Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Parábolas de Jesus.
Prof. José Antônio Meister
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Cristiane jonas Francisconi
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
OS TRÊS PORQUINHOS.
Projeto Interdisciplinar
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução INTRODUÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Relatório da atividade
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
MÓDULO 12 A Construção do numero.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS.
Alfabetização e Letramento
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Uma WebQuest de português para o 1º ano
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PROJETO OS ANIMAIS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Um país se faz de homens e livros”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Transcrição da apresentação:

Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros

COMISSÃO A comissão ARTE –FÍSICA é responsável pela utilização de recursos audiovisuais, por meio de cinema, música, teatro e manifestações artísticas de maneira geral, com a finalidade de tornar a física mais atraente e próxima do nosso cotidiano, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.

Proposta 1: “Speed of Sound” Objetivos: Promover o diálogo dando aos alunos a oportunidade de participar de forma mais ativa e reflexiva do processo de aprendizagem; Construção de conceitos (natureza das ondas); Despertar o interesse e a curiosidade a respeito da física; Mostrar que a física faz parte do nosso cotidiano; Estimular a criatividade.

Metodologia 1 º Momento: Apresentação e problematização da música Speed of Sound (Coldplay), por meio do videoclipe e distribuição de cópias impressas da letra da música com sua respectiva tradução.

Problematização Perguntas sugeridas: Que mensagem o autor quis passar com esta canção? O que vocês entenderam dela? Poderíamos relacionar algumas palavras da música à Física?Quais? Será que existe diferença entre som e barulho?Ou eles são a mesma coisa? Já aconteceu de vocês estarem ouvindo música e alguém reclamar do som ou do barulho? E como vocês acham que o som chega aos nossos ouvidos?

TRECHO: “o sinal que eu não poderia ler ou a luz que eu não poderia ver.”

2º Momento: Realização de uma pesquisa direcionada e em grupo, com os seguintes temas: explicação do funcionamento do celular e o funcionamento da televisão através de ondas eletromagnéticas. OBS: Como a pesquisa é direcionada deve-se se sugerir algumas bibliografias.

Sugestões site dispõe de material em áudio, segue incluso o guia do professor. O professor pode disponibilizar este material para os estudantes.) cartilhas-uca.3-propagação-de-ondas.pdf No término da pesquisa, cada aluno entregue um trabalho referente à mesma, em forma de texto. E em grupo, apresentem uma paródia, produzida por eles, a respeito do tema da referida pesquisa.

3º Momento: Com a turma ainda dividida em grupos, podemos desenvolver uma discussão a respeito dos seguintes questionamentos: Vocês acham importante conhecer sobre o mundo em que vivemos? Qual o papel da Física nisso? O que vocês acharam desta experiência (Música em aula de Física, pesquisa e produção de paródia)?

Proposta 2: “Tendo a Lua” Promover significância ao conteúdo abordado, Relacionar cotidiano, arte e física. Tornar a aula mais dinâmica e interativa, Estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos;

Metodologia 1º Momento: Transmissão áudio visual do vídeo clipe e distribuição da letra da música “Tendo a Lua” (Paralamas do Sucesso), leitura e problematização da música em grupo.

Problematização

Sugestões È conveniente que o professor no momento que for questionar os alunos a respeito de Ícaro e de Galileu, traga alguma informação a respeito deles, pois os alunos podem não ter nenhuma conhecimento sobre Ícaro e Galileu. (não devem ter caráter genial) Um aspecto relevante e que também se adéqua nessa proposta é uma discussão, sobre a ida do homem a lua. Sendo interessante indagar a turma de como eles imaginam que seja a lua. O professor pode distribuir papel, tinta, lápis de cor, para que os alunos desenhem como pensam que seja a lua vista de perto. A partir disto é conveniente que o professor retorne a falar de Galileu e seus primeiros registros da lua, mostrando imagens das “Luas de Galileu”

O professor pode incentivá-los a comparar seus desenhos com os de Galileu e retomar a discussão da ida dos militares a lua. O que torna conveniente mostrar um vídeo dos militares na lua e enfatizar a maneira como eles se movem lá, retornando ao tema gravidade, discutindo a diferença entre a gravidade da Lua e da Terra. Como maneira de avaliar os alunos, sugerimos que os mesmos criem uma história em quadrinhos sobre o que foi visto na aula. Com a criação de um alter ego que viaje à lua em lugar de Neil Armstrong, incentivando-os a imaginar o que fariam se em vez de militares fossem artistas, levando em consideração a força da gravidade existente na lua.