Santana do Livramento
A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares 2.3 – Condições geradoras do processo administrativo 2.4 – Escola clássica de administração 2.5 – Enfoque comportamental 2.6 – Teoria dos sistemas e enfoque contingencial 2.7 – Considerações finais
2.1 – Teorias em administração As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas. As teorias servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações.
2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares Pensamento sistemático acerca da administração é considerado um empreendimento histórico recente. Origem da palavra administração: do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares Exemplos históricos: Atividades comerciais e governamentais por volta de a.C; Pirâmides egípcias e Grande Muralha da China são exemplos de projetos de grande escopo e amplitude que envolveram milhares de pessoas desde a.C; Conceitos e técnicas, como organização, hierarquia, logística, planejamento, encontramse em organizações militares desde a.C;
2.3 – Condições geradoras do pensamento administrativo Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo - Meados do século XVIII marca o declínio feudalismo. - Transferência da habilidade do artesão para máquina. - Desaparecimento de pequenas oficinas e surgimento das fábricas. - A mecanização exige a divisão do trabalho e a simplificação das operações. - Surgem os primeiros problemas de gerência e também os sindicatos. Processo de modernização das sociedades ocidentais - Emergência de uma lógica de mercado.
Escolas da administração: perspectiva temporal
2.4 – Escola clássica de administração Dividida em três correntes: Administração científica Gestão Administrativa Teoria da Burocracia
2.4 – Escola clássica de administração Administração científica Principal representante: Frederick Winslow Taylor ( ) Principal obra: Princípios de administração científica (1911) “Há uma única maneira certa para desenvolver cada tarefa”
2.4 – Escola clássica de administração
Administração científica Pressupostos: Homo economicus (ser humano essencialmente egoísta e racional, orientado por motivações materiais). A organização considerada como sistema fechado, foco em processos internos. Existe uma ciência da administração, capaz de ser universalizada.
2.4 – Escola clássica de administração Administração científica Foco de análise: Processos operacionais de trabalho. Conceitos-chave: Existe uma única maneira certa para o desempenho de cada atividade. Dissociação da concepção do trabalho e sua execução (tarefa/trabalhador). Remuneração baseada em incentivos materiais.
2.4 – Escola clássica de administração Administração científica Contribuições: Melhoria acentuada da produtividade e da eficiência. Relaciona remuneração com produtividade. Cria base para o desenvolvimento da cadeia de produção e propicia a produção em série.
2.4 – Escola clássica de administração Administração científica Limitações: Não considerava as influências das forças externas (concepção de sistema fechado). Baseava-se em pressupostos motivacionais materiais e simplistas. Criava condições propícias para a alienação do trabalhador, uma vez que aumentava excessivamente o processo de especialização e divisão do trabalho.
2.4 – Escola clássica de administração Gestão administrativa Principal representante: Henri Fayol ( ) Principal obra: Administração Industrial e Geral Define áreas, operações e princípios de administração.
2.4 – Escola clássica de administração Gestão administrativa Pressupostos: Foco interno Existem princípios gerais da administração, capazes de serem universalizados. Existe a ciência da administração. Foco de análise: A organização como um todo.
2.4 – Escola clássica de administração
2.5 – Enfoque Comportamental
2.6 – Teoria do Sistema e enfoque contigencial