ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.

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ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais

TEMA DA CAMPANHA - MOTIVAÇÕES Os deficientes intelectuais sempre foram mostrados pelos veículos de mídia, pelas famílias e pela sociedade em geral, como pessoas incapazes e que devem viver separados do restante das pessoas consideradas “normais”. Por não acreditarmos nessa visão, decidimos criar esta campanha com o objetivo de conscientizar e mobilizar um maior número de pessoas sobre casos cada vez mais frequentes de pessoas com Síndrome de Down e que realizam atividades comuns, para assim tentar promover mudanças na visão que a sociedade tem sobre a doença.

O QUE É A SÍNDROME DE DOWN? A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21 e foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas.

QUESTÕES JURÍDICAS Lei das Cotas Estabelece a obrigatoriedade de empresas com cem ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência.

QUESTÕES JURÍDICAS Direitos Trabalhistas: Sendo maior de 18 anos, a pessoa com Síndrome de Down tem os mesmos direitos (e deveres) que qualquer trabalhador adulto perante o seu empregador.

QUESTÕES JURÍDICAS Interdição: A interdição é um direito do deficiente intelectual que transfere as responsabilidades da pessoa interditada a um parente próximo, de modo a proteger os bens e os direitos da pessoa. É preciso que se prove a incapacidade de exercer os atos de administração dos bens para que haja a interdição.

QUESTÕES ÉTICAS A pessoa com Síndrome de Down sempre foi olhada como se fosse doente ou, ainda, como se fosse uma eterna criança, levando a relações sociais que dificultavam – ou até impediam – que se desenvolvesse dentro de suas potencialidades.

QUESTÕES ÉTICAS Na Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU (2006), apresentou-se ao mundo uma nova perspectiva conceitual: “Pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” (Artigo 1 da Convenção da ONU)

ARTIGOS “A inclusão do aluno com deficiência intelectual no Ensino” - Rosangela Leonel dos Reis e Paulo Ricardo Ross “O ensino-aprendizagem do deficiente Intelectual” - Priscila Nascimento “Deficiência, Direitos Humanos e Justiça” - Debora Diniz, Lívia Barbosa e Wederson Rufino dos Santos “A Escola Como Lugar De Integração (ou Segregação?) das Crianças Portadoras de Deficiência Intelectual” - Rita Vieira de Figueiredo Boneti

A CAMPANHA - Criação de uma página no Facebook para disseminação de assuntos relacionados às pessoas com Síndrome de Down - Posteriormente, possibilitar encontros entre pessoas que acreditam que o deficiente intelectual também merece formas de lazer

A IDENTIDADE VISUAL

RESULTADOS Como resultados da campanha esperamos a adesão de pessoas interessadas na discussão, além de uma mobilização concreta por parte de orgãos de interesse, como ONGs e associações voltadas a esses jovens especiais. Também temos em mente um maior esclarecimento das pessoas quanto ao tema, sendo que para isso buscaremos iniciar discussões básicas e finalizar o projeto com discussões bastante complexas de forma que aquele que acessar o site possa evoluir na discussão.

OBRIGADA Bruno Romano Carina Miranda Fernanda Lopes Flávia Luz