ESTADO CONTEMPORÂNEO CONTEPORâNEO O ESTADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ciência Política - UNIFRA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Direito da Economia A Constituição Económica 29 de Setembro de 2010.
A Constituição Económica
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
DEMOCRACIA.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Estado Liberal de Direito
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
CIDADANIA.
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Escola Superior de Guerra
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
Cícero paulino dos santos costa
Plano de Trabalho Docente
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
A Sociedade humana: generalidades
Direito Constitucional I
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Articulação e Fortalecimento
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Características e fundamentos da Economia Social.
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Curso Técnico em Meio Ambiente
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estrutura Administrativa
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
ATIVIDADE URBANISTICA
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Características Gerais do Estado – Conceitos:
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Questões introdutórias
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
1. Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue os itens a seguir:   I – Caso um empreendedor.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

ESTADO CONTEMPORÂNEO CONTEPORâNEO O ESTADO

Estado Antigo, Oriental ou Teocrático ESTADO CONTEMPORÂNEO Linha do Tempo Estado Antigo, Oriental ou Teocrático Estado Romano Estado Medieval Estado Moderno Estado Grego Toda a civilização helênica Características: Polis (cidade-Estado) Indivíduo com autonomia restrita A família, a religião, o Estado, a organização econômica formavam um conjunto confuso, sem diferenciação aparente Início com um pequeno agrupamento humanno Características: Cidade-Estado (civitas) Base familiar Edito de Caracala (212 d.C. Edito de Milão(313 d.C.) Período de infinita multiplicidade de centros de poder. Disputa: poder temporal x espiritual Características: Cristianismo Invasões bárbaras Feudalismo Institutos jurídicos: Vassalagem, Benefício, Imunidade: Unidade de poder contínua e fortemente organizada Poder soberano -supremo Unidade territorial território Caraterísticas: Soberania Território Povo Características: A natureza unitária A religiosidade

ESTADO CONTEMPORÂNEO Segundo: CESAR PASOLD 1916→ Do ponto de vista do Discurso Constitucional encerra-se o período do Estado Moderno e surge a partir da Constituição Mexicana de 1917 um Estado com condições muito peculiares...Eis que apresentamos o ESTADO CONTEMPORÂNEO.

Um instrumento eficaz a serviço do ESTADO CONTEMPORÂNEO ESTADO CONTEMPORÂNEO: Um instrumento eficaz a serviço do TODO SOCIAL

ESTADO CONTEMPORÂNEO Essa denominação aplica-se a várias concepções de Estado da contemporaneidade, uma vez que possuem traços em comum e funções que lhes são essenciais Nesta perspectiva, o Estado deve ser um conjunto de atividades legítimas efetivamente comprometidas com uma Função Social, esta entendida na sua conexão com ações que – por dever para com a Sociedade - o Estado executa, respeitando, valorizando e envolvendo o seu Sujeito (que é o Homem individualmente considerado e inserido na Sociedade), em correspondência ao seu Objeto (conjunto de áreas de atuação que dão causa às ações estatais) e cumprindo o seu Objetivo (o Bem Comum ou Interesse Coletivo, fixado de forma dinâmica pelo Todo Social).

ESTADO CONTEMPORÂNEO OBJETIVO DA FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO CONTEMPORÂNEO: Contribui para a redistribuição de renda decorrente da implantação e o funcionamento de serviços públicos mediante organizações complexas que confiam à eficiência de tais serviços à responsabilidade coletiva, visando a confiança no bem público, na propriedade de todos.

1) mantém consagrados os Direitos Individuais; As principais características diferenciadoras do Estado Moderno em relação ao Estado Contemporâneo : 1) mantém consagrados os Direitos Individuais; 2) insere como Direitos Fundamentais, Direitos Sociais e/ou os Direitos coletivos 3) para assegurar a efetiva realização desses Direitos estabelece e disciplina a intervenção do Estado nos domínios econômico e social. “Triade comprovada na constituição política dos Estados Unidos Mexicana, Art. 25 e 26, promulgada em 05/02/1917 Exemplo “ART. 26. – O Estado organizará um sistema de planejamento democrático do desenvolvimento nacional que imprima solidez, dinamismo, permanência e eqüidade ao crescimento da economia para a independência e a democratização política, social e cultural da Nação.”

Dimensão Descritiva Dimensão Prescritiva Características Fundamentais : Dimensão Descritiva Dimensão Prescritiva

DIMENSÃO DESCRITIVA: Encontra-se formalizado constitucionalmente o compromisso dos Estados para os anseios de suas Sociedades Nos Discursos Constitucionais, com variações redacionais, está estabelecida a sua submissão à Sociedade, encontrando-se referências à origem do Poder estatal como sendo a Nação ou Povo Encontra-se conformado juridicamente, isto é, há consagrações formais dos conteúdos que o caracterizam nos diversos Países, correspondendo em maior ou menor medida às realidades, ali existentes; Em decorrência da Globalização sob o princípio de que “as nações não podem viver isoladas mais eficientemente que os indivíduos”,e pelas multinacionais,prospera em muito Estados Contemporâneos, a mentalidade da primazia absoluta do econômico,em detrimento das contundentes questões sociais e ecológicas.

DIMENSÃO PRESCRITIVA: As conformações jurídicas necessitam guardar relação fiel com a realidade que lhes cabe representar e regular; As colocações juridicamente estabelecidas quanto à submissão do Estado à Sociedade, pressupõem que sejam fixados e eficientemente operados os mecanismos políticos voltados para a realização dos princípios que as sustentam; O reconhecimento constitucional e infra-constitucional dos compromissos do Estado para com a Sociedade que o mantém, não é suficiente quando desacompanhado do aparelhamento institucional e administrativo, necessário à sua consagração prática; Os fundamentos e as modernas técnicas para um desempenho administrativo eficaz somente se justificam se todo o conjunto tentacular estiver submisso às demandas que, em função da realidade, a Sociedade reclama que sejam atendidas com presteza pelo Estado Contemporâneo; O Estado Contemporâneo deve comportar-se sob a égide da primazia do humano, submetendo o econômico à força social.

Traço distintivo do Estado Contemporâneo: A empresarialidade. o estado participa com um capital privado em empresas mistas e promove a estatização das empresas. A Primazia da função social da propriedade: a propriedade perde gradualmente o seu significado de direito adquirido e passa a se destinar ao bem estar social. A propriedade do bem é limitada pela a função social do mesmo. Os direitos individuais são limitados em prol da sociedade O estado é eminentemente social, é o Estado das Prestações

O Estado contemporâneo e seus problemas : O problema da supremacia da vontade do povo. Dilema entre a supremacia da liberdade ou da igualdade Problemas decorrentes da identificação do Estado Democrático ideal com determinada forma de Estado e de governo

Eliminação da rigidez formal Supremacia da Vontade do Povo Pressupostos para que se atinja um Estado Democrático: Eliminação da rigidez formal Supremacia da Vontade do Povo A preservação da Liberdade A Preservação da Igualdade