Tópicos de História da Física Clássica 2015. Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Advertisements

FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
QUESTIONÁRIO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Gravitação - Aula II Dos Pré-Socráticos a Platão. Prof. Ivã Gurgel 24-26/09/2014.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
O discurso dissertativo de caráter científico
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aula 2.b. IED Bloco I Objetivo: apresentar idéias básicas, porém extremamente relevantes, para o estudo do Direito.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Teatro Medieval ALEX BERNARDO É ESPECIALISTA EM ARTE-EDUCAÇÃO EM TEATRO / BACHAREL EM ARTES CÊNICAS / LICENCIADO EM ARTE.
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Metodologia do Trabalho Científico Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Ensino tradicional.
Conceito e representação gráfica
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A Construção do Conhecimento Científico, a linguagem e a matemática Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Oficina Reações Químicas
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
Transcrição da apresentação:

Tópicos de História da Física Clássica 2015

Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora do relógio);  Experimentação. (atormentar a natureza!)

Aula Anterior  Um Novo Espaço para a Ciência Moderna:  Academias e Sociedades Científicas.

Aula Anterior  As práticas experimentais, “em alguma medida”, já eram realizadas no mundo árabe.

Questões de Partida  A Experimentação é o que dá validade à ciência?  Como é possível caracterizar as práticas experimentais?

Robert Boyle  Em sua época não estava estabelecido o que seria a “ciência” e o que seria a “opinião”;  Era necessário defender um modo de produção do conhecimento.

Robert Boyle  Busca estabelecer o que seriam as “matérias de fato”;  Considera que os “mecanismos [causas] são ocultos”;  Desenvolve um conjunto de “tecnologias” para o trabalho experimental.

Tecnologia Material  A Bomba de Ar era o aparato mais sofisticado da época;  Sendo o aparato “tecnicamente” sofisticado, qualquer experiência teria validade? Como distinguir os resultados corretos?

Testemunhando a Ciência  Para a validação das “matérias de fato”, seria necessário muitas “testemunhas oculares”:  “Pois, conquanto o depoimento de uma única testemunha não há de ser suficiente para comprovar que a parte acusada é culpada de assassinato”

A Ciência Pública

O Problema da Reprodução dos Experimentos  Base material de pouco acesso;  Dificuldade de execução;  Tecnologia Literária (Testemunho Virtual)

Tecnologia Literária  Descrições densas;  Iconográficas;  Pouco esquemáticas;  Aspecto literário (construção de cenas).

Tecnologia Literária  Estilo “modesto” e “sincero” (construção da moral do autor);  Para Boyle, mesmo os erros deveriam ser relatados  Em linguagem simples (para Boyle utilizar uma linguagem “floreada” seria como pintar “as lentes de um telescópio”.

Tecnologia Literária  Dois tipos de discurso:  O “objetivo”, sobre as “matérias de fato”;  O “subjetivo”, sobre a interpretação das causas.

Tecnologia Literária  “em quase todos os ensaios que se seguem eu (...) falo de maneira tão hesitante e emprego com frequência talvez, parece, não é improvável, e outras tais expressões, à medida que ofereço argumentos para a dissidência da verdade das opiniões às quais me inclino,e para que eu seja cauteloso ao registrar princípios” Boyle

Linguagem Interpretativa sobre a Natureza do Ar (Gases).  “Da estrutura das partículas elásticas do ar podemos formar-nos diversas concepções (...) alguém pode pensar que as partículas são como molas de relógios, enrolados, que tentam abrir-se (...) Outros podem imaginar uma porção de ar como se fosse um conjunto de grupos de tecido retorcido, o qual ao ser comprimido pode fazer um contínuo esforço para estirar-se, e impulsionar as partículas vizinhas (...)

 Também recordo que, entre outras comparações deste tipo, tenho imaginado as partículas do ar como cavacos muito finos de madeira que os carpinteiros e montadores costumam produzir com suas ferramentas (...) e talvez você possa preferir esta comparação porque estes cavacos são produzidos a partir de corpos, que não pareciam nem eram suspeitos de serem elásticos em todo seu volume, com as vigas ou blocos” Boyle

Experimentação  Atividade técnico-material;  Validada por uma comunidade (tem caráter público);  Deve haver condições de replicação;  Estabelece poucos “fatos” e exige interpretações;  Tem usos próprios de linguagem;  Os “Filosofia Experimentais” devem se inserir nestas normas (salvando os alquimistas!)