LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
A Educação Mediada pela Tecnologia
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Psicologia Histórico-Cultural
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Planejamento PNAIC 2014.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Profa. Reane Franco Goulart
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Ponto de partida Capítulo 3
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Educação e clientela escolar
Cristiane Jonas Francisconi
Construindo a cultura educacional inclusiva
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Por que alfabetização tecnológica do professor?
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE NA SOCIEDADE LETRADA E ELA ENVOLVE O DOMÍNIO DE UM CONJUNTO DE PRÁTICAS CULTURAIS, DESSA FORMA CRIANDO IDENTIDADES, NOVAS FORMAS DE INSERÇÃO SOCIAL, NOVAS MANEIRAS DE PENSAR E AGIR.” “O AMBIENTE SÓCIOCULTURAL FORNECE AO INDIVÍDUO SÍMBOLOS, INTERPRETAÇÕES, MODOS DE AGIR, DE PENSAR E SENTIR.”

“PARA APRENDER A LER, “OS ALUNOS DEVEM ELABORAR UM CONJUNTO DE RECURSOS BASTANTE SOFISTICADOS, QUE LHES PERMITAM DESTRINCHAR OS TEXTOS (# GÊNEROS...) E REPARAR EM SUA LÍNGUA SUBJACENTE, CONECTAR SEUS CONTEÚDOS COM AQUILO QUE JÁ SABEM, GRAÇAS A UM SOFISTICADO E ÀS VEZES, EXIGENTE PROCESSO DE INTELIGÊNCIA, REVISAR METALINGUISTICAMENTE O PRÓPRIO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO”.

“A LEITURA TEM QUE SER ATRAENTE, BEM PLANEJADA PARA SER BEM –SUCEDIDA. ELA TEM QUE SER PRAZEROSA, DEVE CONTER BELEZA E SOFISTICAÇÃO DE OUTROS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, COMBINANDO LINGUAGEM PLÁSTICA, MUSICAL, VERBAL, LÚDICA...” “ASSIM COMO CONVERSAR É UMA NECESSIDADE SOCIAL, TAMBÉM O É A LEITURA EM VOZ ALTA.” “A LEITURA É INTRUMENTO PARA RESGATAR A HISTÓRIA DA CIDADE, COM ISSO DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL, A COMPREENSÃO DE MUNDO, O ESPAÇO FÍSICO E CULTURAL EM QUE VIVEM.” “A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TEM SEMPRE UM CARÁTER POLÍTICO QUE FAVORECE OU DIFICULTA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.”

“EM NOSSO COTIDIANO, EXPERIMENTAMOS UMA SÉRIE DE DESAFIOS.” “AS CRIANÇAS UTILIZAM PALAVRAS QUE JÁ CONHECEM PARA ROTULAR NOVOS OBJETOS, DANDO INÍCIO A UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E DA COMPREENSÃO DO MUNDO.” “AS CRIANÇAS SE APROXIMAM, APRENDEM E VIVEM RELAÇÕES MUITO DIVERSAS COM A LEITURA E ESCRITA. ISSO INDICA QUE NÃO EXISTE APENAS UMA POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DESSE CONHECIMENTO.” (ABRA MOWICZ – WAJSKOP) “O CONTATO CONSTANTE E DIÁRIO COM MÚLTIPLOS E VARIADOS MATERIAIS E SUPORTES QUE CONTENHAM ESCRITA POSSIBILITA ÀS CRIANÇAS REFLETIREM SOBRE LINGUAGEM NAS SUAS DIVERSAS FUNÇÕES SOCIAIS.” (ABRAMOVICZ E WAJSKOP)

VISÃO HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO (...) “ A EDUCAÇÃO NÃO SE ESGOTA SÓ NA APRENDIZAGEM COGNITIVA E INSTRUMENTAL, MAS ENVOLVE AS APRENDIZAGENS SOCIAIS, TÃO NECESSÁRIAS QUANTO AS PRIMEIRAS.” ISTO NOS REMETE... # AOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO # AO OTIMISMO E CONFIANÇA NAS POSSIBILIDADES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. COMO? # DESAFIOS TRAZIDOS PELA MÍDIA, TECNOLOGIA; # PAPEL DA ESCOLA E DIVERSIDADE; # LAÇOS DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE; # PESQUISA; PREPARAR PARA A REALIDADE EMERGENTE TRANSFORMAR ( DELORS)

O SISTEMA MEDIADOR “ NA AUSÊNCIA DE UM SISTEMA DE SIGNOS, LINGÜÍSTICOS OU NÃO, SOMENTE O TIPO DE COMUNICAÇÃO MAIS PRIMITIVO E LIMITADO TORNA-SE POSSÍVEL”. A COMUNICAÇÃO POR MEIO DE MOVIMENTOS EXPRESSIVOS, OBSERVADA PRINCIPALMENTE ENTRE ANIMAIS, É MAIS UMA EFUSÃO AFETIVA DE QUE COMUNICAÇÃO. UM GANSO AMEDRONTADO, PRESSENTINDO SUBITAMANTE ALGUM PERIGO, AO ALERTAR O BANDO INTEIRO COM SEUS GRITOS, NÃO ESTÁ INFORMANDO NADA AOS OUTROS AQUILO QUE VIU, MAS CONTAGIANDO - OS COM SEU MEDO. A TRANSMISSÃO RACIONAL E INTENCIONAL DE EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO A OUTROS REQUER UM SISTEMA MEDIADOR, CUJO PROTÓTIPO É A FALA HUMANA, ORIUNDA DA NECESSIDADE DE INTERCÂMBIO DURANTE O TRABALHO. (VYGOTSKY)

A CRIANÇA NUM MUNDO DE COISAS “ A PARTIR DO NASCIMENTO AS CRIANÇAS VIVEM NUM MUNDO DE COISAS, PRODUTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO SOCIAL. ELAS APRENDEM A COMUNICAR-SE COM OS OUTROS À SUA VOLTA E DESEMVOLVEM RELAÇÕES COM OBJETOS ATRAVÉS DA AJUDA DE ADULTOS. AS CRIANÇAS ASSIMILAM A LINGUAGEM – UM PRODUTO DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-HISTÓRICO – E USAM-NA PARA ANALISAR, GENERALIZAR E CODIFICAR SUA EXPERIÊNCIA.” (LURIA) Síntese e pesquisa: Eloí Batista Formação Continuada-