O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A teoria Behaviorista sobre as ações
Behaviorismo.
R = Resposta = Comportamento
BEHAVIORISMO.
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
SKINNER.
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Psicologia da Educação (Educação Física)
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Desenho teórico da pesquisa
Comportamentos operantes interrelacionados
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
O LUGAR DE B. F S KINNER ( ) NA H ISTÓRIA E F ILOSOFIA DA P SICOLOGIA A ciência do Comportamento Humano Universidade de São Paulo-USP 2012.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
BEHAVIORISMO COMPORTAMENTALISMO, TEORIA COMPORTAMENTAL, ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Coerção. Comportamento operante Resposta produz alterações no ambiente conseqüências alteram a probabilidade de emissão futura da resposta REFORÇAMENTO.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
As conseqüências do responder Reforçamento e Controle aversivo.
Comportamento Respondente
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Psicologia Comportamental Alunas: Fabiana Ferreira Fernanda Bergemann Maria Cristiane Alves Nissély Modolo Samantha Bastos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
PSICOLOGIA DO ESPORTE Análise do comportamento aplicada ao esporte e à atividade física: a contribuição do behaviorismo radical CÉLIA REGINA ZAVAREZ BREDA.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Elaboração de Projeto de Pesquisa
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Condicionamento operante II
Oficina Reações Químicas
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental do comportamento; Análise do comportamento. Um objeto mensurável reproduzido em diferentes condições....

A compreensão.... Psicologia – status de ciência; * Funcionalista- comportamento estudado em função das variáveis; estímulos – respostas – adequação ao meio; Modificações – estudo das interações entre indivíduo e ambiente - e ações (R) e ambiente (S). Resposta e estímulo - organismo + variáveis ambientais + interação+sujeito.

Análise Experimental do Comportamento Skinner- sucede Watson; Psicólogos americanos e brasileiros; Behaviorismo Radical – Comportamento operante e comportamento respondente; Respondente ou reflexo – não voluntário – Tal comportamento é a interação estímulo resposta- sujeito-ambiente;

Comportamento Respondente Exemplos Comportamento reflexo ou respondente – interações incondicionadas - estímulo resposta – sujeito – ambiente; Queda da temperatura na mão água fria (reflexo incondicionado) – não depende da aprendizagem; Queda da temperatura – som (resposta aprendida); condicionado;

Comportamento Operante – opera sobre o mundo Amplo leque da atividade humana (bebê – balbuciar, agarrar) ler; Análise experimental – como as variações no ambiente interferem nos comportamentos; leis comportamentais – (rato); O que propicia aprendizagem dos comportamentos é ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, a satisfação de alguma necessidade ;

A representação do comportamento operante R – resposta (pressionar a barra): S (do inglês slimuli)– estímulo reforçador (água). Relação fundamental, pois o organismo se comporta emitindo alguma resposta, o que altera o ambiente-consequência. Agimos ou operamos sobre o mundo em função das consequências criadas pela nossa ação.

Reforço positivo e negativo Reforço: consequência segue resposta e altera a ocorrência dessa resposta: POSITIVO – aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz; NEGATIVO – aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou enfraquece;

Reforço negativo ESQUIVA - estímulos aversivos condicionados ou não, estão separados por um intervalo de tempo, o que permite o sujeito prevenir ou reduzir o segundo estímulo. O estímulo condicionado que antecede o estímulo incondicionado, o que possibilita o caso da esquiva; FUGA – o comportamento reforçado termina com o estímulo aversivo em andamento – estímulo incondicionado – não se evita o estímulo;

Processos Formulados pela Análise Experimental do Comportamento EXTINÇÃO – a reposta deixa de forma inesperada de ser reforçada; o tempo necessário para que a resposta deixe de ser emitida depende da história e do valor do reforço envolvido; PUNIÇÃO – funciona caso a punição for intensa, a razão que leva à ação que se pune não é alterada com punição. Trânsito – escola- especialista na esquiva e na fuga; Behavioristas – procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis;

Controle de Estímulos Discriminação – estímulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora – sinal vermelho discriminativo para a emissão de parar; Generalização –respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes. Conceitos básicos aprendidos na escola como fazer contas e escrever; (fazer o troco)

Behaviorismo: Aplicação Educação - métodos de ensino programado, controle e a organização das situações de aprendizagem, elaboração da tecnologia de ensino; Treinamento de empresas; clínica psicológica; crianças excepcionais, publicidade. Ajuda a modificar nosso comportamento;

Estímulo - Reflexo Surra (E) Choro, medo (R); Chinelo (E) Choro, medo (R); Palavras ameaçadoras---- Escola (E)