Prof. Gustavo Fernandes de Lima Sistemas Numéricos e Códigos Capítulo 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Advertisements

Conceitos fundamentais
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Prof. Wanderley
Eletrônica Digital Códigos Binários
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
Base de um Sistema de Numeração
CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima.
Sistemas de Numeração Sistemas Numéricos de Interesse
Operações Aritméticas em Binário
Formadora: Patrícia MateusArquitectura de Computadores – Técnico de Sistemas Nível 3 1 Sistemas de Numeração ARQUITECTURA INTERNA DE COMPUTADORES.
Arquitectura de Computadores – Técnico de Sistemas Nível 3
Numeração.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Codificação de Sinais Universidade Federal do Pará
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Aulas 6 e 7 (continuação): Suficiência da Portas NAND e NOR
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Sistemas de Numeração Métodos para representar quantidades
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 2 Variáveis e Atribuições.
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Aula /08/2013 Professor Leomir J. Borba- –
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /08/2013 Professor Leomir J. Borba- –
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 3 - continuação 1 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Codificadores e Decodificadores
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 1. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 2. ARITMÉTICA BINÁRIA
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL
Sistema Numérico e Representações
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Sistemas de Numeração Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Codificação Daniel Vieira.
Organização e Arquitetura de Computadores A.L.Lapolli – Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo: Objetivo: Conhecer os sistemas.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Prof.: Jean Carlo Mendes
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Circuitos Lógicos Combinacionais Capítulo 4
CARTÕES PERFURADOS (PUNCHED CARDS) O objetivo deste trabalho é selecionar um modelo de cartão perfurado, e apresentar como os dados eram armazenados e.
Somadores e Multiplicadores
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
Aula 5 Bases Num é ricas Prof. Filipe Mutz.. Bases Numéricas São sistemas de organização de medidas em que unidades são organizadas em grupos com um tamanho.
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :19 1 Respostas: 1. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
|PAULANINA| Byte Bits. Bits/Bytes Os computadores só “percebem ” o que lhes dizemos através de impulsos elétricos, que PODEM SER representados por: 1.
LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO I Antônio Brangioni Aula 06 UnisulBahia.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
STC5 PROFESSORA: HELENA OLIVEIRA CURSO EFA AEOH MIGUEL ALMEIDA RODRIGO SAMBENTO Sistema Binário Rodrigo Sambento Miguel Almeida 1 Sistema Binário.
Banco de Dados para Redes– Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Transformada de Laplace (Parte 2)
Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 4. Sistemas de Numeração Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo.
Numeração Binária ESCOLA SENAI "ROBERTO SIMONSEN“ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES Matemática para Telecom – Aula 01  Usa somente Zero (0) e Um (1) para.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações
STC 5 Professora Helena Oliveira Curso EFA AEOH Fábio Rodrigues Rafael Lourenço.
Subtratores e Comparadores
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 7. Conversão de Bases Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha
Transcrição da apresentação:

Prof. Gustavo Fernandes de Lima Sistemas Numéricos e Códigos Capítulo 2

slide 2© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Os temas abordados nesse capítulo são: Conversão entre sistemas numéricos. Decimal, binário, hexadecimal. Contagem hexadecimal. Representação de números decimais com o código BCD. Prós e contras do uso do BCD. Diferenciação entre o BCD e o binário puro. Finalidade dos códigos alfanuméricos (ex., o código ASCII).

slide 3© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.1 Conversões de Binário para Decimal Converter binário em decimal através da soma das posições que contêm um 1: Exemplo com um maior número de bits:

slide 4© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Com o método double-dabble evita-se a adição de números grandes e o acompanhamento dos pesos das colunas, através do seguinte procedimento: 1. Anote o 1 da extrema esquerda no número binário. 2. Dobre-o e acrescente o bit seguinte da direita. 3. Anote o resultado sob o próximo bit. 4. Continue com as etapas 2 e 3 até terminar o número binário. 2.1 Conversões de Binário para Decimal

slide 5© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Os números binários verificam o método double-dabble. 2.1 Conversões de Binário para Decimal

slide 6© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Questões para revisão Converta o binário em seu equivalente decimal somando os produtos dos dígitos e pesos = Qual é o peso do MSB de um número de 16 bits? 2 15 = Repita a conversão na questão 1 usando o método double- dabble. 1  2  4  8  17  35  70  141  283  566   Conversões de Binário para Decimal

slide 7© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.2 Conversões de Decimal para Binário Trata-se de um processo inverso ao descrito em 2.1. Todas as posições devem ser contabilizadas. Outro exemplo:

slide 8© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Divisão repetida Divida o número decimal por 2. Escreva o restante após cada divisão até obter o quociente 0. O primeiro restante é o LSB. O último é o MSB. 2.2 Conversões de Decimal para Binário

slide 9© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.2 Conversões de Decimal para Binário

slide 10© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Converta em binário: 2.2 Conversões de Decimal para Binário

slide 11© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Questões de revisão Converta em binário usando os dois métodos apresentados = = Converta em binário usando os dois métodos apresentados. Verifique sua resposta, fazendo a conversão de volta para decimal = = Quantos bits são necessários para contar até 1 milhão em decimal? 2 19 = e 2 20 = Conversões de Decimal para Binário

slide 12© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. O hexadecimal permite a manipulação de longas cadeias binárias, utilizando grupos de 4 bits - base 16. Possui dezesseis símbolos possíveis: 0-9 e A-F. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal

slide 13© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Relações entre os números hexadecimais, decimais e binários. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal

slide 14© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. A conversão de hexa para decimal é feita através da multiplicação de cada dígito hexadecimal por seu peso posicional. Em um segundo exemplo, o valor 10 é substituído por A e o 15 é substituído por F. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de hexa em decimal

slide 15© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. A conversão de decimal para hexadecimal, utilizando-se o método de divisão repetida (idem 2.2), ocorre através da divisão do número decimal por 16. O primeiro restante é o LSB. O último é o MSB. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de decimal em hexadecimal

slide 16© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Converta para hexadecimal: 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de decimal em hexadecimal

slide 17© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Converta para hexadecimal: 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de decimal em hexadecimal

slide 18© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Cada dígito hexa é convertido no equivalente bináiro de 4 bits (Tabela 2.1). Os zeros à esquerda podem ser adicionados à esquerda do MSB para preencher o último grupo. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de hexa em binário

slide 19© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Para converter binário para hexadecimal, deve-se agrupar os bits em quatro, começando-se com o LSB. Cada grupo é, então, convertido no hexadecimal equivalente. Os zeros à esquerda podem ser adicionados à esquerda do MSB para preencher o último grupo. 2.3 Sistema de Numeração Hexadecimal Conversão de binário em hexa

slide 20© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Questões para revisão Converta 24CE 16 em decimal. 24CE 16 = 2 x x C x E x 16 0 = Converta em hexa e, em seguida, em binário = C2D 16 = = Converta em hexa = 97B Sistema de Numeração Hexadecimal

slide 21© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.4 Código BCD BCD (binary-coded-decimal) é uma maneira muito utilizada de apresentar números decimais em formato binário. Combina características dos sistemas decimal e binário. Cada dígito é convertido em um binário equivalente. BCD não é um sistema numérico. É um número decimal com cada dígito codificado para seu equivalente binário. Um número BCD não é o mesmo que um número binário direto. A principal vantagem do BCD é a relativa facilidade de conversão em decimal e vice-versa.

slide 22© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Converta o número para BCD. Cada dígito decimal é representado por 4 bits. Cada grupo de 4 bits não pode ser superior a 9. Outro exemplo: 2.4 Código BCD

slide 23© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Converta (BCD) em seu equivalente decimal. 2.4 Código BCD

slide 24© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Exemplo: = (binário) = (BCD) 2.4 Código BCD Comparação entre BCD e binário puro

slide 25© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.4 Código BCD Questões para revisão Represente o valor decimal 178 no seu equivalente binário puro. Em seguida, codifique o mesmo nº em BCD e (BCD) Quantos bits são necessários para representar, em BCD, um nº decimal de oito dígitos? 32 Qual a vantagem da codificação em BCD de um nº decimal quando comparada com o binário puro? E qual é a desvantagem? Conversão mais fácil/código BCD requer mais bits.

slide 26© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.6 Relações entre as Representações Numéricas Números decimais 1 – 15 em binário, hexa, BCD e Gray.

slide 27© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.8 Códigos Alfanuméricos O código alfanumérico representa todos os caracteres e as funções encontrados em um teclado de computador: 26 letras minúsculas e 26 maiúsculas, 10 dígitos, 7 sinais de pontuação, de 20 a 40 outros caracteres. O código alfanumérico mais utilizado é o ASCII - American Standard Code for Information Interchange (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). Trata-se de um código de 7 bits: 2 7 = 128 possíveis grupos de código. Pode ser utilizado para transferir informações entre computadores, entre computadores e impressoras e para armazenamento interno.

slide 28© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. ASCII - American Standard Code for Information Interchange (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações) 2.8 Códigos Alfanuméricos

slide 29© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Bibliografia TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L.. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011.

slide 30© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Fim O B R I G A D O