LINGUAGEM Curso de Aperfeiçoamento – Psicobiologia 2012.

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Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM Curso de Aperfeiçoamento – Psicobiologia 2012

Sistema arbitrário de sinais e símbolos Processo intermediário entre o pensamento e o mundo externo Afasias: - sintomas que refletem distúrbio de linguagem - associadas a lesões do hemisfério cerebral esquerdo Hemisfério Esquerdo: dominante no controle da fala e da escrita Hemisfério Direito: responsável por funções mnemônicas não-verbais

Associou distúrbios da linguagem à lesão do lobo frontal do hemisfério esquerdo “Nós falamos com o hemisfério esquerdo” Paul Broca (1861) Descreveu uma hipertrofia de uma parte do giro temporal superior esquerdo Carl Wernicke (1874)

Áreas Primárias da Linguagem Área de Broca área motora Área de Wernicke centro da compreensão auditiva

Áreas e Conexões Neurais Envolvidas com a Comunicação Verbal no Hemisfério Esquerdo

Aspectos Evolutivos Animais: processo de comunicação resulta de eventos cerebrais primários e sequenciais que ocorrem em tempo real Homem: mecanismos de memória simbólica (conceitos e significados) Peculiaridades do aparelho vocal Desenvolvimento de estruturas cerebrais envolvidas com a linguagem

Técnicas de Estudo (Caracterizar os Centros da Linguagem no Cérebro Humano) 1) Testes Dicóticos de Audição: - dois estímulos auditivos diferentes - apresentação de pares de números - ambos os ouvidos - dizer os números que conseguem lembrar Resultado: maior número de acertos ocorria em relação aos estímulos apresentados ao ouvido direito. Explicação: projeções neurais auditivas são predominantemente cruzadas no tronco encefálico. Conclusão: o melhor desempenho do ouvido direito deve-se ao processamento das informações enviadas ao hemisfério esquerdo (centro de linguagem).

2) Estudo do Efeitos de Injeções Intracarotídeas de Amital Sódico: - depressor do SNC - injetado na artéria carótida direita ou esquerda - determinar qual hemisfério era dominante na fala - ação da droga se localizava em um único hemisfério - cantar ou falar em voz alta Resultado: quando o hemisfério dominante para a fala é afetado, o indivíduo interrompe a fala e não responde ao pedido para continuar. Dominância da representação da fala no hemisfério esquerdo. 3) Técnicas de Imagem Cerebral: -ressonância magnética -tomografia por emissão de pósitrons -atividade cerebral de indivíduos normais no momento em que estão envolvidos em atividades de comunicação -localizar lesões cerebrais em pacientes com afasias -correlacionar déficits específicos de linguagem com danos em determinadas regiões do cérebro

Diferenças Funcionais entre os Hemisférios Direito: papel relevante na memória para reconhecimento facial Esquerdo: linguagem, análise lógica e dedução, memória para modelos temporais

Plasticidade Cerebral Modificações que ocorrem no SNC dos organismos com o fim de adequá-los às novas exigências impostas pelo meio, seja no nível funcional ou estrutural Remoção do hemisfério direito hemiplegia esquerda boa capacidade linguística Remoção do hemisfério esquerdo hemiplegia direita perde a capacidade de comunicação verbal Transferência das funções verbais para o hemisfério direito Esta recuperação é mais importante quanto mais jovem é o paciente (plasticidade)

(articulação das palavras) Traduz a informação em expressão motora (articulação das palavras) Vias Neurais Estímulo é traduzido em uma estrutura gramatical Transporta a representação do estímulo Percepção do meio externo é formada Associação de várias modalidades sensoriais

Distúrbios da Linguagem AFASIAS: distúrbios adquiridos de linguagem que resultam de danos cerebrais; 40% são consequências de distúrbios vasculares nos hemisférios cerebrais a) Afasia de Broca (afasia motora): dano na área de Broca -compreensão preservada -perturbações na linguagem expressiva -simplificação da estrutura gramatical -pacientes conscientes de seus erros e dificuldades O distúrbio localiza-se na produção da linguagem!

b) Afasia de Wernicke (afasia sensorial): dano na área de Wernicke -déficit na compreensão da linguagem -comunicação verbal é normal -uso de palavras ou combinação de palavras erradas -grande dificuldade em transmitir o conteúdo das idéias -pacientes não são conscientes deste problema Compreensão prejudicada! c) Afasia de Condução: lesões no fascículo arqueado -prejudicadas a leitura em voz alta, a escrita e a nomeação de objetos -compreensão pode estar preservada -pacientes são capazes de ler

d) Afasia Anômica: lesão do lobo temporal esquerdo -única dificuldade situa-se em encontrar palavras corretas para expressar os pensamentos -pacientes são fluentes, tem boa compreensão e são capazes de repetir e) Afasia Global: lesões nas áreas de Wernicke, Broca e fascículo arqueado -pacientes são incapazes de falar, compreender, ler, escrever ou nomear objetos -pode ocorrer hemiplegia direita, déficits sensoriais e de visão f) Afasias Transcorticais: lesões fora, mas próximas, das regiões associadas com a linguagem -motora: assemelha-se a afasia de Broca -sensorial : assemelha-se a afasia de Wernicke -capacidade em repetir palavras e frases faladas g) Aprosódias: perturbação do componente afetivo ou emocional da linguagem (musicalidade, entonação) -prejuízos funcionais do hemisfério direito

2) GAGUEZ: distúrbio da fala - repetições ou prolongamentos frequentes de sons ou sílabas 5% das crianças, principalmente do sexo masculino normalmente desaparece com a adolescência 1ª Teoria: problema de lateralização incompleta, ocorrendo conflito entre os hemisférios cerebrais pelo controle dos órgãos da fala 2ª Teoria: indivíduo desenvolve o conceito de que a fala é um processo difícil, prejudicando seu ritmo e fluência