TEJS Trabalho, Economia e Justiça Social Licenciatura em Ciências da Educação Ano Letivo 2014/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Laboratório de Ensino de Química 1
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Essa é minha escola.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conversando sobre Formação Integral.
Mercados de trabalho e competências profissionais
O Estado Qual é a sua função.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Perguntas de Modelação
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTUDO DO MEIO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Documentos e Propostas legais
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

TEJS Trabalho, Economia e Justiça Social Licenciatura em Ciências da Educação Ano Letivo 2014/2015

- Compreender a noção de justiça social decorrente da evolução das relações entre o económico e o social; - Aprofundar a pertinência da unidade curricular para a formação de um Mediador Socioeducativo e da Formação, particularmente no campo da educação e do trabalho - Explicitar a evolução e transformação das relações entre contextos de formação e trabalho na génese dos modelos sociais e económicos; Objetivos

? É do domínio das relações em sociedade/comunidade, mediadas por valores e regras que regem essas relações, de acordo com princípios ideologicamente fundados JUSTIÇA SOCIAL É do domínio da ciência, enquanto tal o estudo sistemático de determinados fenómenos, neste caso, do uso e transformação dos bens escassos ECONOMIA É do domínio da realização, da concretização, da transformação de matéria inerte ou matéria viva por intermédio da ação do homem/mulher TRABALHO Que articulações?

-A estruturação do trabalho orienta-se segundo uma modalidade de ensino- aprendizagem coparticipada pelos estudantes, a qual encoraje um trabalho colaborativo de pesquisa, bem como de articulação das 3 grandes componentes do programa. Ao criar esta articulação entre as componentes, procura-se que os estudantes se impliquem e comprometam num trabalho cujo resultado se condiciona a esta interdependência. - As sessões, teórico-práticas, pressupõem um trabalho prévio de pesquisa orientada, tendencialmente estruturador das próprias sessões de formação. Dada a contemporaneidade das temáticas tratadas, encoraja-se o recurso a informação atual recolhida nos media, bem como a uma organização das sessões muito orientada em torno do debate argumentativo. Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TRABALHO Centralidade do trabalho na sociedade Relações entre sistemas de formação e trabalho Qualificações, competências e inserção profissional Desintegração do trabalho ou a sua reconfiguração ECONOMIA O que é a Economia? A Economia enquanto ciência A Economia da desigualdade A Economia Social JUSTIÇA SOCIAL De uma teoria de justiça a uma ideia de justiça Laços entre trabalho e proteção social Redistribuição, reconhecimento e participação MÓDULO 1MÓDULO 2MÓDULO 3

Organizar um grupo de trabalho Identificar um tema num módulo específico Idealizar uma sessão de formação que mobilize os colegas da turma para aquilo que são as finalidades do módulo específico (e que tenha presente, quer a sessão que a antecede, quer a sessão que a sucede) Preparar a dinamização de uma sessão com recurso a: – Textos de apoio – Outros materiais (fotografias, filmes, vídeos, artigos de jornais e revistas,…) – Distribuição de papéis, intervenções, participação dos colegas Trabalho central a realizar e objeto de avaliação contínua

1 – Em regime contínuo será ponderado o trabalho de orientação/dinamização das sessões, quer nessa qualidade, quer na qualidade de participante. Esta componente, que pode integrar momentos individuais como em grupo, tem uma ponderação de 40% da nota final; 2 – Em regime final, será proposto um trabalho em torno das temáticas da UC, podendo o mesmo decorrer sob a forma de exame ou de realização de um ensaio (em moldes a definir). Esta componente, estritamente individual, tem uma ponderação de 60% da nota final. Avaliação Em conformidade com os objetivos da disciplina, a avaliação distribui-se do seguinte modo: