Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.

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Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O processo de aprendizagem nada mais é do que o resultado da percepção, memória, domínio e transformação da informação transmitida. Alterações nesse processo de aprendizagem pode ser resultado de quando o aluno tem déficit de atenção, por redução de sua capacidade perceptiva (1). Sabe-se que cada indivíduo possui períodos de melhor desempenho e maior bem-estar na atividade em que este realiza durante o seu cotidiano. A cronobiologia é o estudo sistemático em todos os níveis de organização temporal da matéria viva, ou seja, é o estudo da vida em função do tempo (2,3). Cronotipo diz respeito às altercações pessoais em relação à alocação dos períodos de sono e vigília nas 24 horas, ou seja, é uma característica particular de cada indivíduo, onde demonstra a vontade da realização de certas atividades nos distintos momentos do dia e de maneiras diferentes (4). A preferência em relação aos horários de dormir e despertar do indivíduo refere-se ao cronotipo ou tipo cronobiológico do indivíduo. O ser humano pode ser dividido em três categorias básicas que são: os indivíduos matutinos, os vespertinos e os neutros (5). Objetivos Analisar o perfil cronotipo de adolescentes do Colégio Dehon. Metodologia A população foi composta de todos os alunos de 5ª a 8ª séries matriculados no período matutino do Colégio Dehon, em Tubarão- SC, totalizando 172 alunos, sendo que a amostra foi composta de 48 alunos que responderam corretamente o questionário de HO para cada aluno. Foram usados os seguintes critérios de exclusão: responder erroneamente alguma questão do HO, deixar alguma questão do HO em branco, desistir do ano letivo ao longo da pesquisa, e ter idade acima de 15 anos. O questionário foi aplicado após a coleta dos dados dos alunos e segundo os critérios acima descritos para definir a amostra, os mesmos levaram o HO, para respondê-lo, e o termo de consentimento livre e esclarecido para que seus pais ou responsáveis assinassem para admissão de seus filhos ao estudo. Após 48 horas foram recolhidos os questionários no Colégio Dehon. Os HO foram identificados por números para que a privacidade de cada aluno fosse preservada e os resultados dos mesmos armazenados em uma planilha do Excel ®. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unisul. Resultados Conclusões Através do presente estudo concluiu, então, que o cronotipo dominante entre alunos de 5ª a 8ª séries são mais neutros e moderadamente matutinos que vespertinos, corroborando os estudos. Bibliografia 1 Plank PY, Braido AM, Reffatti C, Schneider DSLG, Silva HMV. Identificação do cronotipo e nível de atenção de estudantes do ensino médio. Rev. bras. biocên. [Internet].2008 Set [citado em Jun 23]; 6(1): Disponível em: Marques N, Menna-Barreto L.Cronobiologia: princípios e aplicações. Sao Paulo: EDUSP; Cipolla-Neto J, Marques N, Menna-Barreto LS. Introdução ao estudo da cronobiologia. São Paulo: Ícone; Filipi CGM. Influência do cronotipo na flexibilidade e na mobilização neural. [monografia]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; Disponível em: tb.unisul.br/Tccs/07b/cintia/CINTIA_TCC.pdf 5 Martino MMF, Silva CAR, Miguez AS. Estudo do cronótipo de um grupo de trabalhadores em turnos. Rev. bras de Saúde Ocupacional. [Internet] [citado 2008 Jun 19] ; 30 (111): Disponível em: 6 Bertoli JS, Stabille SR, Evangelista C CB. Cronotipo de alunos do curso de ciências biológicas da universidade de mato grosso do sul – mundo novo. [Internet]. [citado 2008 jun 24]. Disponível em: laudas/BERTOLI,%20Jenifer%20Sversut.pdf 7 Figueiredo VN, De Martino MMF. Estudo do ciclo vigilia sono e cronotipo em estudantes universitarios de enfermagem. [Internet] [citado 2008 jun 24]. Disponível em: Apoio Financeiro: Unisul