidades da população”; Objetivo: Colocar em prática funções políticas e serviços realizados pelo governo; Existe diferentes formas de atuação: Administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.

Estado Estado como um sistema político e uma organização. Sistema político: absoluto (séc. XV – XIX) – liberal (séc. XIX) – democrático (séc. XX). Organização: patrimonial (até o séc XIX) – burocrático (séc XX) – gerencial (final do séc XX)

MODELOS DE ADM. PÚBLICA Administração Pública Patrimonialista - O Estado é uma extensão do Poder do Soberano - Corrupção e Nepotismo. Administração Pública Burocrática - Surge como forma de combater a corrupção e o nepotismo. Foco interno: Carreira, hierarquias funcionais, formalismos.   Administração Pública Gerencial - Apoia-se na Adm. Burocrática. Foco no usuário-cidadão. Eficiência. Controle de Resultados.

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Administração Pública Patrimonialista Contexto: Estado Absoluto Características: Nepotismo e Corrupção Administração Pública Burocrática Contexto: Estado Liberal (Séc. XIX) Controle rígido dos processos Administração Pública Gerencial Contexto: Estado Democrático (Séc. XX) Estado deve gerar o bem estar comum

Reformas administrativas significativas do Estado Moderno Início na segunda metade do séc. XIX. Orienta a transição do Estado patrimonial para o Estado burocrático Reforma burocrática Orienta a transição do Estado burocrático para o Estado gerencial Reforma da gestão pública

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA Patrimonialismo: “O patrimonialismo é caracterizado, principalmente, pelo uso privado daquilo que é público,ou seja, a apropriação da coisa pública, do aparelho do Estado e do próprio Estado, por grupos de interesses, lobbies, partidos políticos e demais representantes corporativos interessados nas benesses propiciadas pelo poder público” (SOUZA, 2006).

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA Contexto: Estado absoluto: não havia necessidade de os monarcas separarem o seu patrimônio do patrimônio público. O aparelho do Estado funciona como extensão do poder do monarca; Servidores públicos com status de nobreza real; Os cargos funcionam como recompensas, o que gera nepotismo. Contribui para a prática de corrupção e controle dos órgãos públicos por parte do soberano.

CARACTERÍSTICAS As regras, normas e procedimentos são definidos em torno de objetivos e interesses pessoais e não em função dos objetivos organizacionais; A falta de intercâmbio com o ambiente externo (sociedade civil organizada, instituições, governos, etc) indica uma maneira peculiar de gerir o interesse público. Trata-se de organizações que existem em si mesmas e não em função de estarem prestando algum tipo de atendimento das necessidades públicas; A dimensão política é que rege o funcionamento da organização

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA Fonte: Souza, 2006

PERGUNTA O modelo de gestão patrimonialista acaba ferindo um princípio constitucional da administração pública. Qual?

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA Surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo; Auto-referente e autodefinem-se por fazer uma clara distinção entre patrimônio público e patrimônio privado; Controle rígido dos processos e ingresso à carreira pública; As regras se sobrepõem ao interesse da sociedade; Modelo adequado para atender as demandas de um Estado pequeno como era o caso do Estado Liberal.

Características: No modelo burocrático pressupõem-se a organização como um sistema fechado. Se fecha de acordo com as regras e procedimentos; A definição das estratégias organizacionais também está subordinada aos regulamentos e recebe a influência de quem domina as normas, leis e regras e detém as informações mais importantes decorrentes deste domínio.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA

Características do Estado Gerencial Tem com fonte inspiradora a prática de gerenciamento das empresas privadas; Orientada para o cidadão e para o resultado; Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança; Utiliza a estratégia da descentralização e do incentivo à criatividade e inovação; Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL

DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA E GERENCIAL Administração Burocrática Administração Gerencial É auto-referente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta eficiência envolvida; Acredita em uma racionalidade absoluta; Para evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com controle de procedimentos; Não existe confiança; É centralizadora, autoritária; Prega o formalismo, rigidez e rigor técnico. É orientada para o cidadão, se concentra nas necessidades e perspectivas do ciente-cidadão; Vê a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas; Indicadores de desempenho e controle dos resultados como instrumentos de combate ao nepotismo e a corrupção; A confiança é limitada, mas é suficiente para permitir a delegação; Prega a descentralização; Exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivo a criatividade e inovação FONTE: Hood (1991, 1995) apud MATIAS-PEREIRA (2009) com adaptações

REFERÊNCIAS FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. Modelos de Gestão e Gestão Pública: Livro Didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2007. MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública - foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2008. SOUZA, Antonio Ricardo de. Configurando Dimensões Organizacionais e Modelos de Gestão Pública: em Busca de um Instrumento de Análise de Gestão para as Agências Reguladoras. In: Anais EnAPG, São Paulo: 2006.