Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Advertisements

DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
Acidentes de Trabalho.
Higiene e Segurança do Trabalho
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Enfª do trabalho Jamilie Sena
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Auxílio Doença..
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Conceito, classificação e causas de acidentes
Saúde e segurança do trabalho
Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.
AULA 2015 Direito Previdenciário
Acidentes de Trabalho.
Auxílio Doença Autoras: Lícia Magalhães Raphaele Mestre Sueli Bedendo.
Coordenação-Geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional - CGSAT/DPSSO/SPPS/MPS Necessidades de Aprimoramentos.
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO REFORMULAR A LEGISLAÇÃO PARA PROTEGER A SAÚDE DO TRABALHADOR.
. Lei /2012 CONSIDERAÇÕES GERAIS Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS.
Reformas Constitucionais: Concessão e Atualização de Benefícios Previdenciários Fábio Souza Facebook/prof.fabiosouza.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA BPC versus TRABALHO Audiência Pública 06/06/2011 Câmara dos Deputados - Comissão Direitos Humanos e Minorias Maria Aparecida Gugel.
SAÚDE DO SERVIDOR  Afastamentos  Readaptação  Aposentadoria.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
Multirisco Eventos CONCEITO DO PRODUTO Produto único no Mercado Nacional Além da Responsabilidade Civil, que garante o reembolso das quantias que o segurado.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas.
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 9 APRESENTAÇÃO Módulo 9  Segurança do Trabalho  Responsabilidade Civil e Criminal.
Previdência Complementar. Economus BD com déficit equacionado e déficit adicional em torno de R$ 90milhões (valor dezembro /08) BD com déficit equacionado.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Entendendo o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) Planeje suas ações para Reduzir seus Custos.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 5. Exposição ou abandono de recém-nascido (art.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
1 "Sistemas de ERP nas Empresas " Como você classifica a sua empresa relativamente ao n.º de empregados?
O “boom” da indústria da construção e os acidentes de trabalho – oportunidades para a prevenção Vilma Santana Andrea Gouveia Maria Claudia Moura Gisel.
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE TPM TPM - Seg., Hig. e MA O principal objetivo desse pilar é acidente zero, além de proporcionar um sistema.
Fator Acidentário de Prevenção FAP SINDIQUIM - RS 23/10/2009.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Trabalho e Sofrimento Psíquico
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E SAÚDE Aline Freitas.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de portas, esquadrias e carpintaria.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
KLAIDE ELAINE DE ALMEIDA SOUZA ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS MEDIAÇÃO EM CONFLITOS.
Nova Metodologia de Cálculo do SAT-Seguro de Acidente de Trabalho Eng. Jaques Sherique Presidente da SOBES-RJ 1º Vice-Presidente do CREA-RJ Ex-Presidente.
Legislação aplicada à saúde dos trabalhadores
Acidente do Trabalho CONCEITO PREVENCIONISTA:
Transcrição da apresentação:

Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza

O art. 7º da Constituição da República, dispõe: Acidente de trabalho O art. 7º da Constituição da República, dispõe: XXVII – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

Equipara-se a doença profissional ou do trabalho. Acidente de trabalho É aquele que provoca lesão corporal, ou doença que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho; pode ocorrer no local de trabalho, a serviço da empresa e nos intervalos ou a caminho; Equipara-se a doença profissional ou do trabalho.

O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas: Ato inseguro É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. Ex. Ligar tomadas de aparelhos elétricos com mãos molhadas, se arriscar no trânsito em altas velocidades. Condição Insegura É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. Ex. Instalação elétrica com fios desencapados, guindastes com cabos deteriorados, locais de trabalho com pregos espalhados pelo chão.

Outras causas Operacionais: falhas de componentes materiais ou equipamentos, etc.; Ambientais: mudança climática, etc.; Organizacionais: treinamento, construção da instalações, etc.; Pessoais: erros, problemas de saúde, etc.

Acidente com máquina de corte

Seguro de Acidente de Trabalho Regulamentado no art. 22 da lei n. 8212/91, que estabelece a contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, para financiamento dos benefícios em razão do grau de incidência laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho. As alíquotas incidem sobre o total das remunerações no decorrer de um mês, aos segurados empregados e trabalhadores. 1% - risco leve; 2% - risco médio; 3% - risco grave.

Fator Acidentário de Prevenção (FAP) Poderá reduzir as alíquotas do seguro de acidente de trabalho até 50% ou aumentar em até 100%, em razão do desempenho da empresa em relação a sua respectiva atividade, no tocante à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Tipos de acidentes Acidente pessoal: o acidentado terá por consequencia uma lesão. Acidente de trajeto: ocorre no percurso da residência para o trabalho ou trabalho para residência. Lesão imediata: lesão que se verifica imediatamente após ocorrência do acidente. Lesão mediata (tardia): lesão que não se verifica imediatamente após a exposição à fonte da lesão – nexo causal. Incapacidade permanentemente total: perda total da capacidade de trabalho, inclusive a morte.

Tipos de acidentes Incapacidade permanente parcial: redução parcial do trabalho. Incapacidade temporária total: perda total da capacidade de trabalho que resulte um ou mais dias perdidos. Acidente sem perda de tempo: lesão que não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia do acidente. Dias perdidos: dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do 1º dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho. Dias debitados: são os dias que devem ser debitados devido a morte ou incapacidade permanente, total ou parcial do trabalhador.

Comunicação do Acidente de Trabalho CAT A empresa deve comunicar o acidente a Previdência Social até o 1º dia útil. Em caso de morte, avisar a Previdência social, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências.

Benefícios Auxílio-doença: segurado ao trabalhador que ficar incapacitado por mais de 15 dias consecutivos (art. 59 da lei 8.213/91). Até os 15 dias o empregador paga o salário do empregado, a partir do 16º a Previdência paga. Auxílio-acidente: indenização ao segurado que após consolidação das lesões decorrentes do acidentes, resultarem em seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Esse beneficio consiste numa renda mensal de 50% do salário de beneficio, não podendo ser acumulado com qualquer aposentadoria.

Benefícios Aposentadoria por invalidez: acidente resulta na incapacidade do trabalhador e for insusceptível de reabilitação profissional para o exercício de atividade que lhe garanta subsistência. Pensão por morte: acidentes que acarretam morte no trabalhador, seus dependentes receberão da Previdência pensão a partir da data do falecimento.

Morte por esmagamento

Acidente com amputação

Acidente com maquina de corte em uma gráfica, causando esmagamento da mão

Conseqüências do acidente de trabalho O trabalhador que acidentou-se no trabalho tem garantido, no mínimo de 12 meses, a manutenção do contrato, mesmo após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente do auxílio-acidente.

Relatório da análise de acidentes Documentação da análise e investigação de acidentes, cujo o objetivo é constituir um banco de dados internacional uniformizado. O Relatório é constituído das seguintes partes: Identificação da empresa que ocorreu o acidente; Perfil do acidente; Analise organizada do acidente, em ocorrência, consequencia e resposta.

Ocorrência Tipo de acidente, origem do acidente, substancia perigosa. Conseqüência Número de pessoas atingidas, tipo de pessoas atingidas, dano público. Resposta Emergenciais, continuas

Fotos de um dedo que foi decepado por uma furadeira