Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Máscaras Africanas.
Advertisements

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Currículo /Educação Física
Rotina na Alfabetização:
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
João Tarcísio Alves Maia Filho
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso de Teoria Musical
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
John Dewey ( ).
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Construindo o futuro do seu filho!
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
TEORIA MUSICAL Iniciante
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
Música Medieval.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
O PODER DO SILÊNCIO (Automático) Eckhart Tolle.
A Importância da musicalização
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
Aperfeiçoamento Teórico
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
A Arte na Literatura de Cordel
Prof. José Roberto Medina
Educação Especial: Surdez
Etapas de uma sequência didática
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Instruções para realização de ditados
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Aula 1 Modos. Modos Litúrgicos São escalas diatônicas que guardam entre seus graus os intervalos de um tom ou um semitom. Têm nomes de povos gregos e.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
DE TRAMAS E FIOS Marisa Trench Oliveira Fonterrada Apresentação da página Diego Wilxenski.
Professor Hudson de Paula
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
TRABALHO COLABORATIVO
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
Por Josiane da Conceição Paulo
Currículos e Programas
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
CACILDA BORGES BARBOSA (1914 – 2010)
DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Transcrição da apresentação:

Zoltan Kodály

Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Filho de músicos amadores desde pequeno aprendeu tocar piano, violino e cantava o coro da igreja. Filho de músicos amadores desde pequeno aprendeu tocar piano, violino e cantava o coro da igreja.

Música antes de Kodaly Música húngara sofre declínio após invasões, o marco deste declínio foi o chamado “desastre de Mohács”, ocupação dos turcos em Música húngara sofre declínio após invasões, o marco deste declínio foi o chamado “desastre de Mohács”, ocupação dos turcos em Final do século XVIII e início do século XIX retorna a preocupação com a cultura do país. Na música isso ocorre principalmente com os trabalhos de Lizst e Erkel. Final do século XVIII e início do século XIX retorna a preocupação com a cultura do país. Na música isso ocorre principalmente com os trabalhos de Lizst e Erkel. Música utilizada por Lizst era uma adaptação das musicas folclóricas originais húngaras. Música utilizada por Lizst era uma adaptação das musicas folclóricas originais húngaras. As verdadeiras fontes folclóricas foram desvendadas por Kodály, Bartók e sua equipe. As verdadeiras fontes folclóricas foram desvendadas por Kodály, Bartók e sua equipe.

A pesquisa musicológica. Muitos compositores sentiam que o sistema tonal caminhava para o fim e o renascimento da música estava na exploração de antigos sistemas, como modal e o pentatônico tão fundamentais na música folclórica húngara. Muitos compositores sentiam que o sistema tonal caminhava para o fim e o renascimento da música estava na exploração de antigos sistemas, como modal e o pentatônico tão fundamentais na música folclórica húngara. Folclore passa a ser a fonte de cultura do povo Folclore passa a ser a fonte de cultura do povo Trabalho divido em quatro fases: coleta de material, classificação, transcrição e publicação. Teve inicio em 1905 e Bartók se juntou um ano depois. Trabalho divido em quatro fases: coleta de material, classificação, transcrição e publicação. Teve inicio em 1905 e Bartók se juntou um ano depois. Cerca de cem mil canções coletadas em aproximadamente 60 anos. Cerca de cem mil canções coletadas em aproximadamente 60 anos.

Com o fim da segunda guerra se abre espaço para as idéias revolucionarias de Kodály e Bartók. Material folclórico é utilizado como base para livros didáticos em educação musical e começam a se proliferarem com o apoio da no República Popular Húngara. 1954: Criação do Instituto de Pesquisas Folclóricas, do qual Kodály era presidente, aumenta o índice de produtividade em pesquisa.

Aplicações: Arte: Pesquisas de Kodály e Bartók em relação ao estilo da musica folclórica possuíam focos diferentes. Bartók: Foco geográfico. Bartók: Foco geográfico. Kodály: Foco histórico. Kodály: Foco histórico. Pesquisas se completavam.

Ensino: Método encontrado por Kodály e Bartók para reconstruir a identidade baseou-se em dois princípios: Desenvolver a musicalidade de todo o povo; manter a cultura musical “natural.” A idéia era trazer a música para o cotidiano das pessoas, proporcionar o enriquecimento da vida, valorizando os aspectos criativos e humanos. Primeiro passo era a alfabetização musical para todos. Propunha reforma educacional em todos os níveis da educação. Ênfase era colocada no canto em grupo e o material utilizado era canções folclóricas nacionalistas.

O método: O objetivo é ensinar o espírito do canto, além da alfabetização musical, trazendo a música para o cotidiano de todos. Desenvolvimento curricular inclui: leitura e escrita da música, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical. A consciência rítmica nas crianças é desenvolvida através de movimentos e jogos. Para notação rítmica Kodály utiliza uma única linha, na qual se colocam os valores.Ao ouvir uma frase as crianças respondem criando suas próprias frases. Ritmo não é ensinado separado da melodia. Canto é baseado em modelos melódicos simples que provêm do repertorio folclórico húngaro, quase sempre baseado em escalas pentatônicas.

Intervalo mais assimilável pelas crianças é a terça menor descendente Ensino baseia-se no canto em grupo e no solfejo Escala utilizada até a criança estar no quinto grau (6ª série do ensino médio) é a pentatônica menor, e posteriormente esse material se expande para outras organizações, como as escalas modais. Quando a escala pentatônica e os intervalos estão assimilados, os alunos já são capazes de fazerem leitura à primeira vista. Vocabulário se amplia até as escalas maior, somente depois disso os acidentes serão apresentados. Utiliza-se da manossolfa: sistema que alia sinais manuais à notas musicais Tonic Solfa: método que trabalha a leitura relativa das notas, onde os nomes do, ré, mi, fá, sol, lá e si, são dados para a escala maior em qualquer tonalidade.

Manossolfa

Tonic Solfa

Sistema Kodály são adaptações de propostas existentes em outros países planejadas de forma gradativa e coerente. Componentes: Sistema de símbolos de duração rítmica Sistema de altura relativa Sistema de sinais manuais que auxiliam o solfejo. No Brasil o sistema é difundido pela Sociedade Kodály do Brasil, que oferece cursos regulares de curta duração e buscam equivalências do folclore brasileiro às constantes encontradas nas canções húngaras.