Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.

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Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas estruturas de mercado com que nos defrontamos, enquanto consumidores e competidores no mercado de bens e serviços. Assim sendo, a entrada no mercado e a permanência exigem o conhecimento da estrutura do mercado, para, então, se utilizar o ferramental adequado de formação de preço, que será objeto de nossa próxima investigação.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 2/22 Tema 10 OS MODELOS DE ESTRUTURA DE MERCADO De um lado, produtos idênticos oferecidos por um grande número de empresas. Neste caso, a concorrência entre os ofertantes é considerada perfeita. Do outro, um produto único, sem substitutos. Um único fornecedor. Um monopólio, portanto.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 3/22 Estes são os extremos no espectro das estruturas de mercado, sob as quais as empresas podem estar funcionando. É claro que não podem ser consideradas as únicas estruturas de mercado predominantes no mundo atual. Todas as estruturas que não se encaixam em uma concorrência perfeita devem ser consideradas no âmbito de uma concorrência imperfeita. E, para melhor visualização destas estruturas, monta-se o Quadro 1, conforme Lancaster:

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 4/22 Quadro 1 Guia de Mercado de Concorrência Imperfeita Termo Formal Estrutura Determinante ExemploMonopólio Empresa única. O produto não tem substitutos próximos Uma companhia telefônica municipal. Oligopólio Pequeno número de empresas, com produtos idênticos ou muito semelhantes. Automóveis, alumínio, cimento. Concorrência monopolística Grande número de empresas que vendem produtos diferentes, porém semelhantes. Lojas de varejo, médicos, dentistas. Estruturas mistas Empresa única e muito grande, alguns pequenos concorrentes ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas. As grandes empresas dominam e as pequenas as seguem. O resultado é efetivamente o monopólio ou o oligopólio. A maior parte dos oligopólios (indústria do aço, por exemplo), tem um grande número de pequenas empresas em suas margens.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 5/22 Termo Formal Estrutura Determinante Exemplo Monopsônio Comprador único. O Governo, no mercado de equipamentos para defesa nacional. Oligopsônio Poucos compradores. Venda de verduras ou frutas para conserva frigorificada ou enlatados. Barganha bilateral O comprador e o vendedor são importantes no mercado. A General Motors comprando aço da CSN. A ALL comprando locomotivas da General Electric. Grandes empresas negociando com os sindicatos trabalhistas mais importantes. Quadro 1 (continuação) Guia de Mercado de Concorrência Imperfeita

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 6/22 Encontramos, ainda, em Lancaster, uma proposição de apresentação em forma de triângulo das estruturas de mercado clássicas básicas: a concorrência perfeita, o monopólio e o oligopólio. Em um dos vértices do triângulo se situa a concorrência perfeita. Neste mercado competem muitas pequenas empresas, cada uma com impacto desprezível sobre o mercado como um todo e sem qualquer impacto direto sobre qualquer outra empresa. No outro vértice se situa o monopólio.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 7/22 Neste mercado existe um único vendedor sem quaisquer concorrentes que vendam produtos idênticos ou semelhantes. No terceiro e último vértice estaria representado o oligopólio em sua forma extrema, o duopólio, onde concorrem duas empresas cujos produtos são idênticos.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 8/22 Fazendas Copiadoras Xerox e IBM Comumente, as estruturas dos mercados reais contêm alguns elementos de monopólio, concorrência perfeita e concorrência olipolística e podem ser representadas por pontos no triângulo cujas posições dependem da força relativa dos três elementos. Fornecedor de energia elétrica Dentistas na cidade grande Monopólio Oligopólio ou Duopólio Qualquer estrutura do mercado que não a de concorrência perfeita constitui uma forma de concorrência “imperfeita”. Concorrência Perfeita Figura 1 Representação esquemática do Mercado de Concorrência Imperfeita

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 9/22 É de se notar, ainda, que a concorrência imperfeita não está, necessariamente, limitada ao lado vendedor do mercado, embora este seja o caso mais freqüente. O mercado pode ter muitos vendedores, mas somente um comprador, caracterizando-se, assim, o monopsônio. Também pode existir um mercado composto por muitos vendedores, mas com poucos compradores, o que configura um oligopsônio.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 10/22 Tome-se o caso, por exemplo, de uma ou duas indústrias que processam produtos agrícolas, como aquelas que compram toda a produção de laranjas para extração do suco. Ou, ainda, o caso de granjas que comercializam seus produtos com um ou dois frigoríficos especializados no abate e exportação de frangos. No caso de produtos industriais, quando o fabricante de aviões Boeing negocia com o fabricante de turbinas General Electric, temos o caso de um comprador cujas compras constituem uma grande fatia do mercado e, de outro lado, um vendedor cujas vendas também são uma grande fatia do mercado.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 11/22 Compradores e vendedores interagem, portanto, em diversas estruturas de mercado. Entre os fatores que dimensionam e dão forma a estas estruturas de mercado destacam-se oito, a saber:

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 12/22 1. a quantidade de empresas vendedoras que atuam neste mercado; 2. a dimensão destas empresas, no que se refere ao seu poder de compra e poder de negociação, no sentido amplo do termo; 3. o grau de interdependência entre as empresas que atuam no mercado; 4. as similitudes ou diferenciações entre os produtos destas distintas empresas; 5. a natureza e a quantidade de consumidores (empresas e indivíduos);

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 13/22 6. a extensão das informações que tanto os consumidores como as empresas vendedoras dispõem sobre os demais produtos transacionados neste mercado, notadamente aquelas referentes a preços e condições comerciais; 7. o grau de habilidade que as empresas individuais dispõem para influenciar a procura no mercado como um todo, pelas mais diversas formas, como a promoção do produto, aspectos qualificativos, facilidades de comercialização etc.; 8. a facilidade com que as firmas entram e saem da indústria (aqui subentendido o setor – ou ramo – de produção).

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 14/22 Estas oito dimensões são o resultado de uma evolução por que passou o estudo das estruturas de mercado. Uma das classificações mais simples e, ao mesmo tempo, mais abrangente, foi proposta por Stakelberg em 1934, que adotava a quantidade dos agentes econômicos – vendedores e compradores – que intervêm no mercado como determinante da diferenciação.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 15/22 Segundo esta classificação, existiriam, tanto do lado da oferta como do lado da procura, três situações possíveis: apenas um agente econômico, uma pequena quantidade de agentes e uma grande quantidade de agentes econômicos. A combinação destas três situações com a oferta e a procura leva à construção de uma matriz de nove diferentes estruturas possíveis, conforme dispostos na figura que se segue.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 16/22 Quase-monopólioOligopólio bilateral Oligopsônio MonopólioOligopólioConcorrência perfeita Monopólio bilateral Quase- monopsônio Monopsônio Consumidores Vendedores Grande quantidade de consumidores Pequena quantidade de consumidores Um único consumidor Um único vendedorPequena quantidade de vendedores Grande quantidade de vendedores Gráfico 1 Estrutura de Mercado, segundo Stakelberg

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 17/22 Segundo esta classificação, a concorrência perfeita, tal como já vimos antes, seria caracterizada por uma grande quantidade de participantes nos dois lados considerados – oferta e procura. Por sua vez, o monopólio seria uma situação em que existiria somente uma empresa vendendo para grande quantidade de compradores. Se, ao contrário, existissem muitos vendedores e uma só empresa compradora, configurar- se-ia uma situação de monopsônio.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 18/22 Diametralmente oposta à situação de concorrência perfeita, seria caracterizada uma outra situação extrema: a de um monopólio bilateral, em que se relacionariam uma só empresa compradora e uma só empresa vendedora. Entre estes quatro extremos poderiam figurar as situações definidas como quase- monopólio e quase-monopsônio, em que o único vendedor ou o único comprador teria de se confrontar com um pequeno número de compradores ou de vendedores, respectivamente.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 19/22 Os oligopólios – existência de uma pequena quantidade de empresas vendedoras e uma grande quantidade de compradores –, assim como os oligopsônios – uma pequena quantidade de empresas compradoras e uma grande quantidade de empresas vendedoras – são, na realidade, as situações que mais se aproximam das estruturas de mercado encontradas atualmente. Por último em nossa análise sobre a estrutura de mercado proposta por Stakelberg, o oligopólio bilateral caracteriza-se por pequena quantidade de vendedores e também uma pequena quantidade de compradores.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 20/22 Nos dias de hoje, ganha destaque uma estrutura de mercado denominada concorrência monopolística, que configura uma situação de mercado na qual existem muitas empresas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos próximos entre si. O caso de pasta de dente, por exemplo. Ou de refrigerantes. Existem várias marcas, mas, ao adquirir o produto, escolhemos quase sempre uma delas.

Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 21/22 Assim, o produtor desta determinada marca usufrui vantagens características de um monopolista, oferecendo seu produto a um preço que lhe convém e maximizando seus lucros com base nos preceitos desta particular estrutura de mercado. Vejamos alguns detalhes significativos de algumas das estruturas de mercado aqui citadas. Para isto, consideraremos nossa análise num período de tempo que chamaremos de curto prazo. Adotando esta premissa, as condições que servirão de base para a análise estarão definidas e não se alterarão neste espaço de tempo.