Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial Outubro de 2012. Cristina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Advertisements

Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
AS REGIÕES BRASILEIRAS
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
ANÁLISE COMPARATIVA SALARIAL PROFESSORES DAS REDES ESTADUAIS NO BRASIL.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
CONCEITOS IMPORTANTES
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Plano de Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial do Estado do Ceará Fevereiro
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – SETAS Superintendência de Políticas de Assistência Social –
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Termo de Aceite e Compromisso - SCFV
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
GESTÃO FINANCEIRA DO SUAS EM MATO GROSSO DO SUL: COFINANCIAMENTO E REPASSE FUNDO A FUNDO ENCONTRO ESTADUAL DOS GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial Outubro de Cristina Marques Coordenadora-Geral Substituta dos Servicos de Vigilância Socioassistencial – SNAS/MDS Censo SUAS 2011 Síntese de Resultados Brasil – Mato Grosso do Sul

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Mato Grosso do Sul Municípios segundo o Porte Populacional 78 municípios

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Mato Grosso do Sul Qtd MunicípiosPercentual Pequeno I5367,9% Pequeno II2025,6% Médio11,3% Grande45,1% Metrópole00% Total78100% Porte Suas - População 2010

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Gestão Municipal

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q1_De acordo com a estrutura administrativa do município o órgão gestor da assistência social caracteriza- se como % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Secretaria Municipal exclusiva da área de Assistência Social85,9%75,4%75,5% Secretaria Municipal em conjunto com outras políticas setoriais11,5%16,6% Fundação Pública0%0,4% Setor subordinado diretamente à chefia do Executivo2,6%4,7%4,6% Setor subordinado a outra secretaria0%2,9% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q3a_Constituição da área de Proteção Social Básica % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do Sul Demais Estados Sim, na estrutura formal do órgão gestor46,2%65,8%65,5% Sim, de maneira informal30,8%24,8%24,9% Não constituída23,1%9,4%9,6% Total100,0% q3b_Constituição da área de Proteção Social Especial % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Sim, na estrutura formal do órgão gestor39,7%38,9% Sim, de maneira informal34,6%27,7%27,8% Não constituída25,6%33,4%33,3% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q3f_Constituição da área de Gestão do SUAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do Sul Demais Estados Sim, na estrutura formal do órgão gestor38,5%57,4%57,1% Sim, de maneira informal35,9%25,1%25,2% Não constituída25,6%17,6%17,7% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q8_O órgão gestor da Assistência Social é responsável pela política de segurança alimentar e nutricional no município % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não64,1%60,5%60,6% Sim35,9%39,5%39,4% Total100,0% q9_A gestão do Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais, no município, é realizado pelo órgão gestor da Assistência Social % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não2,6%3,2% Sim97,4%96,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q11_O município possui Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social Demais Estados % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não28,2%8,4%8,7% Sim71,8%91,6%91,3% Total100,0% q12_Com que frequência o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) é atualizado % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Mais de uma vez por ano5,4%4,0% Anualmente32,1%53,0%52,8% Bienalmente7,1%10,0% De quatro em quatro anos51,8%31,2%31,4% Mais de quatro anos3,6%1,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q21_Nos últimos 12 meses, quantas visitas de técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) o município recebeu % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Nenhuma14,1%39,5%39,2% Uma62,8%24,8%25,3% Duas16,7%17,2% Três ou mais6,4%18,5%18,3% Total100,0% q23_Com que frequência os técnicos ou gestores municipais da assistência social participam de atividades de orientação-capacitação promovidas pelo Estado % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Nunca1,3%1,4% Raramente6,4%26,4%26,1% Frequentemente56,4%56,1% Muito frequentemente35,9%16,1%16,4% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q24_Com que frequência o Gestor Municipal de Assistência Social participa de reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Nunca0%36,6%36,1% Raramente12,8%37,0%36,6% Frequentemente41,0%18,8%19,1% Muito frequentemente46,2%7,7%8,2% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q27_O FMAS tem CNPJ próprio % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui64,1%52,1%52,2% Sim, como matriz26,9%39,2%39,0% Sim, como Filial9%8,8% Total100,0% q28_O FMAS é uma unidade orçamentária % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não2,6%9,2% Sim97,4%90,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q32_O ordenador de despesa do FMAS é % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados O Prefeito47,4%51,9%51,8% O Secretário(a) Municipal de Assistência Social50%41,0%41,1% Outro funcionário da Secretaria de Assistência Social1,3%2,0% Secretário ou técnico de outra área1,3%5.1%5,1% Total100,0% q36_Atualmente o município recebe recursos estaduais para o cofinanciamento da Assistência Social % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não recebe0%47,8%47,1% Sim, fundo-a-fundo82,1%27,3%28,1% Sim, via convênio3,8%14,3%14,1% Sim, por convênio e fundo-a-fundo14,1%10,6%10,7% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Mato Grosso do Sul Trabalhadores das Secretarias Municipais de Assistência Social Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS

BRASIL Trabalhadores das Secretarias Municipais de Assistência Social Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS

Trabalhadores das Secretarias Municipais de Assistência Social, segundo nível de escolaridade Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS

CRAS

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS CRAS que responderam ao Censo Suas 2011 Qtd.Percentual Mato Grosso do Sul1241,6% Demais Estados ,3% Total ,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q5_Situação do imóvel onde se localiza o CRAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do Sul Demais Estados Próprio da Prefeitura Municipal ou do governo do DF71,0%45,9%46,4% Alugado pela Prefeitura Municipal ou pelo governo do DF22,6%47,4%47,0% Cedido para a Prefeitura Municipal ou pelo governo do DF5,6%5,8% Outro0,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q6_O imóvel de funcionamento deste CRAS é compartilhado? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não80,6%75,6% Sim19,4%24,4% Total100,0% q7_1_Percentual de compartilhamento com a Secretaria da Assistência Social (apenas entre aqueles que são compartilhados) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não83,3%56,9%57,2% Sim16,7%43,1%42,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q10a_Acesso principal adaptado com rampas e rota acessível desde a calçada até a recepção do CRAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui23,4%24,4% Sim, de acordo com a Norma da ABNT (NBR9050)26,6%28,9% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT(NBR9050)50,0%46,7%46,8% Total100,0% q10b_Rota acessível aos espaços do CRAS (recepção, salas de atendimento e espaços de uso coletivo) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui33,1%20,2%20,4% Sim, de acordo com a Norma da ABNT (NBR9050)23,4%30,1%30,0% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT(NBR9050)43,5%49,7%49,6% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q10c_Rota acessível ao banheiro % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui32,3%29,0%29,1% Sim, de acordo com a Norma da ABNT (NBR9050)25,8%28,8% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT(NBR9050) 41,9%42,1% Total100,0% q10d_Banheiro adaptado para pessoas com deficiência % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui53,2%58,2%58,1% Sim, de acordo com a Norma da ABNT (NBR9050)29,0%23,6%23,7% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT(NBR9050) 17,7%18,3% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q12_12_Veículo de uso exclusivo % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não72,6%79,9%79,8% Sim27,4%20,1%20,2% Total100,0% q12_13_Veículo de uso compartilhado % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não26,6%29,5% Sim73,4%70,5% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q13b_Quantos estão conectados à internet no CRAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados 04,0%12,9%12,7% 18,9%28,0%27,7% 213,7%17,6%17,5% 319,4%14,2%14,3% 4 ou mais54,0%27,3%9,4% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q15_Este CRAS possui placa de identificação? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui2,4%4,3% Sim, conforme o modelo padronizado pelo MDS 87,1%78,7%78,8% Sim, em outro modelo, mas com o nome Centro de Referência de Assistência Social 9,7%16,3%16,2% Sim, em outro modelo, sem o nome Centro de Referência de Assistência Social 0,8%0,7% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q21_Este CRAS realizou no mês de AGOSTO DE 2011 grupos no âmbito do PAIF % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não11,3%26,6%26,3% Sim88,7%73,4%73,7% Total100,0% q31_Dos bairros que constituem o território de abrangência deste CRAS, quantos estão situados na zona rural? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Nenhum37,1%34,3% Todos8,1%10,2%10,1% Alguns54,8%55,6% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Formas de acesso do usuários aos CRAS Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Média Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados q38_1_Por procura espontânea q38_2_Por busca ativa q38_3_Por encaminhamento da rede socioassistencial q38_4_Por encaminhamento das demais políticas públicas e-ou Sistema de garantia de direitos Mato Grosso do Sul56,6718,3013,7311,31 Demais Estados49,1422,0514,9212,78 Total49,2721,9914,9012,76

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS CREAS

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS CREAS que responderam ao Censo Suas 2011 Qtd.Percentual Mato Grosso do Sul612,9% Demais Estados ,1% Total %

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Sede de CREAS Regional Vinculado a CREAS Regional CREAS Municipal Não possui cobertura de CREAS AC 45%55%100% AL7%36%44%13%100% AM 53%47%100% AP38%63%100% BA0%1%43%56%100% CE1%4%54%41%100% DF 100% ES59%41%100% GO 40%60%100% MA1%3%51%46%100% MG0%1%24%75%100% MS77%23%100% MT 30%70%100% PA3%7%55%35%100% PB9%32%33%26%100% PE5%22%59%14%100% PI 23%77%100% PR28%72%100% RJ 72%28%100% RN30%70%100% RO 31%69%100% RR40%60%100% RS0%2%18%80%100% SC28%72%100% SE 43%57%100% SP27%73%100% TO 17%83%100% Total1%4%34%62%100% CadSUAS jun/12

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q5_Situação do imóvel onde se localiza o CREAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Próprio da Prefeitura Municipal/DF37,7%26,3%26,6% Alugado pela Prefeitura Municipal/DF60,7%65,7%65,5% Alugado pelo Governo Estadual0%1,1% Próprio do Governo Estadual1,2% Cedido para a Prefeitura Municipal/DF por órgãos/unidades públicas 1,6%3,2%3,1% Cedido para a Prefeitura Municipal/DF por entidades/instituições privadas 0%1,2%1,1% Outros0%1,4%1,3% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q6_O imóvel de funcionamento deste CREAS é compartilhado? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não70,5%68,9%69,0% Sim29,5%31,1%31,0% Total100,0% q7_1_Percentual de compartilhamento com a Secretaria da Assistência Social (apenas entre aqueles que são compartilhados) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não55,6%70,4%70,0% Sim44,4%29,6%30,0% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q10a_Acesso principal adaptado com rampas e rota acessível desde a calçada até a recepção do CREAS % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui52,5%33,6%34,1% Sim, de acordo com a Norma da ABNT9,8%20,3%20,0% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT 37,7%46,1%45,9% Total100,0% q10b_Rota acessível aos principais espaços do CREAS (recepção, sala de atendimentos e sala(s) de uso coletivo) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui45,9%25,1%25,7% Sim, de acordo com a Norma da ABNT6,6%21,2%20,8% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT 47,5%53,7%53,5% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q10c_Rota acessível ao banheiro % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui54,1%35,1%35,6% Sim, de acordo com a Norma da ABNT8,2%19,7%19,3% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT37,7%45,3%45,0% Total100,0% q10d_Banheiro adaptado para pessoas com mobilidade reduzida (idosos, pessoas com deficiência, etc.) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui82,0%69,5%69,8% Sim, de acordo com a Norma da ABNT4,9%14,0%13,7% Sim, mas não estão de acordo com a Norma da ABNT13,1%16,6%16,5% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q12_11_Veículo de uso exclusivo % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não60,7%75,6%75,2% Sim39,3%24,4%24,8% Total100,0% q12_12_Veículo de uso compartilhado % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não34,4%28,9%29,0% Sim65,6%71,1%71,0% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q15_Este CREAS possui placa de identificação? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não possui4,9%10,0%9,9% Sim, conforme o modelo padronizado pelo MDS 73,8%68,3%68,4% Sim, em outro modelo, mas com o nome “Centro de Referência Especializada de Assistência Social” 19,7%20,6% Sim, em outro modelo, sem o nome “Centro de Referência Especializada de Assistência Social” 1,6%1,1% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q24_Nesta unidade há profissionais que já participaram de capacitação no tema crack, álcool e outras drogas? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não42,6%29,9%30,3% Sim57,4%70,1%69,7% Total100,0% q25_Este CREAS desenvolve alguma atividade específica para usuários dependentes de substâncias psicoativas, em situação de risco pessoal e social? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não42,6%58,6%58,2% Sim57,4%41,4%41,8% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q27_Este CREAS realiza o serviço especializado em abordagem social? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não39,3%38,5% Sim60,7%61,5% Total100,0% q28_Caso sim, a equipe deste CREAS realiza a abordagem social % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Apenas com crianças e adolescentes8,1%11,1%11,0% Apenas com jovens, população adulta e idosos 10,8%6,1%6,3% Com crianças, adolescentes, jovens, população adulta e idosos 81,1%82,8%82,7% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS q31_Este CREAS realiza o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC) % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não8,2%32,9%32,1% Sim91,8%67,1%67,9% Total100,0% q50_Este CREAS atende público de outro município? % Comparação Mato Grosso do Sul - Demais Estados Comparação Mato Grosso do Sul – Demais Estados Total Mato Grosso do SulDemais Estados Não85,2%77,8%78,0% Sim14,8%22,2%22,0% Total100,0%

Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial - MDS Obrigada! Coordenação-Geral dos Serviços de Vigilância Social