Osteotomia com Ressecção Vertebral no Tratamento na Cifoescoliose em Neurofibromatose (NF1) RODRIGO AUGUSTO DO AMARAL 1, RUBENS JENSEN 1, LUIS MARCHI 1,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Advertisements

Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Escola de Ciências da Saúde ECS CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO: MANEJO DA DENGUE/ CHICUNGUNYA 1 Escola de Ciências da Saúde ECS 2015.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
Propriedades psicométricas da versão Portuguesa do Adolescent Pediatric Pain Tool (APPT/PT) Coimbra, Junho 2013 PTDC/CS-SOC/113519/2009 Luís Batalha, Ananda.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Curso de Especialização em Dor e DTM da ABO/SC Aluno: Alexandre T Degering.
Investigação em enfermagem de saúde Infantil e Pediátrica em Portugal Batalha LMC, PhD, RN Madrid, Maio de 2014 Investigaciones en el Marco de la Infancia.
Introdução a Pesquisa Científica
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Introdução CARRARA-ANGELIS, MOURÃO, FÚRIA, 1999 A deglutição é definida como processo que resulta no transporte do alimento da boca ao estômago. PreparatóriaOralFaríngeaEsofágica.
INSTALALJÃO DE IMPLANTE IMEDIATO COM CARGA IMEDIATA RESUMO O objetivo desse trabalho foi de realizar uma revisão de literatura e apresentar um caso clínico.
PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Marina Bastos.
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Fixação de cateteres venosos periféricos em crianças: estudo comparativo Ana Cristina Guerra, MSc, RN; Luís Batalha, PhD, RN; Luísa Costa, RN; Dulce Almeida,
Tomografia Computadorizada Cone Beam
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
MISSING DATA (Dados Omissos ou Dados Faltantes) Luciana Nunes
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
LESÕES MENISCAIS Adriana Vilela Ana Paula Albergaria Danilo Abreu
Análise de Marcha na Paralisia Cerebral
Roberto Guarniero Guilherme Bottino Martins
*Hospital Martagão Gesteira
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Seminário de Física das Radiações 2 Thiago Augusto dos Santos Nº USP
E E.C.P.P.A Ensaios Clínicos Condução e Análise Estatística Álvaro Nagib Atallah.
Título do Trabalho: PERFIL DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS REALIZADAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO – SC. Circe da Cunha.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
BR RS RODOVIA INTELIGENTE Sistema de Transportes Inteligente – ITS Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU TRECHO: CANOAS – DOIS IRMÃOS Extensão:
Relação entre a medida clínica da espasticidade pela escala de Ashworth e os achado da cinética em pacientes com paralisia cerebral GMFCS I, II e III Lauro.
NUTRIÇÃO E CIRURGIA Disciplina de Cirurgia Abdominal da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco Dr. Olival Neto.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO PÉ TORTO CONGÊNITO RESISTENTE (PTC R) NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA. Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Gustavo Silva Santos;
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
Tratamento de extenso cisto inflamatório em maxila
CURITIBA – PR Comparação da Marcha na Distrofia Muscular de Duchenne e na Distrofia Muscular Congênita utilizando índices da Análise Tridimensional.
EPIDEMIOLOGIA DAS FRATURAS TRATADAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA AUTORES: Fernando Cal Garcia Filho; Fabio Matos; Lucas Cortizo Garcia;
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Importância da endoscopia na prática ginecológica moderna - Estudo e conhecimento das funções dos orgãos escondidos - Diagnóstico objectivo - Substituição.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
Qualidade das prescrições no pós- operatório em ortopedia pediátrica Fábio Ribeiro Baião Ana Cláudia Ricarte de Castro Wallace Oséias Nascimento Marcos.
Avaliação ortopédica dos pacientes portadores de paralisia cerebral submetidos a tratamento cirúrgico ortopédico e internados para reabilitação com um.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA DE LEGG – CALVÉ – PERTHES NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores : Fernando Cal Garcia Filho; Isaura Luiza Marques de.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Enf:saray.
Bruno Z Monnerat 29/03/2012 Orientador: Prof. Dr. Américo C Sakamoto Uso do padrão ictal na epilepsia da região mesial do lobo temporal associada à esclerose.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
Criação do pneumoperitônio mediante punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo: ensaio clínico prospectivo e randomizado. Jorge Luís Wilson Jr.,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Patologias cirúrgicas do canal inguinal
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Introdução aos Problemas da Neuro-Oncologia J M Bravo Marques Serviço de Neurologia IPO Lisboa, E.P.E.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM LÍTIO NA ATIVIDADE MOTORA DE RATOS WISTAR. 1BOING, L.S., 1GRALA, C.G., 1DAL-BÓ, M.B., 1MEDEIROS, V.S., 1AGNOLETTO, G.J.,
Escoliose associada à Síndrome de Berardinelli-Seip
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
Transcrição da apresentação:

Osteotomia com Ressecção Vertebral no Tratamento na Cifoescoliose em Neurofibromatose (NF1) RODRIGO AUGUSTO DO AMARAL 1, RUBENS JENSEN 1, LUIS MARCHI 1, JOES NOGUEIRA NETO 1, LEONARDO OLIVEIRA 1, ETEVALDO COUTINHO 1, LUIZ PIMENTA 1 1 IPC - Instituto de patologia da coluna

Introdução Curvas distróficas da neurofibromatose tipo I (NF-1) podem resultar em escoliose, cifose, ou freqüentemente, cifoescoliose. Lykissas et al. SPINE Volume 38, Number 18

Introdução O tratamento cirúrgico, que classicamente é artrodese anterior e posterior, é um desafio especial nestes pacientes porque muitas vezes eles têm problemas médicos complexos.

Introdução VCR é uma osteotomia das três colunas de Dennis que cria um defeito ósseo permitindo uma instabilidade suficiente para instrumentação de correção e fixação. Wang & Lenke. Eur Spine J (2011) 20:1703–1710

Objetivo O objetivo deste trabalho é determinar e descrever, em pacientes pediátricos com NF-1 submetidos à ressecção da coluna vertebral (VCR) (1)quais casos podem ser acessados com esta abordagem (2)características da cirurgia realizada (3)quantidade da correção sagital e coronal alcançada (4)perda de sangue e complicações (5)benefícios e restrições da VCR em neurofibromatose.

Material e métodos Revisão dos dados da literatura (base de dados Pubmed/Medline) e análise retrospectiva de casos da casuística dos autores.

Resultados A complicação óssea mais comum da NF-1 é deformidade da coluna vertebral (10%-30%) A presença de 3 ou mais características distróficas é altamente preditiva da necessidade de cirurgia, com os mais significativos preditores individuais a concavidade do corpo vertebral e a ectasia dural. Cerca de 40% dos casos de deformidade vertebral na NF-1 foram considerados casos cirúrgicos. Os pacientes com NF-1 com curvas não focais, sem características distróficas, e sem tumores paravertebrais são menos propensos a progredir para a necessidade de cirurgia.

Resultado radiológico e clínico Preoperative and 4+5 years postoperative AP and lateral radiographs. Preoperative, 3-month postoperative (in halo), and 3-year postoperative clinical photographs demonstrating correction of his chin-on-chest deformity. Stoker et al. SPINE Volume 37, Number 26

A radiografia pré-operatória com tração é útil para determinar a vértebra a ser ressecada, coincidindo com o ápice da maior deformidade (em geral a vértebra com a maior e mais rígida deformidade). Resultados Wang et al. JBJS E 2014

Exemplo de Caso Masculino, 14anos, NF1

Exemplo de Caso Pré 4 anos pós-op VCR por via única (posterior)

Discussão Complicação frequente em correção de cifoescoliose por NF-1 = pseudoartrose e soltura de parafusos por falta de estabilidade do ápice da deformidade. Resolução = osteotomia de três colunas para criar leito viável para integração óssea!!! VCR alcança correção significativa mas se feita por abordagem combinada (anterior e posterior) resulta em tempos operatórios maiores e importantes perdas sanguíneas Resolução = VCR por via posterior!!!

Conclusão Apesara de ainda não ser amplamente discutida na literatura, a VCR alcança significativa restauração sagital e coronal e sagital em crianças com doenças neuromusculares e deformidade rígida da coluna. A cifoescoliose torácica é a principal deformidade da NF1 Tradicionalmente, a artrodese circunferencial com via comcombinada (anterior e posterior) é recomendada, mas é muito agressiva O procedimento de única via chamado de VCR corrige a deformidade angular e a cifoescoliose associada, e é menos mórbida que a técnica 360°. A cifoescoliose torácica é a principal deformidade da NF1 Tradicionalmente, a artrodese circunferencial com via comcombinada (anterior e posterior) é recomendada, mas é muito agressiva O procedimento de única via chamado de VCR corrige a deformidade angular e a cifoescoliose associada, e é menos mórbida que a técnica 360°.

Instituto de Patologia da Coluna (IPC) São Paulo - SP