COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA
É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade civil para conduzir a avaliação interna da instituição de ensino superior (IES).
O que é AVALIAÇÃO INTERNA? É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Quais os objetivos? A)Construir um planejamento baseado na gestão democrática e participativa; B) Direcionar as ações planejadas a partir do relatório de Auto Avaliação Institucional; C) Implementar o processo contínuo de Auto Avaliação Institucional. Quem são os Membros? Corpo Docente: Alcieros Martins, Rivaneide Nogueira, Rita Brandão, Fabiana Motta, Isabel Pinto, Patrícia Santillo, Juliana Godoy e Homero Neves. Corpo Discente: Rafaell Nicollau, Felipe Leonardo e Rodolfo Scavuzzi Corpo Técnico-Administrativo: Sônia Ferreira, Selma Drumond, Fernando Barros e Risalva Bezerra. Sociedade Civil: Márcia Valle
PRINCIPAIS RESULTADOS
PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA SEGMENTOPARTICIPANTES% Discentes113 79,5 Docentes22 61,2 Téc. Adm
PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS PESQUISAS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CONHECIMENTO SOBRE O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
CONHECIMENTO DA MISSÃO, METAS E OBJETIVOS DA FOR
CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
ORDEM DO CONTEÚDO E SEQUÊNCIA DAS DISCIPLINAS PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO SOBRE O CURSO
FORMA DE APRESENTAÇÃO, CARGA HORÁRIA, ORIENTAÇÃO E COORDENAÇÃO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA FOR
AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS SALAS DE AULA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DISCIPLINARES
AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA CLÍNICA
AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
INFRAESTRUTURA ATUALIZAÇÃO DO ACERVO INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA
AVALIAÇÃO DA CANTINA AVALIAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
CAPACITAÇÃO SUBSIDIADA PELA FOR
DESAFIO para 2014 Fragilidades Potencialidades Melhora na avaliação da infraestrutura física Boa relação entre docentes e discentes e proporcionalidade aluno/professor Quase todos docentes e discentes reconhecem a importância das atividades de extensão Maior participação e envolvimento na pesquisa por parte dos docentes e funcionários Cantina permanece sem atender às necessidades Pouca percepção dos discentes e funcionários das mudanças realizadas Pouco conhecimento dos órgãos colegiados da FOR e sobre os documentos institucionais
... E A VISITA?
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Recredenciamento Comissão de 03 avaliadores Período de 9 a 11 de abril Visita às instalações Avaliação da biblioteca Avaliação da secretaria Avaliação dos laboratórios Avaliação da clínica ( Santo Amaro) Avaliação dos espaços
Reuniões Dirigentes Docentes Discentes Funcionários AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO 1.Missão e PDI 2.Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão 3.Responsabilidade social da IES 4.Comunicação com a sociedade 5.As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo 6.Organização de gestão da IES 7.Infraestrutura física 8.Planejamento e avaliação 9.Políticas de atendimento aos estudantes 10.Sustentabilidade financeira
Documentos Institucionais Compõem o conjunto de documentos institucionais que descrevem a instituição e são necessários ao conhecimento da mesma por parte de seu corpo docente: Regimento Interno Plano de Desenvolvimento Institucional Manual do Docente
FIQUE ATENTO: Todos esses documentos estão disponíveis no site institucional e na biblioteca. VOCÊ SABIA? Neste currículo é destinada carga horária para realização de Atividades Complementares (extensão, monitoria, iniciação científica, participações em congressos, apresentação e trabalhos). A disciplina de LIBRAS é oferecida como OPTATIVA.
Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI É o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da IES, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho; à missão a que se propõe; às estratégias para atingir suas metas e objetivos; à sua estrutura organizacional e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.
Metas do PDI ( ) OBJETIVO: Melhorar a qualidade da gestão do ensino de graduação MetasCronogramaExecutadas Aprimorar os instrumentos de autoavaliação do curso de graduação. 2011/2012/2013 Consolidar a participação discente nos órgãos colegiados Reformular e implantar matriz curricular atendendo a todas as exigências da legislação atual Orientar a coordenação do curso de graduação para a oferta de 20% da carga horária, na modalidade à distância. - Acompanhar as avaliações externas do curso. - Inserir a língua brasileira dos sinais no currículo Aprovar e implantar regulamento de Atividades Complementares 2012 Aprovar e implantar regime de dependência Fortalecer as ações do Núcleo de Apoio Psico-pedagógico 2012 Criar o portal do docente e do discente para acesso às informações acadêmicas Implantar núcleo de supervisão de estágio curricular supervisionado Aprimorar convênios para oferta de estágio curricular supervisionado /2013 Reformular o regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Incentivar a participação dos gestores acadêmicos, docentes e discentes nos encontros anuais da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO /2013 Promover a capacitação permanente da gestão acadêmica do curso /2013
“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” Anônimo