ENTREVISTA COMO FAZER UMA BOA ENTREVISTA Professora Nayara de Oliveira Gularte Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E HABILIDADES NAS NEGOCIAÇÕES Embaixador Melvyn Levitsky (Ret.)
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
 .
Sérgio Elias Vieira Cury
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Dizer “NÃO” também é um ato de AMOR !.
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
experiências INESQUECÍVEIS!
Apresentações Eletrônicas
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
filho, segundo Dom Bosco.
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Tudo porque eu te amo pai
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
Métodos Quantitativos
Atualidades Entrevista de emprego.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Professora: Rosana Santos
Dissertação Profa. Rose Fortunato
PONTO DE ENCONTRO DE PALESTRANTES ESPÍRITAS - COMO SE COMUNICAR BEM COM A MÍDIA - Ana Morelli – jornalista 20/11/2011, das 9 às 11h, Federação Espírita.
Principais conceitos de Jim Cunningham O Noticenter preparou uma apresentação com os principais conceitos apresentados por Jim Cunningham nas palestras.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Amigos, superando desentendimentos
Alimente Seus Pensamentos
A notícia.
Uma língua que encoraja
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
HUMILDADE X ORGULHO.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
HUMILDADE X ORGULHO.
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
RESPONDENDO A PERGUNTAS
À respeito de DEUS….
A Marca de Amor.
Solidificando seus relacionamentos
Aprendi Clique.
COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
A ÚLTIMA MENSAGEM DO DR. BOB.
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
Professora: Janine Fernandes
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
ALUNA: LUCIANE CAMPOLIN CAÇADOR 28 DE JUNHO DE 2008.
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Temperamentos.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
APRENDIZ DA VIDA!.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. Dê mais às pessoas, mais do que elas esperam, e faça com alegria. Decore seu poema favorito. Não acredite em tudo que você ouve.
Tecnicas de comunicação -para teres uma ideia em que consiste.
Transcrição da apresentação:

ENTREVISTA COMO FAZER UMA BOA ENTREVISTA Professora Nayara de Oliveira Gularte Língua Portuguesa

Use a entreviste como uma ferramenta de averiguação Entrevistar é uma das principais habilidades de um jornalista. É por meio de entrevistas que você encontra fatos, ouve diversas perspectivas e aprende mais sobre as questões que está cobrindo. Trata-se mais do que um processo de sim ou não. É sobre a descoberta e extração de informações de notícias relevantes que não foram reportadas por outros.

Seja sempre educado Quando você solicita uma entrevista, está pedindo a alguém para dar o seu tempo para que você possa reunir informações para uma reportagem. Você deve manter-se educado e agradecer ao entrevistado no final. Os membros do público não são obrigados a dar uma entrevista, e você não tem o direito de se intrometer na sua privacidade. No entanto, as figuras públicas devem prestar contas; a entrevista é uma forma de ter suas ações examinadas, mas mesmo eles não têm que concordar em serem entrevistados se não quiserem. Então, você precisa entender que conseguir uma entrevista nunca é garantido e, quando alguém concorda em ser entrevistado, você precisa ser gentil e tratá-lo com respeito.

Não demonstre suas emoções Em relação a tudo o que você sente sobre o que o entrevistado diz, tente evitar concordar ou discordar ou mostrar sinais de aprovação ou desaprovação. Se você é um repórter de TV, evite balançar a cabeça, sorrir ou franzir a testa quando uma resposta é dada. Você pode ter sido treinado a fazer tomadas balançado a cabeça para que possam ser usadas ao editar a matéria mais tarde, mas isso deve ser evitado. Se o público vê-lo acenando com a cabeça para uma resposta dada pelo entrevistado, pode achar que você concorda com o ponto que está sendo feito, o que poderia prejudicar a sua imparcialidade.

Faça sua pesquisa Certifique-se de que você sabe os fatos e a história da matéria antes de realizar a entrevista. Você deve isso à pessoa com quem combinou de conversar e ao seu público: ser tão informado quanto puder. Você não deve desperdiçar o tempo do entrevistado ou do seu público. Não há nada mais constrangedor do que cometer um erro bobo ou ser corrigido pelo entrevistado. Você também deve passar bastante tempo pesquisando a fundo o entrevistado, bem como o tema a ser coberto. Pode ajudá-lo a entender a razão por trás do que estão dizendo.

Faça um resumo Tente resumir os principais pontos da entrevista no final. É uma maneira de confirmar qualquer ângulo da notícia que foi levantado durante a entrevista. A palavra final sempre deve ser "obrigado". Este artigo foi escrito originalmente para o Media Helping Media e publicado com permissão na IJNet. Este artigoMedia Helping Media O Media Helping Media é um site de informação de treinamento que dispōe de recursos gratuitos para jornalistas que trabalham em países em transição, pós- conflito e regiões onde a liberdade de expressāo e a liberdade de imprensa é ameaçada.Media Helping Media