Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO 14001 Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Sustentabilidade como fonte de Vantagens Competitivas EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis Profa.Adriana Marotti 10/04/2015.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Modelo de Apresentação Oral de Artigos do IX CONAC & CONES – 2015 Nome do Autor A Formação (Graduando, Graduado em...) – Instituição a qual pertence –
ANÁLISE DO SISTEMA DE COMPRA DA MATÉRIA-PRIMA EM UM FRIGORÍFICO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Pesquisa Social.
Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.
Introdução a Pesquisa Científica
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo: Ana Letícia Mezencio.
CURSO: AUDITORIAS INTEGRADAS DE QSMS SERGIO PINTO AMARAL DOUTOR EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL MSC. TECNOLOGIA AMBIENTAL ENGENHEIRO DE SEGURANÇA ENGENHEIRO.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - BOONS, F. et al. Sustainable innovation, business models and economic.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ISO
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
TRABALHANDO PRA VOCÊ O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Sustainability indexes: why join in? A study of the Corporate Sustainability Index (ISE) in Brazil.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
Sustentabilidade como fonte de Vantagens Competitivas EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis Profa.Adriana Marotti 10/04/2015.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Perigos. Objetivo Aplicar os fundamentos de identificação e análise dos perigos.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção v.13, n.3, p , set.-dez EAD5961 – Gestão de Operações Sustentáveis Lorena Gamboa Abadia

Autores Gilberto Jesus Avila Engenharia de produção pela UniSinos (1997) Mestrado em Administração pela UniSinos (2006) Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEEVALE (2014) Desempenho de operações, processo de operações, administração de empresas, estratégia de operações, gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de manutenção industrial e gestão de saúde e segurança. Ely Laureano Paiva Engenharia Mecânica pela UFRGS (1986) Mestrado em Administração pela UFRGS (1994) Doutorado em Administração pela UFRGS (1999) Estratégia de operações, operações sustentáveis, internacionalização de operações. Ex-editor do Journal of Operations and Supply Chain Management. Atual Professor Adjunto da Fundação Getúlio Vargas – EAESP.

Journal Subject Area: Business, Management and Accounting | Engineering ▫Índice H: 8 ▫Índice H5: 5

Artigo Antecedentes ▫37 publicações de referência Descendentes ▫32 citações no Google Scholar ▫4 citações Scielo (desde 2012)

Questão Analisar os processos e identificar resultados obtidos por empresas brasileiras após certificação na norma ISO Identificação dos fatores relacionados aos processos de operação e desempenho das operações e análise dos resultados.

Estrutura Conceitos Relacionados à Gestão Ambiental ▫referenciais teóricos e conceitos que direcionaram a pesquisa, relacionando sistemas de gestão ambiental a referenciais teóricos de operações sustentáveis. Método e Procedimentos de Pesquisa ▫análises quantitativa e qualitativa e a integração entre elas. Resultados ▫apresenta as análises quantitativa e qualitativa e a discussão sobre a possível complementaridade entre os resultados. Conclusão ▫considerações finais, limitações e sugestões para trabalhos futuros.

Método Quantitativo + Qualitativo Os resultados da etapa quantitativa foram usados com o referencial teórico para elaborar o roteiro de entrevista a ser utilizado na análise qualitativa. A análise qualitativa foi realizada para aprofundar os resultados da quantitativa, tendo como base a complementaridade dos métodos sugerida por Bryman (1988). Amostragem: empresas brasileiras com certificação ISO

Método - Análise quantitativa Banco de dados com resultados de questionário respondido por gerentes ambientais das empresas Questionário do Projeto DEVISO Disponibilizado e respondido através do site ou , após aceitação por parte da empresa. Amostragem: 100 empresas de um universo de 638 empresas certificadas segundo base de dados do INMETRO (2006) Apresenta graduação de - 2 para a alternativa “discordo totalmente” e graduação de + 2 para a alternativa “concordo totalmente”. Para realização da análise estatística, esta graduação foi transformada para valores de 1 a 5. ?

Método - Análise quantitativa Análise fatorial e comparação entre médias. Antes da análise fatorial, foi feita uma verificação para detectar a presença de outliers, e estes foram excluídos da análise (processos de operação=7 e desempenho das operações=5 outliers). Também foi testada a existência de multicolinearidade entre as variáveis pelo fator VIF (Variance Inflation Factor) > nenhuma variável foi excluída. A partir dos construtos da análise fatorial, realizou-se uma determinação da média por componente e da média do construto. Depois, foi realizada uma comparação entre as médias dos construtos, pelo teste t de médias emparelhadas, para verificar qual apresentava maior desempenho.

Método - Análise qualitativa 2 empresas participantes da pesquisa quantitativa, setor químico e setor metal mecânico. ▫Setores com maiores percentuais de empresas certificadas; ▫Localização e facilidade de acesso. Entrevistas com questões abertas aos gerentes ambientais. Gravadas e interpretadas pelo método de análise explicativa do conteúdo. Breve questionário com questões fechadas sobre as condições da entrevista e do entrevistador. Texto produzido a partir da entrevista foi disponibilizado aos entrevistados para aprovação.

Resultados da análise fatorial dos Processos de Operação ?

Resultados da análise fatorial do desempenho das operações

Resultados para Processos de Operação A análise descritiva mostrou uma hierarquia com relação ao desempenho máximo proporcionado pela escala para cada fator. Maior média: fator Gerenciamento Ambiental A principal consequência da certificação ISO sobre os processos de operações foi um sistema de gerenciamento consolidado.  Resultado verificado em ambas as análises (quali-quanti) O segundo fator foi fornecedores. A preocupação com a cadeia de fornecimento é exigência da norma. Apesar disso, estratégias de suprimento não foram mencionadas pela empresa do setor metal mecânico.

Resultados para Processos de Operação Terceiro fator foi reciclagem.  Pequena preocupação com logística reversa e adaptações de processos para desmontagem de produtos ou partes de produtos. Empresa do setor metal mecânico: coleta seletiva dos resíduos de operação. Empresa setor químico apresentou posicionamento técnico e comercial mais alinhado com atividades de logística reversa.  Reciclagem de resíduos é utilizada como fonte para pesquisa e desenvolvimento de outros produtos menos nobres. Menor média: cooperação.  Pouco investimento estrutural

Resultados para Desempenho das Operações Fator de maior média: Imagem. Stakeholders - interesse pelas questões ambientais e de responsabilidade social. Clientes – valorização do produto. Aumento do comprometimento interno. Segundo fator: cumprimento de padrões. Facilidade de seguir padrões e regulamentações. Adequação dos processos. Obs.: Empresas ressaltaram que o Sistema de Gestão da Qualidade existente auxiliou na implantação do SGA.

Resultados para Desempenho das Operações Terceiro fator: resíduos tóxicos. Eliminação de matérias-primas tóxicas e redução da toxicidade de emissões e resíduos antes que deixem o processo de produção. Quarto fator: uso eficiente. Quanti: pouco investimento em implantação de técnicas direcionadas ao uso eficiente de insumos e matérias- primas. Quali: As duas empresas reportaram melhorias de desempenho a partir do uso eficiente em etapas da cadeia de fornecimento. Obs.: não houve diferenças estatisticamente significantes entre os fatores Resíduos Tóxicos e Uso Eficiente.

Conclusões A análise dos processos de operação e do desempenho das operações apresentou resultados estatisticamente confiáveis e apontou para 4 fatores respaldados por significância estatística. A análise dos resultados a partir da cadeia de valor confirma o pressuposto de que a melhoria do desempenho ambiental é consequência das mudanças ocorridas nos processos operacionais.

Conclusões O SGA pode ser visto como uma ferramenta para facilitar o equilíbrio de trade-offs entre as necessidades de resultados de produção e as necessidades ambientais. A certificação na ISO pode ser um mecanismo para estabelecer os métodos de realimentação de todo o sistema para obtenção dos resultados. Obs.:o tamanho das amostras foi considerado como limitado para a generalização.