Ampliando o conhecimento sobre gerenciamento de risco e seguro da população de baixa renda Projeto Tô Seguro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
BENCHMARKING.
Projetos de Aprendizagem
Sistema de Informação Gerencial
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Gerência de Riscos.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Atividade de Campo.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Protocolo de Gestão Integrada
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Sistema Integrado de Gestão ITCP/COPPE/UFRJ
Gestão da Inovação Tecnológica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Acompanhar produto e processo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Estratégias alternativas de avaliação de impacto: Projeto Rio Rural Estilizado Brasília, novembro de 2009 Ricardo Barros – Ipea Mirela de Carvalho - Iets.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Política Nacional de Habitação
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Comportamento do consumidor
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
Este programa tem por finalidade implantar um sistema de disseminação de informação de interesse das ME e EPP, utilizando os veículos de comunicação próprios,
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Junho de 2014 CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
FERRAMENTAS DE MARKETING
Apresentação Diagnóstico Social
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
FESPSP - Pós Gestão Pública. Equipe :Adriana de Matos Carolina Nóbrega Lília Ramadan V.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Gestão de Projetos Gestão da Comunicação:.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Consórcio Energético do Rio Uruguai Reunião com a Comissão Regional de Representantes dos Municípios Atingidos pela Barragem Garabi Câmara Municipal de.
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
Estratégia de Liderança em Educação Financeira Superintendência de Relações com o Mercado / EA Consultants Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
CPTM Pesquisa de Mobilidade na Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Transcrição da apresentação:

Ampliando o conhecimento sobre gerenciamento de risco e seguro da população de baixa renda Projeto Tô Seguro

Uma iniciativa da CNSeg, desenvolvido pelo IETS, e financiado pela OIT, com recursos da Bill & Melinda Gates Foundation e contrapartida financeira da CNSeg

CONTEXTO: Produtos de seguro voltados para a população de baixa renda são relevantes para a inclusão financeira e organização das finanças das famílias. A oferta de produtos de seguro ainda é insuficiente e inadequada. O desenvolvimento de uma metodologia para difusão de conhecimento, capaz de captar a linguagem, as necessidades efetivas e as características singulares do público alvo é essencial para desenhar seguros adequados e para disseminar conceitos e vantagens da gestão de risco.

OBJETIVO : Melhorar o nível de conhecimento sobre gerenciamento de risco e seguro para a população de baixa renda no Brasil

CONCEITOS BÁSICOS : Desenvolvimento de uma metodologia replicável para aumento de conhecimento da população de baixa renda em aglomerados urbanos definidos. Produção de conteúdos para veiculação em mídia com impacto local aliada ao estabelecimento de um sistema de avaliação de resultado e monitoramento. Serão utilizados diversos produtos culturais como suporte - rádio, teatro e cinema. Os instrumentos de comunicação serão desenvolvidos de forma participativa.

Produto 1 – Rádionovelas Abordando os principais conceitos e situações para o entendimento do impacto do seguro na organização da vida financeira familiar através da rádio novela em oito capítulos, a ser difundido através do sistema de rádio e poste da comunidade.

Produto 2 – Cinema em Movimento Apresentação de um curta metragem sobre o microseguro antes da exibição de filmes de grande bilheteria

Produto 3 – Teatro de rua A dramaturgia da rádio novela será adaptada ao teatro de rua por um grupo local,que fará apresentações em pontos estratégicos.

Produto 4 – Pontos de Encontro Estruturação de um espaço que servirá para a população local buscar informações e para venda de microseguros pelas seguradoras Produto 4 – Pontos de Encontro Estruturação de um espaço que servirá para a população local buscar informações e para venda de microseguros pelas seguradoras Produto 4 Pontos de Encontro Espaço para informar sobre seguros e outro, adjacente, para a venda pelas seguradoras parceiras do projeto.

Avaliação e Monitoramento Avaliação Pesquisa de campo em duas fases: Levantamento da exposição e percepção da população a produtos de seguro antes da implantação do projeto. Levantamento da exposição e percepção da população a produtos de seguro ao final da implantação do projeto. Grupo Focal em duas fases Pesquisa qualitativa antes da implantação do projeto. Pesquisa qualitativa depois da implantação do projeto. Monitoramento A cada fase de distribuição dos produtos será identificada sua efetividade junto à público. Os resultados serão utilizados para o aprimoramento dos produtos.

Sistematização e Registro Todos os processos serão registrados e sistematizados. Um kit metodológico será oferecido à indústria, que poderá ser baixado do site da CNSeg.

Cronograma JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezJanFevMarAbr Planejamento Pré-produção Linha base Produção Difusão Monitoramento Workshops com indústria Medição Sistematização Distribuição produto final