Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Advertisements

A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Dados qualitativos e dados quantitativos
ESTATÍSTICA BÁSICA.
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Análise Descritiva de Dados
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Aula 2 - Tabelas e Gráficos
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Distribuição de Frequências
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Introdução à Estatística
ESTASTÍSTICA APLICADA
Análise Descritiva de Dados
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Complementos sobre Testes de Hipóteses. Complementos sobre testes de hipóteses Neste capítulo olharemos para: A segurança da decisão baseada em testes.
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Estatística Básica usando o
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Prof: Wildson Cruz Blog:
Matemática Financeira
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
ESTATÍSTICA.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Distribuição de Freqüências
Distribuição. de freqüência
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Introdução à Bioestatística
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
Distribuição de freqüências
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Análise descritiva de dados (2) Apresentação de dados em gráficos.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL - Moda A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Estatística Prof. Augusto Santana. Noções Básicas de Excel Inserindo dados (idade, sexo, peso, altura, imc) Barra de menus Barra de ferramentas Nomear.
Análise de Liquidez 1.5 Índices padrão. Índices padrão Necessidade de comparar com índice padrão Problema: comparar uma empresa com 200 outras Soluções.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Transcrição da apresentação:

Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa

VARIÁVEL X DADO, QUAL A DIFERENÇA?? 1.1CONCEITOS ESTATÍSTICA é a ciência que fornece os princípios e a metodologia para coleta, organização, apresentação, resumo, análise e interpretação de dados (VIEIRA, 2012). VARIÁVEL X DADO, QUAL A DIFERENÇA?? 2

DADOS ESTATÍSTICOS são os valores coletados da variável em estudo. VARIÁVEL é um característica dos elementos de uma população; a variável pode assumir valores diferentes em diferentes elementos. DADOS ESTATÍSTICOS são os valores coletados da variável em estudo. POPULAÇÃO OU UNIVERSO é todo o conjunto de elementos que possuam ao menos uma característica comum observável. 3

VARIÁVEL: podem ser classificadas em: Variáveis qualitativas ou categorizadas – quando se distribui em categorias, ou seja, em classes diferentes. É expressa por meio de palavras. Variáveis quantitativas ou numéricas – quando se resulta de um processo de contagem ou medição. É expressa por meio de números. 4

As variáveis qualitativas ou categorizadas são classificadas em dois tipos: Nominal – quando as categorias podem ser indicadas em qualquer ordem. Ordinal – quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas que têm ordenação natural. 5

As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos: Discreta – assume valores finitos (por exemplo, apenas números inteiros) em determinado intervalo. Contínua – assume qualquer valor em determinado intervalo. 6

1.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS Podem ser: Tabelas Gráficos Quadros 7

1.2.1 TABELAS Uma tabela deve ter: Título: explica o conteúdo da tabela. Corpo: é composto pelos dados, organizados em linhas e colunas que se cruzam. Cabeçalho: especifica o conteúdo das colunas Coluna indicadora: especifica o conteúdo das linhas 8

CONSTRUÇÃO DE TABELAS Tabela 1 – Exemplo de dados EMPRESA QUANTIDADE % 22091 34,54 B 18681 29,21 C 12789 20 D 5830 9,12 E 3190 4,99 F 1370 2,14 Total 63951 100 Fonte: 9

1.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA Uma distribuição de frequência é uma tabela que reúne o conjunto de dados, conforme as frequências ou as repetições de seus valores. 10

1.3.1 ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS Rol: é uma lista, onde as observações são dispostas em uma determinada ordem, crescente ou decrescente. È uma série de dados organizados. Amplitude total (H): é a diferença entre o maior e o menor valor observado da variável em estudo. H = Xmáx - Xmín 11

Classe: é cada um dos grupos ou intervalos de valores em que se subdivide a amplitude total do conjunto de tamanho n. Regra de Sturges = k = 1 + 3,3log n Limites de classe: são dos dois valores extremos de cada classe (limite inferior - Li e limite superior- Ls). Amplitude de classe (h) ou intervalo de classe: é a diferença entre o limite superior e o limite inferior da classe. H = H/k, para determinação da amplitude das classes de uma distribuição de frequências a ser construída. 12

Ponto médio de classe (Xi): é a média aritmética dos limites da classe Ponto médio de classe (Xi): é a média aritmética dos limites da classe. Xi = (Li + Ls)/2 Tipos de frequência: Frequência absoluta (fi): é o numero de observações que aparece em uma classe ou valor individual. Frequência relativa (fr): é o quociente entre a frequência absoluta e o numero de observações. Frequência acumulada crescente (faci): é a soma de todas as frequências anteriores com a frequência do intervalo considerado. 13

Exemplos de Distribuições de Frequência Por Ponto Por Intervalo Classes Valores Frequências (fi) 10 7 15 12 20 14 25 8 30 Total 51 Preços ($) Frequências (fi) 6 - 8 2 8 - 10 5 10 - 12 10 12 - 14 6 14 – 16 3 16 - 18 Total 28 14

1.4 GRÁFICOS Todo gráfico deve apresentar título e escala. O título deve ser colocado abaixo da ilustração. As escala devem crescer da esquerda para a direita e de baixo para cima. As legendas explicativas devem ser colocadas, de preferência, a direita da figura. Os gráficos devem ser numerados, na ordem em que são citados. 15

1.4.1 Apresentação de dados qualitativos Gráfico de colunas Gráfico de colunas com 3D Gráfico de barras na posição horizontal Gráfico de setores ou gráfico de pizza Gráfico de setores em 3D Diagrama de Pareto 16

1.4.2 Apresentação de dados numéricos Gráfico de linhas Gráfico de pontos Histograma 17