Indicação Literária Definição

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Indicação Literária Definição
Transcrição da apresentação:

Indicação Literária Definição Indicação literária é um gênero que descreve parte da história de um livro, seja através da reescrita ou de um resumo, porém o desfecho da história jamais é revelado.

Objetivo Despertar o interesse pela leitura do livro anunciado, de forma a agradar o leitor do catálogo e possível comprador (adulto) e, indiretamente, o possível leitor do livro (criança). Embora as crianças, geralmente, não leiam este tipo de material elas são o foco de atenção de quem redige a indicação e, por isto mesmo, em alguns casos, são citadas: “Abrindo este livro, a criança com certeza vai se reconhecer em uma, duas ou mesmo em todas as páginas (catálogo Brique-Book, 2007/2008, p.24).

Público alvo Alunos do 3° ano em diante. Consideramos que estes alunos tenham vivenciado, na escola, diferentes leituras literárias, seja por que eles frequentam a biblioteca da escola, fazem empréstimos de livros do cantinho da leitura, ouvem histórias lidas ou contadas pela professora. Caso ainda não tenham um repertório de leituras esperadas, para sua idade, é este um bom momento para iniciar esta construção.

Suportes As indicações literárias circulam, sobretudo, nos catálogos de editoras, mas aparecem também em revistas relacionadas à educação, como, por exemplo, a Nova escola, na seção Estante e na web, por meio de sites de editoras e de livrarias, dentre outras lojas virtuais.

Algumas características Há autores, de indicação literária, que optam por apresentar o tema tratado, outros incluem, em suas indicações, características que possam qualificar o livro por meio das ilustrações e/ou premiações recebidas: “/.../ com divertidas ilustrações da premiada Mariana Massarini” (catálogo Brique-Book, 2007/2008, p.33).

Algumas características As indicações literárias podem ser iniciadas de diferentes maneiras, por meio: de uma indagação: “O que será que os cachorros fazem à noite?”; da narração de parte da história: “Era uma vez uma pequena ovelha, igual a todas as outras.”; da descrição do cenário da história: “Um vasto céu luminoso, o sol, as estrelas e a lua, que ao surgir, forma o pano de fundo para uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu”; da qualificação e indicação do gênero: “É uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes” ...

Algumas características As indicações literárias podem, também, ser finalizadas de diferentes formas, por meio: de uma indagação: “Será que ele entrou no mar?”; da alusão às ilustrações: “As ilustrações bizarras e criativas exageram o drama, enfatizando a aflição de Patrícia em compartilhar seus pensamentos”; da alusão ao tema tratado: “Uma história diferente e criativa, que mostra a fidelidade da amizade infantil”...

Característica fundamental: adjetivação Um recurso linguístico fundamental do gênero indicação literária é o uso de adjetivos, os quais qualificam aquilo que se descreve: seja o livro, o tema, as personagens, o cenário, o autor e/ou as ilustrações. É preciso considerar que hà muitos casos em que um substantivo com função adjetiva

Pensando a sequência didática Passos para a professora poder planejar sua sequência didática: 1° passo: conhecer a estrutura composicional do gênero a ser trabalhado, no caso, indicação literária. Ler muitos exemplares e listar as características principais.

Conhecendo o gênero ESTRUTURA COMPOSICIONAL: CONTEÚDO TEMÁTICO: texto curto predominância das modalidades: expor e narrar texto acompanhado de imagem da capa do livro CONTEÚDO TEMÁTICO: informações sobre: a história as ilustrações a temática tratada no texto o autor

Conhecendo o gênero ESTILO: varia de catálogo para catálogo. Algumas indicações são curtas e apenas descrevem a história, outras são ricamente adjetivadas, incluindo estratégias linguísticas que despertam no leitor o desejo de leitura.

Pensando a sequência didática Passos para a professora poder planejar sua sequência didática: 2° passo: comparar o gênero em estudo com outros gêneros que podem ser confundidos devido a suas semelhanças: Levantamento, com a turma, dos gêneros proximos à indicação literaria

Pensando a sequência didática RESUMO: descrição sucinta das ideias principais da história, incluindo-se orientação, desenvolvimento e resolução da narrativa; RESENHA: descrição sucinta das ideias principais da história, articulada com a apreciação (comentários) do autor da resenha;

Pensando a sequência didática SINOPSE: (de filme) “apresentação sintética, objetiva e precisa da estrutura narrativa de um filme, a partir do enredo principal, destacando-se elementos de espaço/tempo, personagens e situações-chave” (www.telacritica.org/sinopse) SÍNTESE: o mesmo que resumo

Desenvolvendo a sequência didática Apresentação da situação Conversar com as crianças sobre os livros infantis que conhecem, gostam e que indicariam aos colegas ou outras pessoas. por que você gosta deste livro? Quais as características e/ou qualidades do livro que você destacaria para seus colegas? O que você diria sobre este livro? Como fazer para indicar? E se a pessoa estiver distante? ...

Desenvolvendo a sequência didática Observação: é importante que este seja um trabalho conjunto com a bibliotecária. Produto final: catálogo de indicações de livros da turma ‘X’. Atividade de finalização do trabalho: exposição dos livros e suas indicações, entrega do catálogo à biblioteca com a participação da comunidade escolar.

Desenvolvendo a sequência didática Distribuir catálogos e livros infantis para que possam ler as indicações (catálogos) e os resumos que aparecem na quarta capa dos livros. Observação: os catálogos podem ser substituídos por cópias ou reproduções (ampliações) de uma ou outra indicação ou pode-se importar da web, caso a professora não consiga quantidade suficiente para o grupo; mas é importante ter pelo menos um para mostrar à turma.

Desenvolvendo a sequência didática Produção inicial Os alunos vão escolher um livro e redigir uma indicação literária a partir de seus conhecimentos prévios. É importante, entretanto, que se converse primeiro com os alunos sobre o que vão escrever: deve ficar claro quem é seu interlocutor (alunos da escola, prováveis leitores dos livros da biblioteca) e o objetivo da escrita (despertar o interesse de outras pessoas lerem aquele livro que alguém leu e gostou. Observe-se que o objetivo não é o mesmo que o do catálogo, que é o de vender o livro). Seria interessante ir realizando estes passos com as cursistas, mas se assim o for, o tempo sera insuficiente para todas as oficinas.

Desenvolvendo a sequência didática Esta produção inicial é muito importante, pois auxilia a professora a conhecer o que as crianças já construíram sobre o gênero e será também um referencial para a criança ao final da sequência didática, pois poderá comparar as produções e seu aprendizado.

Desenvolvendo a sequência didática Módulo 1 (ampliação do repertório) Apresentar a indicação literária do livro “SSSSS Um Barulho da Mata”, destacar ilustração, autor, ilustrador, título, texto (que é um resumo sem o desfecho da história). Leitura da indicação literária e conversa sobre as características observadas. Comparação com as produções das crianças e montagem de uma lista de constatações.

Desenvolvendo a sequência didática SSSSS Um Barulho da Mata Texto Liliana Iacocca Ilustração Michele Dois amigos se aventuram na mata e acabam descobrindo muitos sons diferentes. Para achar o caminho de volta, eles vão precisar da ajuda do barulho do rio.

Desenvolvendo a sequência didática exemplo de uma lista de constatações: Lista de Constatações imagem autor ilustrador texto afixar a lista na sala de aula para que os alunos possam consultá-la quando necessário.

Desenvolvendo a sequência didática Módulo 2 Organização e sistematização do conhecimento: Estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação.

Desenvolvendo a sequência didática Selecionar um conjunto de indicações que sejam diferentes em suas composições (Atividade – fazer com as tutoras). Ler junto com os alunos e conversar sobre a composição do texto em questão: como são iniciadas as indicações literárias? em qual momento fala da história? como são finalizadas as indicações literárias? em qual momento se refere às ilustrações?

Desenvolvendo a sequência didática Fazer um levantamento, junto com os alunos, das diferentes composições do texto de indicação (retomar levantamento já apresentado no início da apresentação – slides 7 e 8, a seguir). Elaborar dois cartazes com as informações recolhidas e seus exemplos (início e fim da indicação).

Algumas características As indicações literárias podem ser iniciadas de diferentes maneiras, por meio: de uma indagação: “O que será que os cachorros fazem à noite?”; da narração de parte da história: “Era uma vez uma pequena ovelha, igual a todas as outras.”; da descrição do cenário da história: “Um vasto céu luminoso, o sol, as estrelas e a lua, que ao surgir, forma o pano de fundo para uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu”; da qualificação e indicação do gênero: “É uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes” ...

Algumas características As indicações literárias podem, também, ser finalizadas de diferentes formas, por meio: de uma indagação: “Será que ele entrou no mar?”; da alusão às ilustrações: “As ilustrações bizarras e criativas exageram o drama, enfatizando a aflição de Patrícia em compartilhar seus pensamentos”; da alusão ao tema tratado: “Uma história diferente e criativa, que mostra a fidelidade da amizade infantil”...

Desenvolvendo a sequência didática Módulo 3 Selecionar um conjunto de indicações que sejam ricas na adjetivação. Ler as indicações junto com os alunos e destacar o uso de estratégias (adjetivação) utilizadas pelo autor na escrita de seu texto, com o objetivo de “embelezar” o seu discurso, despertar o desejo da leitura e convencer o leitor.

ATIVIDADE ler cada uma das indicações a seguir e fazer um levantamento de expressões e palavras utilizadas pelo autor para qualificar seja o texto, as ilustrações, as personagens, o cenário, o ilustrador … Fazer junto com as cursistas, uma indicação de cada vez, para que não se gaste muito tempo com a atividade

Texto e ilustrações: Marie-Louise Gay Tradução: Gilda de Aquino Estela, princesa do céu Um vasto céu luminoso, o sol, as estrelas e a lua que, ao surgir, forma o pano de fundo de uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu. Nessa história engraçada e meiga, Estela explica para seu irmão mais novo que lobos não coaxam e que guaxinins usam máscaras, mas não são ladrões, apenas estão indo a uma festa a fantasia. A criatividade de Estela alia-se perfeitamente à curiosidade de Marcos, fazendo do livro uma interessante aventura pela noite e seus encantos. Marie-Louise Gay mais uma vez encanta os leitores com esta história engraçada e meiga, que capta perfeitamente a inocência das crianças ao descobrir o mundo.

Estela, princesa do céu Um vasto céu luminoso, o sol, as estrelas e a lua que, ao surgir, forma o pano de fundo de uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu. Nessa história engraçada e meiga, Estela explica para seu irmão mais novo que lobos não coaxam e que guaxinins usam máscaras, mas não são ladrões, apenas estão indo a uma festa a fantasia. A criatividade de Estela alia-se perfeitamente à curiosidade de Marcos, fazendo do livro uma interessante aventura pela noite e seus encantos. Marie-Louise Gay mais uma vez encanta os leitores com esta história engraçada e meiga, que capta perfeitamente a inocência das crianças ao descobrir o mundo.

O Homem que Amava Caixas Texto e ilustrações: STEPHEN MICHAEL KING Tradução: GILDA DE AQUINO O Homem que Amava Caixas De maneira simples e bonita, este livro fala sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, O Homem que Amava Caixas conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.

De maneira simples e bonita, este livro fala sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, O Homem que Amava Caixas conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.

Desenvolvendo a sequência didática Elaborar, junto com os alunos, uma lista de palavras e expressões utilizadas para despertar o interesse do leitor. Deixar a lista exposta na sala de aula para consulta.

Lista de palavras e expressões História: engraçada e meiga Cenário: vasto céu luminoso Personagens: criatividade de Estela curiosidade de Marcos Livro: interessante aventura; maneira simples e bonita Autor(a): encanta os leitores Ilustrações: alegres e muita sensibilidade

Desenvolvendo a sequência didática Módulo 4 – Produção coletiva Selecionar mais um conjunto de indicações para serem lidas e apreciadas pela turma. Solicitar que destaquem os trechos que geraram curiosidade, que despertaram o desejo de ler o livro. Selecionar um livro conhecido pelo grupo e propor a escrita coletiva de uma indicação (professora atua como escriba).

Desenvolvendo a sequência didática Planejando a escrita da indicação literária: Decidir com a turma sobre o que vão escrever (escolher 2 ou 3 itens): Autor? Cenário? Personagens? Ilustrações? Enredo/história? Tema?

Desenvolvendo a sequência didática Escolhido(s) o(s) aspecto(s), elaborar uma lista, no quadro, junto com a turma, com as informações que serão utilizadas no texto. Redigir o texto no quadro, lê-lo com a turma e fazer os ajustes necessários.

Desenvolvendo a sequência didática Reproduzir a indicação em um cartaz, ilustrar com desenhos das crianças e colar na sala; Reproduzir a indicação para os alunos colarem no caderno.

Desenvolvendo a sequência didática Módulo 5 – Produção Final (individual) Combinar com a bibliotecária o empréstimo de um livro para cada criança, de preferência um livro que conheçam, já tenham lido e gostem. Cada criança escolhe o que lhe apraz. Levar os livros para a sala de aula para que as crianças possam consultar suas características principais e decidir o que vão colocar em evidência em suas indicações literárias.

Desenvolvendo a sequência didática solicitar aos alunos que planejem sua escrita (o papel da professora, neste momento, é imprescindível): como vão iniciar? qual parte da história vão recuperar? o que vão dizer das ilustrações? vão falar do autor e ilustrador? como vão finalizar? quais expressões vão utilizar para sensibilizar e/ou convencer a pessoa de ler o livro?

Desenvolvendo a sequência didática Revisão e reescrita das produções Este é um momento trabalhoso e demorado, mas muito importante na construção dos conhecimentos pela turma. Lembre-se que não basta indicar os erros ao aluno, é preciso mostrar saídas, oferecer sugestões de modificações.

Passando a limpo Depois de corrigido o texto de cada aluno, oferecer papel adequado para que passem a limpo. Incluir em cada indicação literária a imagem da capa do livro, a qual pode ser uma reprodução feita pelo próprio aluno.

Elaboração da apresentação do catálogo Levar novamente para a sala de aula alguns exemplares de catálogos que contenham ou não a apresentação. Levar também outros suportes textuais que contenham apresentação, como por exemplo, livro de receitas, livro didático, almanaque infantil; Solicitar às crianças que procurem, em grupo, onde se localiza a apresentação; Ler algumas apresentações para os alunos;

Elaboração da apresentação do catálogo Conversar com a turma sobre as características do gênero “apresentação”: destacar que vão elaborar uma apresentação que anuncie o projeto desenvolvido pela turma e o objetivo de poder compartilhar com a comunidade escolar os prazeres de suas leituras, incentivando aos colegas que leiam os livros que eles já leram e gostaram; Elaboração da apresentação do catálogo: os alunos criam o texto oralmente, a professora atua como escriba;

Elaboração da apresentação do catálogo Leitura conjunta da apresentação, modificações necessárias; Escolher um aluno para passar a limpo a apresentação.

Elaboração do índice e da capa do catálogo Em outro momento, com os mesmos materiais da aula anterior, propor aos alunos que procurem o índice e observem como ele se organiza; Dispor todas as indicações literárias em ordem pré-determinada pela turma (ordem alfabética, tamanho do texto do livro, aleatória) para que possam iniciar a confecção do índice;

Elaboração do índice e da capa do catálogo propor à turma que se divida em grupos e desenhem a capa para o catálogo; eleição da capa do catálogo da turma.

Produto Final: montagem do catálogo organizar o catálogo com a capa, apresentação, índice e indicações literárias; grampear e passar fita adesiva colorida nas bordas, pode ser encadernado ou feito no xerox como livro (depende da condição da escola).

Convite combinar com a direção da escola, bibliotecária e professores o dia do lançamento do catálogo; elaborar o convite com a turma (professora anota no quadro e alunos copiam em papéis adequados, com as informações previamente discutidas e ilustram/enfeitam seus convites). entregar os convites aos colegas.

Exposição e apresentação dos livros e indicações literárias para finalizar o projeto com os alunos, organizar uma mesa para colocarem alguns exemplares dos livros e o catálogo para que possam apresentar para os colegas (podem ser confeccionados cartazes anunciando a exposição).

Exposição e apresentação dos livros e indicações literárias preparar alguns alunos para lerem algumas indicações do catálogo, uma história, ou dramatizarem ou fazerem um jogral.

Referências Caminho para acessar indicações literárias e imagens das capas dos livros: www.educacaoecia.com.br (à esquerda, clique em: infantil por editora) www.telacritica.org/sinopse Projeto didático: Indicação literária. In: Revista Nova Escola – Edição Especial (Alfabetização), n°22, 2009.