A evolução do pensamento administrativo
Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais? USA 1881 Wharton School BRASIL 1938 FGV 1º. Curso de Administração O Futuro administrador será capaz de adaptar os conceitos desenvolvidos no campo teórico às especificidades da empresa onde trabalhará Caso da Lucent Technologies As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas As teorias servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações PLURALISMO ANTAGONISMO EVOLUÇÃO .
Escolas de administração: uma perspectiva temporal Teorias contemporâneas Enfoque contingencial Teoria dos sistemas Abordagem quantitativa Enfoque comportamental Teorias de Transição Escola clássica de administração 1900 1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000
Organizar e administrar como práticas seculares Ad = direção, tendência para Minister = subordinação ou obediência Desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo 5.000 a.C. Registros escritos de atividades comerciais e governamentais dos sumérios 4.000 a.C. Projetos como as pirâmides egípcias e grande muralha da China 3.500 a.C. Organização, disciplina, hierarquia, logística, planejamento e recursos humanos presentes nas organizações militares Sec. VII a.C e IV a.D. Organização e comunicação da governança do Império Romano Sec. XVI Renascimento – invenção da contabilidade Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo Condições geradoras do pensamento administrativo Adam Smith (1723-1790) – exemplo da fábrica de alfinetes
Como foi induzido o processo de industrialização no Brasil
Escola clássica de administração Administração científica Frederick Winslow Taylor Ênfase nas tarefas Gestão administrativa Henri Fayol Ênfase nas estruturas Teoria da burocracia Max Weber Ênfase na autoridade racional-legal (1864-1920) (1856-1915) (1841-1925)
Teorias de transição Sistemas cooperativos Resolução de conflitos Teoria da autoridade aceita Chester Barnard Resolução de conflitos Lei da situação Modelo holístico de controle Mary Parker Follet (1868-1933) (1886-1961)
Enfoque comportamental Conjunto das contribuições teóricas e empíricas que buscam analisar o comportamento humano nas organizações Experiência de Hawthorne 1924 Elton Mayo (1880-1949) Fritz Roethlisberger (1898-1974) Abraham Maslow (1908-1970)
Enfoque comportamental Homem complexo Abordagem multidisciplinar Frederick Herzberg (1923-2000) Fatores intrínsecos e higiênicos Douglas McGregor (1906-1964) Teoria X e Y Chris Argyris (1923) Aprendizagem organizacional
Abordagem quantitativa Desenvolvido resumo pelo aluno Atividade em grupo
Desenvolvido resumo pelo aluno Teoria dos sistemas Desenvolvido resumo pelo aluno Atividade em grupo
Enfoque contingencial Desenvolvido resumo pelo aluno Atividade em grupo
Teorias contemporâneas Desenvolvido resumo pelo aluno Atividade em grupo