7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.

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Transcrição da apresentação:

7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas eleições? Sim ( ), Não ( ). Quem?____________________________ 10) Se votar não fosse obrigatório, você continuaria a votar? Sim ( ), Não ( ), Por quê?_______________________________ 11) Você acha que a democracia é o melhor regime político para o Brasil? Sim ( ), Não ( ), Por quê?_________________________ 1

 Esse tipo de pesquisa exige que o pesquisador observe sistematicamente os resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas.  Exemplo na Educação:  Hipótese: Se um grupo de alunos for elogiado, terá melhor desempenho? PEDAGOGIA 2

 “Para testar essa hipótese, precisamos trabalhar com a noção de variáveis (variável controlada, variável dependente, variável independente); com a noção de grupo de controle, grupo experimental, com uma fundamentação teórica, análise estatística dos dados, possibilidade de controlar, repetir e generalizar resultados” (FRANÇA, 2007).  variável de controle (alunos da mesma idade, mesmo conteúdo, professor, prova);  Variável dependente (o desempenho);  Variável independente (o elogio) 3

 O procedimento é ter dois grupos com iguais condições, sendo que a única condição que deve variar é o fator elogio, incluído no grupo experimental como a variável independente (VI).  Escolhe-se um período em que se fará a pesquisa, aplicam-se as mesmas provas aos dois grupos, com uma única diferença: elogia-se um grupo e não o outro. Faz-se isso para testar a hipótese levantada (ou seja, o elogio faz ou não diferença no rendimento do aluno). 4

 Se o grupo experimental apresentar melhores notas, pode-se afirmar que o fator elogio melhora o desempenho dos alunos.  Os dados obtidos com esse tipo de pesquisa (notas dos alunos) podem ser trabalhados estatisticamente para que se possa analisar e comprovar com alta margem de segurança que, realmente, o elogio melhora o desempenho dos alunos, caso a hipótese se confirme no experimento (FRANÇA, 2007). PEDAGOGIA 5

 Na pesquisa experimental, a manipulação na quantidade e qualidade das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno, podendo o investigador controlar e avaliar os resultados dessas relações [...] (KÖCHE, 1997, p. 76). 6

 Neste tipo de pesquisa, propõe-se identificar os fatores que contribuem para ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno.  Buscam-se aqui as fontes, as razões das coisas do fenômeno.  Por que ele ocorre? Qual é a sua fonte? 7

 A pesquisa explicativa pode ser a continuação de uma descritiva.  Sabe por quê?  Para se identificarem os fatores que determinam um fenômeno, é preciso que este esteja suficientemente descrito e detalhado. 8

 A pesquisa explicativa é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade.  Sabe por quê? (2 minutos para vocês pensarem)  Já sabem a resposta? 9

 Porque ela explica o porquê das coisas. Daí emerge a sua complexidade, visto que o risco de cometer erros é muito grande.  Preocupa-se com a identificação dos fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. 10

 Destacaremos o estudo de caso:  Segundo Lima (2003), o estudo de caso parte do pressuposto de que se pode explicar um fenômeno. Essa explicação pode-se dar com a exploração intensiva/exaustiva de uma única unidade de estudo, por exemplo, o estudo da implantação do processo de Gestão por competências em uma determinada empresa, ou explorando várias unidades de estudo, possibilitando análise comparativa. 11 PEDAGOGIA

EXEMPLO DE UM ESTUDO DE CASO: Estudar em quatro empresas implantação do processo de Gestão por Competências. Levantar dados, nas 4 empresas, selecioná-los e compará- los. Parte do singular para, eventualmente, encontrar semelhanças com outras situações.  O estudo de caso é de natureza qualitativa e pode ser utilizado em pesquisas do tipo descritivas. 12

 Segundo Goldenberg (apud LIMA, 2003, p. 31), o pesquisador em estudo de caso precisa estar preparado para lidar com uma grande variedade de problemas teóricos e com descobertas inesperadas.  Atenção! No estudo de caso é muito frequente que surjam novos problemas que não foram previstos no início da pesquisa e que se tornaram mais relevantes do que as questões formuladas inicialmente. 13

 “O estudo de caso objetiva colaborar na tomada de decisões sobre o problema estudado, indicando as possibilidades para sua modificação”. (GONÇALVES, 2001) 14

 Pesquisa bibliográfica – utilizada por todas as vertentes teóricas.  Consiste levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o problema objeto da investigação. 15

 A Pesquisa bibliográfica é fundamental a toda investigação, independente do método que ilumina a pesquisa

 Momento de prosa. Pausa de 3 minutos Façam comentários sobre o conteúdo apresentado até agora e responda a seguinte pergunta:  Qual é a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa?  VOU AGUARDAR AS CONTRIBUIÇÕES 17 PEDAGOGIA

 As teorias desenvolvidas por Emília Ferreiro e seus colaboradores deixam de fundamentar-se em concepções mecanicistas sobre o processo de alfabetização para seguirem os pressupostos construtivistas/interacionistas de Vygotsky e Piaget (MORAIS, 2000).

 Do ato de ensinar, o processo desloca- se para o ato de aprender por meio da construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como um agente e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é “ensinado”.  Ou seja: o aluno passa a ser um pesquisador.  É isso que esperamos de vocês

BOA NOITE ! 20 PEDAGOGIA