Perícia contábil Prof. Ronaldo Pereira de Melo s

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Relatórios Periciais
Advertisements

Exame Suficiência - CFC Perícia Contábil
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Ciclo da perícia.
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Prof. Ms. Jovane M. Zago . PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Ms. Jovane M. Zago .
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
Diligências.
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
I Ciclo de Palestra STAB Leste Palestrante : Graduada em Administração de Empresa. Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação. 24 anos de experiência.
O ESTUDO DA PERÍCIA CONTÁBIL Profª Valéria Brites.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
Introdução a Pesquisa Científica
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
QUESTIONÁRIO.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Universidade Mogi das Cruzes Ciências Contábeis Prof. Alexandre AUDITORIA.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Noticenter – Tarcísio Queiroz Cerqueira Pirataria de software O material.
SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública Najla Mansur Braga.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Princípios de Auditoria Metodologia de Auditoria.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Prof. Dr. José Carlos Marion 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 09- Contabilidade por Balanços Sucessivos.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Escola de Administração Fazendária.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
TAL, Fulano1 e TAL, Ciclano de2
Transcrição da apresentação:

Perícia contábil Prof. Ronaldo Pereira de Melo s

Fundamentos de perícia contábil Tecnologias contábeis 1Escrituração, 2Orçamentária, 3de Custos, 4de Análise, 5Auditoria, etc. e também 6 PERÍCIA CONTÁBIL

Metodologia em perícia O método depende sempre do objeto que se examina É preciso pois: –Identificar-se bem com o objetivo –Planejar competentemente o trabalho –Executar o trabalho baseado em evidências inequívocas, plenas e totalmente confiáveis –Ter muita cautela na conclusão e só emiti-la depois de que se esteja absolutamente seguro sobre os resultados –Concluir de forma clara, precisa, inequívoca Todo detalhe pode ser importante se em mira temos a consciência de que a perícia tem força de prova

Metodologia em perícia O método da perícia contábil não se confunde com o da auditoria O método básico da perícia contábil é o analítico e de maior abrangência, visando à confiabilidade da opinião, como prova que deverá ser para terceiros

Classificação das perícias Perícias Judiciais (uma concordata) Perícias Administrativas (corrupção) Perícias Especiais (fusão de sociedades)

Qualidade do perito Legal Profissional Ética Moral

Qualidades: LEGAL- o título de Bel em Ciências Contábeis e registro no CRC PROFISSIONAL (Conhecimentos ): –Teórico de contabilidade –Prático de tecnologias contábeis –Experiência em perícias –Perspicácia- Perseverança – Sagacidade –Conhecimento geral de ciências afins à Contabilidade –Índole criativa e intuitiva

Qualidades ÉTICA –A que se estabelece com o Código de Ética Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade MORAL É a que se estriba na virtude das atitudes pessoais do profissional (Quem não tem virtude mascara a independência.)

O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade

Qualidade do trabalho do perito - Um bom trabalho pericial deve conter: OBJETIVIDADE PRECISÃO CLAREZA FIDELIDADE CONCISÃO CONFIABILIDADE INEQUÍVOCA BASEADA EM MATERIALIDADE PLENA SATISFAÇÃO DA FINALIDADE

QUALIDADES Objetividade – não desviar-se da matéria que motivou a questão Precisão – oferecer respostas pertinentes Clareza – linguagem acessível Fidelidade – não se deixar influenciar por terceiros Concisão – evitar o prolixo

QUALIDADES Confiabilidade – perícia apoiada em elementos inequívocos e válidos tecnologicamente Plena satisfação – é exatamente o resultado de o trabalho estar coerente com os motivos que o ensejaram

OPINIÃO A opinião do perito deve estar : Justificada;Lastreada em elementos sólidos; Ao alcance de quem dela vai-se utilizar A qualidade do trabalho do perito espelha- se na própria confiança que seu relato e opinião despertam nos que vão utilizar de sua opinião

Informação pela perícia – laudos periciais Identificação completa do caso ( Processos n. De tal lugar, data, partes, etc) Identificação do perito Identificação da autoridade a que se destina Se for o caso, qual foi a metodologia adotada Identificação de quesito ou do caso sobre o qual se opina Resposta a cada quesito Conclusões precisas sobre os quesitos Anexos que comprovem os casos que merecem análises Data e assinatura do perito

Laudo pericial O Laudo pericial é uma peça de alta responsabilidade que requer qualidade, devendo atender a requisitos especiais que lhe são pertinentes

Erros Fraudes e Indícios em perícia ERROS – é um vício involuntário da escrituração ou de demonstrações contábeis FRAUDE – é o erro premeditado, feito propositadamente para lesar alguém INDÍCIO - é um caminho, jamais uma prova ( uma desconfiança)

Elementos materiais de exame pericial Um perito deve valer-se de todos os elementos materiais a seu alcance para que possa chegar às conclusões que levam à opinião Livros comerciais, documentos fiscais e legais, dinheiro, títulos, normas, cálculos etc.

PERÍCIA CONTÁBIL AUDITORIA DEVASSA