Administração da Produção e Operações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Contabilidade Sistemas de Informação
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Revisão 2 b.
O que é Administração? Definições:
Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico = Layout
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Estratégia de Operações
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Iniciando na logística empresarial
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Gestão da Qualidade.
TEMA E PROBLEMA.
Estruturas Organizacionais
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Profº Eduardo Batman Júnior
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Estratégia de Operações
A Liderança e seus Conceitos
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Gestão de Pessoas no Setor Público
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Administração da Produção e Operações

Administração da Produção e Operações O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO?

Administração da Produção e Operações A administração da produção e Operações diz respeito aquelas atividades orientadas para produção de um bem físico ou até para a prestação de um serviço qualquer. Dessa forma podemos dizer que a “produção” liga-se mais à atividade industrial, enquanto que “operações” volta-se mais para a prestação de serviços.

Administração da Produção e Operações O QUE SÃO AS ORGANIZAÇÕES? Segundo Robbins (2002), uma organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum.

Administração da Produção e Operações Tipos de organizações Setor Primário

Administração da Produção e Operações Tipos de organizações Setor Secundário

Administração da Produção e Operações Tipos de organizações Setor Terciário

Administração da Produção e Operações O que é Administração? Chiavenato (2000) afirma que a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz. Também define a administração como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos estabelecidos.

Administração da Produção e Operações O ciclo da administração

Atividades de uma organização Atividades mercadológicas São atividades ligadas à busca de demanda e incluem ações de marketing e vendas.

Atividades de uma organização Atividade Contábeis A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Contabilidade Financeira Contabilidade de Custos Contabilidade Gerencial

Atividades de uma organização Gestão de Pessoas As atividades de gestão de pessoas surgiram em consequência do aumento do tamanho e grau de complexidade das organizações ao longo do tempo, o que passou a exigir um controle e gerenciamento dos recursos humanos disponíveis.

Atividades de uma organização Atividades Logísticas São atividades normalmente ligadas aos materiais físicos necessários ao funcionamento de uma organização.

Atividades de uma organização Atividades de Produção São atividades diretamente ligadas ao processo produtivo, independentemente da intensidade de material físico que compõe o produto.

Administração da Produção Slack et al. (2002) definem administração da produção como sendo as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

Administração da Produção e Operações O Modelo de Transformação

Administração da Produção e Operações Arranjo Físico Slack et al. (2002) definem arranjo físico de uma operação produtiva como a preocupação com a localização física dos recursos de transformação. De forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção.

Arranjo Físico Princípios básicos do Arranjo Físico Segurança Economia de movimento Flexibilidade de longo prazo Princípio da progressividade Uso do espaço

Arranjo Físico Tipos básicos de Arranjo Físico Arranjo físico por produto ou linha Arranjo por processo ou funcional Arranjo celular Arranjo por posição fixa Arranjo misto

Arranjo Físico Arranjo por produto ou linha

Arranjo Físico Arranjo por processo ou funcional

Arranjo Físico Arranjo celular

Arranjo Físico Arranjo por posição fixa

Arranjo Físico Arranjo misto

Até a próxima