ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enade 2011 Questões Operacionais.
Advertisements

Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
EMPRESA CNPJ SÓCIOS FINANCEIRO FUNCIONAMENTO MODALIDADE DE ENSINO OU SEGMENTOS CURSOS OFERECIDOS ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
ENADE Pró Reitoria de Administração Acadêmica Pró Reitoria de Ensino Direção de Campus Cursos Gerência de Administração Acadêmica Gerência de Ensino,
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sistema de Seleção Unificada Aberta a primeira etapa de inscrição, o candidato acessa o sistema de seleção informando seu número de inscrição no Enem e.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Rede Romano de Educação
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE SÃO GABRIEL
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
Conceito Preliminar de Curso - CPC
UM CASO DE SUCESSO COOPERAÇÃO CAPACITAÇÃO TRANSPARÊNCIA PROCESSUAL CONSTRUÇÃO COLETIVA COMPARTILHAMENTO ACOMPANHAMENTO FEEDBACK – RELATÓRIOS GERENCIAIS.
Orientações sobre o Exame
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)
Questionário do Estudante ENADE 2012
ACADÊMICO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Indicadores do Ensino Superior
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ENADE Redes e ADS.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
AVALIAÇÃO DE CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INDICADORES UTILIZADOS PELO MEC IGC = ÍNDICE GERAL DE CURSO CPC = CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO IDD = INDICADOR.
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Simulados Online PROENADE
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Sistemas de inscrição dos alunos regulares Para o Enade 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
ENADE 2015 UFAM/FES/DEA. DATAS IMPORTANTES DATAASSUNTOCOMPETÊNCI A 18/08 a 21/08 Divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES Inep 12/08.
Questionário do Estudante Enade
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
OU PASSO 01 PASSO 02 PEOCESSO SELETIVO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO CAMPO) Inscrição e acompanhamento PASSO 04 Usuário.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Assessoria de Avaliação Institucional
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Transcrição da apresentação:

ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante. ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

o O Inep tornará disponível aos Coordenadores a listagem dos alunos que terão que fazer prova a partir de 20 de setembro. Divulgar amplamente esta listagem aos alunos. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011 A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante. o O Inep tornará disponível aos Coordenadores a listagem dos alunos que terão que fazer prova a partir de 20 de setembro. Divulgar amplamente esta listagem aos alunos. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011 A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante.

ESTUDANTE

COORDENADORES Página Inicial

COORDENADOR Local de prova

COORDENADOR Estudante não consultou o local de prova

COORDENADOR Questionário do estudante

COORDENADOR

PR1 Observações: - informações das IES constituem 30% do conceito do curso - informações dos alunos constituem 70% do conceito do curso: 60% como desempenho no ENADE, e 10% de respostas a questões de questionário sócio econômico (longo, com 110 questões, utilizadas as questões 51 e 75, e consideradas apenas as positivas) - um curso é excluído do cálculo do CPC apenas se a média de todos os estudantes no ENADE é zero ou quando só tem um participante. Observações: - informações das IES constituem 30% do conceito do curso - informações dos alunos constituem 70% do conceito do curso: 60% como desempenho no ENADE, e 10% de respostas a questões de questionário sócio econômico (longo, com 110 questões, utilizadas as questões 51 e 75, e consideradas apenas as positivas) - um curso é excluído do cálculo do CPC apenas se a média de todos os estudantes no ENADE é zero ou quando só tem um participante. Cálculo do CPC do curso IMPORTÂNCIA DA NOTA DO ENADE E DO QUESTIONÁRIO DE ESTUDANTE NO CÁLCULO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)