PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
O desafio institucional frente a um novo cenário de desenvolvimento rural X CONFASER Murilo Flores.
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Projeto de Inclusão produtiva e social
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe”
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Encostas da Serra Geral
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
no Extremo Sul Catarinense
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
“Contra a fome e a violência sexista”
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Objetivos Específicos:
1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER

EIXOS ESTRATÉGICOS DO MDA Combate à Pobreza Rural: Territórios da Cidadania e Políticas ao Grupo B Insumos (sementes)‏ Assistência Técnica e Extensão Rural Garantia-Safra Pronaf Programa de Aquisição de Alimentos Biodiesel

EIXOS ESTRATÉGICOS DO MDA Agregação de Valor e Geração de Renda Alimentação Escolar – obrigatoriedade de no mínimo 30% dos produtos serem da Agricultura Familiar (Aproximação de dois mundos que pouco conversaram e se integraram ao longo dos anos, a produção e a educação). Plano de Sociobiodiversidade - apoiando populaçãoes agroextrativistas, parceria Conab, MDA e MDA

EIXOS ESTRATÉGICOS DO MDA Agenda da Sustentabilidade Operação Arco Verde (43 município de 6 estados que formam o arco de entrada na Amazônia, com 53% da área desmatada. Uma operação integrada entre governo nacional e subnacionais para a criação de uma agenda positiva na construção coletiva de alternativas)‏

EIXOS ESTRATÉGICOS DO MDA Agenda da Sustentabilidade Pronaf Sustentável – novo formato para a implementação do crédito rural com foco em sistemas de produção.

EIXOS ESTRATÉGICOS DO MDA Agenda da Sustentabilidade Lei Geral de Ater – Sancionada pelo Presidente em janeiro de Reconhecimento da importância estratégica da Ater para o desenvolvimento do campo. É um avanço em termos operacionais dos recursos públicos e que impactará fortemente no setor da produção, comercialização e tecnologias no campo para a Agricultura Familiar.

E a Fumicultura, que setor é esse? Por que o Governo precisa direcionar políticas a esse setor?

I – A produção do tabaco no Brasil – Contexto geral Brasil – 2º Produtor de Tabaco. Crescimento da Produção

Evolução da fumicultura

I – Tobacco Growing in Brazil – General Context Largest exporter, 85% of the production is for export (1994 to 2004 export has increased 76%).

Tobacco Production by developed and developing countries, A produção de Tabaco está migrando dos países desenvolvidos para em desenvolvimento

PROPOSTA 2- Lançamento do Programa de Apoio à Diversificação em áreas com lavouras de fumo “Os ministros consideram que a Convenção poderá afetar a estabilidade econômica dos agricultores no médio e longo prazo ” Ratificação da Convenção

MDA cria Ação no PPA: “Fomento ao Desenvolvimento Rural Sustentável em Áreas de Produção de Tabaco ” Descrição: Estabelecimento e fortalecimento de parcerias com órgãos do Governo, empresas e entidades públicas e da sociedade civil para a implementação de ações de desenvolvimento rural sustentável em áreas de agricultores familiares fumicultores.

60 projetos apoiados no RS, SC, PR, BA, SE, AL. 20 mil famílias beneficiadas pelos projetos Produção de materiais informativos sobre o tema, pesquisas Contribuição em debates internacionais sobre os artigos 17 & 18 Convergência de políticas públicas Resultados

Apresentação de proposta de matriz para estudos sobre a diversificação no grupo de estudo internacional, México 2008.

Rede Temática da Diversificação na AF Fumicultora (gestão do projeto)‏ AFF.

Criação de Ação no PPA “ Fomento ao Desenvolvimento Rural Sustentável em Áreas de Produção de Tabaco” – Nacional.

Seminários com instituições parceiras no Programa, 2007.

Projeto com Ação Diocesana de Sta Cruz do Sul/RS

Projeto AFUBRA e MPA (Produção de Biodiesel)‏

Projeto Arcafar Rio do Sul/SC – jovens rurais e Projeto em Leoberto Leal/SC produção de leite à pasto.

PROJETO CEPAGRO/SC (cebola agroecológica)‏

São Lourenço do Sul/RS (visita a propriedade com comitiva Argentina - presença da Emater/Capa/Cresol/Coopar/Coop. Sul Ecológica)‏

Projeto IAPAR – Redes de Referência para a Diversificação.

Projeto em Sergipe (ICODERUS/EMDAGRO)

Desafios e Metas Implementar Ater com Agentes Diversificadores Ampliar as pesquisas Trabalhar as questões de saúde das famílias fumicultoras Ampliar as alternativas geradoras de renda Manter a agenda governamental

Desafios e Metas Fortalecer as ações nacionais: projetos, pesquisas, Conicq, rede temática, ações intersetoriais, ampliação dos recursos financeiros Cenário Internacional – participação no GT alternativas à cultura do fumo da OMS, pesquisas comparativas.

Obrigada!