PROPRIEDADE INDUSTRIAL Dá-se este nome aos produtos de pensamento e engenho humano, que abrange as invenções, os modelos de utilidade, os desenhos industriais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Advertisements

ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA Seminário Nacional de Inovação 2011.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Propriedade Intelectual
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.
Propriedade Intelectual
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
Propriedade Industrial
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
APOSTILA 3 – INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
SEMANA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA De 19 a 26 de Setembro de 2011 PROPRIEDADE INTELECTUAL PATENTES, MARCA E PROGRAMA DE COMPUTADOR ©Maria Brasil de Lourdes.
PROPRIEDADE INTELECTUAL MODELO DE UTILIDADE COPYRIGHT PATENTE DE DESENHOINDUSTRIAL INVENÇÃO SEGREDOINDUSTRIAL MARCA.
DIREITO DE EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS
Registro da marca Pela internet, através do sistema e-Marcas;
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Legislação comercial e societária #3 Prof.: Marcelo de Araújo Freire.
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Graduação FGV DIREITO RIO 6º período / Marcas Pedro Paranaguá FGV DIREITO RIO Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2007.
Júlio Cezar Caponi A001-E Propriedade Intelectual.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 10 – MARCAS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de cinto de segurança e montadoras Inventores: Luiz Sérgio da Silva Couto & Paulo Leandro de Oliveira.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Abril de 2010 Serviço Celular - Visão Crítica 1 Serviço Celular Visão Crítica Clube de Engenharia Divisão Técnica de Eletrônica.
Funções da linguagem Professora: Jaqueline Resende.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
IT-16 Plano de Emergência
Somadores e Multiplicadores
TRIPS AGREEMENT ON TRADE-RELATED ASPECTS OF INTELLECTUAL PROPERTY RIGHTS.
Apresenta Novidade destinada à Empresas no ramo de brindes Inventor: Jorge Luiz Aguiar de Mendonça.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Dr. Jean Pierre Marras.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de interruptores e sensores de toques. Inventor: Luciano Schabatura.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
A Proteção Jurídica do Software no Brasil. Felipe Octaviano Delgado Busnello Advogado; Moderador do grupo de estudos em Propriedade Intelectual da Comissão.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de carros fast food Inventor: Irio Morales.
Apresenta Novidade destinada à Óticas Inventor: Leandro Schmitz.
Elementos da Marca Segundo Maria Luisa Peón, os elementos de uma identidade visual podem ser divididos em: Elementos Primários Elementos Secundários Elementos.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Conceito e representação gráfica
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Desde 2007 ARARAQUARA. O CONCEITO Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso da área de atuação.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de portas, esquadrias e carpintaria.
Apresenta: Novidade destinado à Automóveis Inventor: Tarlhio Pereira dos Santos.
© 2007 Instituto Dannemann Siemsen de Estudos de Propriedade Intelectual. Todos os direitos reservados. Patentes de revalidação ou “pipeline” Gustavo.
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de móveis Inventor: Ciro José.
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
Registro de Marcas e Patentes Grupo: Ana Luiza Guedes Mello Débora Ferreira Maciel Kemilly Silva Costa Lisandra Pires Neto Torres.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADE INDUSTRIAL Dá-se este nome aos produtos de pensamento e engenho humano, que abrange as invenções, os modelos de utilidade, os desenhos industriais, as marcas, as indicações de procedência e as expressões ou sinais de propaganda, Dá-se este nome aos produtos de pensamento e engenho humano, que abrange as invenções, os modelos de utilidade, os desenhos industriais, as marcas, as indicações de procedência e as expressões ou sinais de propaganda,

INPI É o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É incumbido de executar as normas de propriedade intelectual, processando os pedidos de patentes ou de registro. É incumbido de executar as normas de propriedade intelectual, processando os pedidos de patentes ou de registro.

Direitos sobre a propriedade Referem-se as invenções e aos modelos de utilidade. Referem-se as invenções e aos modelos de utilidade. Garante-se, o direito de patente por 20 anos. Os modelos de utilidade por 15 anos. As marcas e desenhos industrias por 10 anos. Garante-se, o direito de patente por 20 anos. Os modelos de utilidade por 15 anos. As marcas e desenhos industrias por 10 anos.

PATENTES

INVENÇÃO É uma criação de coisa nova, suscetível de aplicação industrial. Seus requisitos são novidade, industriabilidade e atividade inventiva. É uma criação de coisa nova, suscetível de aplicação industrial. Seus requisitos são novidade, industriabilidade e atividade inventiva. Considera-se novo tudo aquilo que não esteja compreendido no estado da técnica. Considera-se novo tudo aquilo que não esteja compreendido no estado da técnica. São patenteáveis processos e produtos novos. São patenteáveis processos e produtos novos.

MODELO DE UTILIDADE Consiste-se numa modificação de forma ou disposição do objeto de uso prático já existente, ou parte deste, de que resulte uma melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação. Consiste-se numa modificação de forma ou disposição do objeto de uso prático já existente, ou parte deste, de que resulte uma melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

DESENHO INDUSTRIAL: Refere-se a combinação de traços, cores ou figuras, a ser aplicados a um objeto de consumo, com resultado ornamentalmente característico. Refere-se a combinação de traços, cores ou figuras, a ser aplicados a um objeto de consumo, com resultado ornamentalmente característico.

MARCAS É um sinal distintivo capaz de diferenciar um produto ou um serviço de outro. É um sinal distintivo capaz de diferenciar um produto ou um serviço de outro. Pode ser nominativa, se composta por palavras, ou figurativa, se composta por símbolos, emblemas e figura. Será mista se mesclar os 2 tipos. Pode ser nominativa, se composta por palavras, ou figurativa, se composta por símbolos, emblemas e figura. Será mista se mesclar os 2 tipos.