Professor: Gerson Leiria Nunes.  Transformada Z inversa  Propriedades da transformada Z.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transformada-Z reduz-se á transformada Fourier
Advertisements

Sistemas Realimentados
Nice Maria Americano da Costa
Nice Maria Americano da Costa
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 7
Sinais e Sistemas – Capítulo 7
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Introdução à Computação Gráfica Geometria
1.1. CONTROLE DIGITAL SISTEMAS DE CONTROLE DIGITAL podem executar duas funções: SUPERVISÃO (externa à malha de realimentação): sincronismo de tarefas,
£ { f(t) } = F (s) = 0+ f(t) e-st dt
Outras Transforações de Imagens
Introdução aos Sistemas Dinâmicos 3 – Transformada de Laplace
Campus de Caraguatatuba
Prof. Roberto Cristóvão
Aula 8 e 9: Determinantes (continuação)
Descrição Matemática de Sistemas (C. T. Chen, Capítulo 2)
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Integração Numérica Integração Numérica
CONTROLE II Prof. Samuel Bettoni 21/08/12.
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Aula 8: Determinantes (continuação)
Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem
Matemática Discreta 1 – MD 1
2. Modelagem no Domínio da Freqüência
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
A Transformada de Laplace
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Transformada Z propriedades; aplicações; estabilidade de SLID’s;
BCC101 – Matemática Discreta
Transformada de Fourier
Campus de Caraguatatuba
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Integração numérica Aula 10 Fórmulas de Newton-Cotes: Trapézios;
Sistemas Lineares e Invariantes: Tempo Contínuo e Tempo Discreto
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Correlação de sinais  Correlação cruzada  Exemplo correlação  Autocorrelação  Propriedades da correlação  Exemplo.
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Linearização de Sistemas e Transformada de Laplace.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
Reações químicas.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução  Filtro IIR  Forma direta  Forma direta implementada.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Sinais e sistemas de tempo discreto  Sinais elementares  Energia e Potência dos sinais  Propriedades dos sinais 
Transformações Na Física Clássica, utilizamos as Transformações de Galileu para passar de um referencial para outro. Considerando apenas a velocidade em.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução  Séries de Fourier  Potência de sinais periódicos  Espectro de sinais periódicos.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Sistemas de tempo discreto  Diagramas de bloco  Classificação dos sistemas.
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Solução da equação de diferenças  Exemplos de solução  Exemplos de solução homogênea  Exemplos de solução particular.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
REGRAS PARA A RESOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO
Processamento Digital de Sinais Sinais e sistemas discretos
Transcrição da apresentação:

Professor: Gerson Leiria Nunes

 Transformada Z inversa  Propriedades da transformada Z

 As vezes, temos a transformada Z de X(z) de um sinal e queremos determinar a sequência do sinal.  O processo para a transformação do domínio Z para o domínio do tempo (n) é chamado a transformada Z inversa.  Uma fórmula de inversão para a obtenção de x(n) a partir de X(z) pode ser obtido usando o teorema integral de Cauchy, um importante teorema na teoria de variáveis ​​complexas.

 Para começar, temos a transformada z definido por:  Suponha que multiplicar ambos os lados da equação por e integrar ambos os lados com o contorno da região de convergência de X(z) que engloba a origem.

 Onde C denota o contorno fechado na região de convergência de X(z), tomada em sentido anti-horário.  Desde que a série converge para esse contorno, podemos trocar a ordem de integração e somatório no lado direito, assim, temos:

 Agora podemos invocar o teorema integral de Cauchy, que afirma que:  Através da aplicação de Cauchy, o lado direito se reduz a 2πjx(n) e, portanto, a fórmula de inversão desejada:

 Embora o contorno integral fornece a fórmula inversão desejada para determinar a sequência x(n), não devemos usar diretamente em nossa avaliação de Z inversa transforma.  No nosso tratamento lidamos com sinais e sistemas no domínio Z que têm transforada Z racional.  Para tais transformadas Z desenvolvemos um método mais simples para inversão que decorre da integral anterior e emprega uma pesquisa de tabela.

 A transformada Z é uma ferramenta muito poderosa para o estudo de sinais e sistemas em tempo discreto.  O poder dessa transformação é uma consequência de algumas propriedades muito importantes que a transformada possui.  No tratamento que se segue, deve-se lembrar que, quando combinamos várias transformadas Z, o região de convergência da transformação global é, pelo menos, a intersecção da regiões das transformações individuais.  Isto se tornará mais aparente depois, quando discutimos exemplos específicos.

 Linearidade:

 Deslocamento no tempo

 Mudança de escala no domínio Z: