II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção e Analise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso Trabalho de Iniciação Cientifica da acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Aluna de.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Profa. Dra. Carolina Mandaji
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
O Projeto Político Pedagógico é...
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
Trabalhando com produção textual
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Fundamentos da Administração
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA Análise de audiovisuais de divulgação de ciência na internet a partir da proposta da Revista Laboratório Ciência em Curso CONCLUSÃO A pesquisa feita com os materiais audiovisuais disponíveis na rede mostrou que os vídeos podem, preliminarmente, ser subdivididos em duas categorias, quais sejam: 1) vídeos que foram feitos para a TV e que posteriormente foram disponibilizados na rede, 2) vídeos disponibilizados somente na rede (Internet). Esse último pode ser subdividido em outras duas categorias: i) materiais disponibilizados somente na rede mas com o mesmo padrão estético dos materiais exibidos na TV, ii) materiais disponibilizados somente na rede produzidos de forma mais amadoristica, ou seja, sem o tratamento de produção e edição de um vídeo feito para TV. Um exemplo de audiovisual produzido somente para a rede é Making Off Semana da computação: (http://www.youtube.com/watch?v=oHyH8T3gCMY&feature=related) Esse vídeo apareceu como um dos resultados de uma busca, no site youtube, que teve como palavra chave divulgação de ciência. O material foi escolhido como um caso típico de audiovisual que a priori só tem espaço na rede. A captação do material foi feita através de equipamentos não profissionais. O resultado desse tipo de captação é um material com imagens de baixa definição e áudio sujo; o enquadramento foge do padrão técnico dos materiais produzidos para a TV. A informalidade no tratamento do tema também reflete a possibilidade de se produzir sentidos, no vídeo, que fogem aqueles sentidos já institucionalizados. Nesse caso especifico, os sentidos de ciência são contraditórios com o sentido formulado pelo discurso acadêmico, por exemplo. Relacionando o vídeo Making Off Sem::Comp 2007 com o vídeo “Vestígios Cerâmicos”,(www.cienciaemcurso.unisul.br/interna_capitulo.php?id_capitulo=20) da Ciência em Curso, por exemplo, podemos dizer que esse ultimo tem características de um material audiovisual da internet em que não se exige o mesmo rigor técnico de um material de TV. Isso reflete uma característica da linguagem documentaresca contemporânea, em que no tratamento da imagem a câmera se apresenta com mais dinamicidade, ou seja, não esta estática estabilizada. O áudio não é limpo, já que capta o ruído do ambiente e os planos, enquadramentos, closes, também fogem um pouco ao padrões clássicos. Outros materiais da revista Ciência em Curso, como o vídeo “Galinha degolada (www.cienciaemcurso.unisul.br/interna_capitulo.php?id_capitulo=92) se caracteriza como um vídeo da internet que tem o mesmo padrões estéticos dos materiais apresentados na TV. Nesse material vemos como o trabalho de montagem produz o sentido do vídeo, já que diferente do vídeo anterior, a edição é decisiva para potencializar o discurso a ser transmitido. Conclusivamente, a internet, resultado do desenvolvimento das tecnologias digitais apresenta-se como potencializadora das práticas discursivas da atualidade. Com seu ambiente diferenciado a internet se constitui por uma heterogeneidade de vozes, podendo resultar na construção de um espaço mais aberto a polêmica. Os materiais audiovisuais ai produzidos materializam essa heterogeneidade e um não fechamento dos sentidos, pois nesse espaço os materiais formam uma rede de relações, em que podem ser considerados como coleções de fragmentos quase desconexos. Podemos observar isso na Revista Ciência em Curso que se apresenta como um espaço heterogêneo em que podemos ver disponibilizados materiais audiovisuais tão diferenciados. Peça “Galinha Degolada”. Pesquisa do ÁQIS - Núcleo de Pesquisa Sobre Processos de Criação Artística INTRODUÇÃO Esse trabalho parte da proposta de divulgação de ciência desenvolvida na revista online Ciência em Curso (www.cienciaemcurso.unisul.br), que é uma tentativa de problematizar a forma de divulgação feita pela mídia, a qual faz prevalecer nos materiais de jornalismo científico os conhecimentos da própria mídia sobre ciência. Para isso, na Ciência em Curso, pretende-se divulgar a ciência mostrando o processo de construção de um conhecimento científico. A partir dessa proposta, buscamos desenvolver uma discussão sobre a produção de audiovisuais de divulgação de ciência na internet com o objetivo de compreender as suas condições de produção históricas e sociais. METODOLOGIA A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da teoria da Análise do Discurso (PÊCHEUX 1969, 1975 e ORLANDI 1996,1999) que entende a divulgação de ciência e os audiovisuais produzidos na internet como discursos, ou seja, como lugares simbólicos ocupados pelas pessoas na sociedade, lugares que não são físicos apenas (não envolve estar presente num tempo e num espaço específico) mas sim ocupando uma posição social, histórica e ideológica. Juntamente com a teoria da Análise do Discurso foram consideradas as teorias do audiovisual (NICHOLS, 1997 AUMONT 1995 e MARTIN 1990). Essas propostas permitem compreender, especialmente, os aspectos estruturais envolvidos na produção de um audiovisual. Prêmio Mérito Universitário - PMUC Acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Comunicação Social – Jornalismo bolsista da Revista Ciência em Curso da Unisul http://www.cienciaemcurso.unisul.br