OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Conhecer e trocar experiências com a comunidade; Favorecer vínculos positivos de parcerias entre alunos, funcionários da escola, pais de alunos e comunidade; Refletir sobre a função social da escola; Rever instrumentos de gestão que defendam o currículo escolar.
PARTICIPANTES
FÓRUM COMUNITÁRIO
ALUNOS
FUNCIONÁRIOS PAIS ALUNOS
RESULTADOS OBTIDOS
Percepção dos Alunos 1.Os problemas sociais que afetam a vida das crianças, adolescentes e jovens da comunidade.
2.Parcerias que podem ocorrer na escola, que os educandos consideram importantes para a comunidade.
3. Relação existente entre o aprendizado atual da escola e a vida social do aluno.
4. Sugestões de oficinas para o desenvolvimento no Programa Mais Educação.
PERCEPÇÂO DOS FUNCIONÁRIOS 1. Relação entre professores e o bairro em que a escola está inserida.
2. Há Associação de Pais e mestres ou Conselhos de Escola?
3.Proporção de pais que costumam aparecer nas reuniões da escola.
4. Nos últimos anos, a escola participou de eventos importantes da Comunidade?
5. Nos últimos dois anos, a escola recebeu pessoas da comunidade para:
6. Nos últimos dois anos a escola tem desenvolvido atividades em benefício da comunidade a que atende junto a:
PERCEPÇÂO DOS PAIS EM RELAÇÃO À COMUNIDADE: 1. Problemas que mais afetam a comunidade.
2. Órgãos ou associações existentes na comunidade que os pais consideram importantes para que a escola desenvolva projetos em parceria.
3. Como tem se dado a relação dos pais com a escola e vice-versa.
4. Situações em que os pais dos alunos ajudam a escola:
5. Questões que os pais consideram importantes para a escola trabalhar de forma mais intensificada em seu currículo.
6. Questões importantes para a articulação entre a escola e família:
REALIZAÇÃO Equipe Progestão da EMDOL Dilma Aires Itamara Rocha Linaia Amorim Maria das Dores Duarte Suede Fernandes